Flat Preloader Icon

Volks investe R$ 1 bi em fábrica de Resende de olho na expansão do agronegócio

por | set 9, 2020 | Notícias

Fonte: O Globo
Chapéu: Montadoras

Montadora vai produzir veículos para o transporte de carga

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou ontem o investimento de R$ 1 bilhão no desenvolvimento e na construção de uma linha de montagem em sua fábrica em Resende, no Rio de Janeiro, que vai produzir novos modelos para o transporte de cargas. Os veículos, classificados como extrapesados, são voltados para o agronegócio, um dos únicos setores da economia que vem apresentando bom desempenho. No segundo trimestre deste ano, a exportação de bens de capital cresceu 1,8%, favorecida pela agropecuária, cujo crescimento foi de 0,4%.

De acordo com Roberto Cortes, presidente da empresa, o bom momento do agronegócio é uma das razões para que os investimentos da companhia tenham sido mantidos:

— Mesmo com a pandemia, optamos por não atrasar ou postergar nossos projetos. O bom momento do agronegócio é uma das razões para continuarmos investindo. Estamos lançando produtos para o atual momento. Os novos caminhões têm motores mais potentes e voltados para o transporte de grãos.

Pior já passou

Para ele, a queda no PIB no segundo trimestre não surpreendeu. Cortes comenta que, desde março, a companhia vem registrando recuo nas vendas. Após queda de 85% em março, houve retração de 60% em abril e de 50% em maio. Somente em junho, destaca, começou um processo de recuperação.

Por isso, ele acredita que o pior da crise já passou e que o terceiro trimestre terá um resultado melhor que a retração de 9,7% registrada entre abril e junho. A expectativa do executivo é que o PIB feche o ano com recuo entre 5% e 5,5%. Já para 2021, Cortes prevê avanço entre 3% e 3,5%:

— A queda no PIB do segundo trimestre não assustou. Esperava queda de dois dígitos. Mas começamos a sentir uma recuperação. O pior passou. Já vemos uma retomada na construção civil, por exemplo. E temos registrado alta nas vendas de caminhões-betoneira. Os juros mais baixos e o auxílio dado pelo governo estão ajudando a girar a roda.

De olho na recuperação, o setor automotivo, por meio da Anfavea, a associação do segmento, está em conversas com o BNDES para obter financiamentos emergenciais, comenta Cortes:

— Estamos em conversa. Essa demora é ruim, mas estamos confiantes. Eles pediram garantias da matriz.

O executivo acredita que a retomada econômica terá o formato do logotipo da Nike — com a recuperação acelerando mais lentamente, mas de forma consistente:

— Um desempenho em formato de L (sem crescimento) está descartado. Hoje, vejo uma recuperação no formato do símbolo da Nike.

Para isso, no entanto, é fundamental, na opinião do executivo, o governo avançar nas reformas tributária e administrativa:

— Elas são de extrema importância para melhorar o ambiente da economia. O Brasil também precisa ampliar a sua abertura comercial.