Flat Preloader Icon

Webinar do ITL mostra o caminho para empreender e inovar e inicia o Connect Now 2021

por | jul 12, 2021 | Eventos, Notícias, Outros, Serviços, Urbano

Fonte: CNT
Chapéu: Connect Now

Projeto conectará startups com soluções inovadoras a empresas do transporte de passageiros

Vivemos a era das transformações. A tecnologia mudou a forma como as coisas acontecem. Empreender e inovar estão cada vez mais relacionados à construção de negócios sustentáveis. Por isso, as empresas precisam entender a importância de investir em soluções inovadoras. Projetos de sucesso e que façam a diferença devem ser o objetivo de quem deseja empreender.

Por esse fio condutor foi conduzido o webinar “Como a inovação aberta pode contribuir com as empresas do setor de transporte de passageiros?”, realizado nesta quarta-feira (7), pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e pela AGS (Associação Gaúcha de Startups).

“Inovação aberta é abrir as portas da empresa para o mercado”, fala o presidente da AGS, Wagner Bergozza. “Hoje temos mudanças no comportamento do usuário. A tecnologia vem muito forte. A pandemia nos forçou a inovar. O que antes havia resistência, hoje não tem como fugir. É preciso saber o que o usuário está buscando. Para o setor de transporte é preciso aproveitar os ativos físicos e as bases de clientes para levar tecnologia”, complementa.

Na Viação Águia Branca, o tema está presente, diz a CEO da empresa, Paula Barcellos. “Para o grupo foi importante investir em laboratórios de inovação. O transporte coletivo foi muito impactado pela pandemia. Primeiro tivemos que sobreviver diante da baixa demanda e nos readequarmos. Depois, tivemos que investir na biossegurança, com cuidado nas operações. E houve impacto positivo de as empresas acelerarem suas inovações, acompanhando o novo comportamento do cliente, tanto em tecnologia, quanto na cultura. Nesse processo, a inovação teve o seu maior valor ao impactar a experiência do cliente. A pandemia vai passar e as empresas estarão mais bem estabelecidas.”

Para o sócio-fundador da Innoscience Consultoria, Felipe Scherer, é preciso levantar a bandeira da inovação com processo, metodologia e abordagens estruturadas. “Empreendedores que trabalham de forma organizada. Acreditamos no poder de trazer prosperidade e crescimento no setor de transporte de passageiros. Sempre que levamos o tema às organizações, temos o entendimento de que ele deve ser levado da estratégia à prática, com esforços e recursos para alavancar o tema. Trata-se de sobrevivência e de uma oportunidade de crescimento. Temos visto um crescimento exponencial na geração de dados, com um ambiente em transformação que traz desafios para os negócios, seja no ponto de vista do custo, produtividade ou entrega. Ma, é um universo de oportunidades quando pensamos em novos modelos de atuação. É preciso enxergar isso como um desafio.”  

Connect Now 2021

Ser um espaço de conexões com as empresas e as startups e compartilhar experiência para trazer crescimento para o setor de transporte. Esse é o objetivo do Connect Now 2021, que foi lançado durante o webinar.  Voltado para o modal de passageiros, a iniciativa conta com a promoção do ITL, em parceria com a AGS, o Setcergs (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul) e a COMJOVEM Porto Alegre (Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas). Neste ano, todas as etapas da programação ocorrerão online.

“A pandemia acabou abrindo as nossas fronteiras”, fala Wagner Bergozza. “Conseguimos conectar startups com os mais diversos setores. Para fazer com que os modelos de negócio possam crescer de forma exponencial. Vamos trazê-las para perto do setor de transporte e logística.”

Paula Barcellos Tommasi Corrêa, fala que “será uma honra promover o encontro das startups com as grandes empresas, pois isso gera um aprendizado muito positivo”. Já Felipe Scherer afirma que as startups podem trazer uma relação em que todos ganham. “É preciso ter temas definidos e relevantes e que queiram ser executados. É preciso gerar algo que possa ser feito.”

Calendário

03/08, das 17h às 19h: Pitch Day

As startups selecionadas serão direcionadas para salas de apresentações nominais. Após o pitch, as empresas-âncora e as demais empresas participantes poderão escolher as startups que gostariam de convidar para a Etapa de Conexão.

06/08, das 8h30 às 12h30: Etapa de Conexão

Empresas e startups conectadas no Pitch Day terão a oportunidade de estabelecer uma conversação direta. A etapa acontecerá de forma online, em ambiente criado pelo Connect Now.

Setembro de 2021 (data a definir): Show Case

No Show Case, serão selecionadas as principais conexões para que empresas e startups apresentem os resultados das negociações. Ele será realizado, aproximadamente, 30 dias após a Etapa de Conexão.