A Volkswagen e Ford anunciaram nesta terça-feira (15), em Detroit, as bases da aliança global entre as montadoras. Nos próximos anos, as empresas vão compartilhar projetos de veículos, como uma futura linha de picapes.
No ano passado, as fabricantes haviam divulgado o plano para uma parceria com o objetivo de ganhar competitividade.
Veja alguns pontos da aliança:
VW e Ford desenvolverão picapes em conjunto
Venda dos produtos deve começar em 2022
Depois das picapes, o plano é criar vans
Cooperação em carros elétricos e autônomos
Aliança não prevê fusões ou participações acionárias entre as empresas
A expectativa das montadoras é que a colaboração na produção de picapes melhore os resultados operacionais de ambas a partir de 2023.
“A Volkswagen e a Ford aproveitarão nossos recursos coletivos, capacidades de inovação e posições de mercado complementares para atender ainda melhor a milhões de clientes em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a aliança será o pilar para o nosso esforço para melhorar a competitividade”, disse Herbert Diess, CEO da Volkswagen.
Em 2018, Volkswagen e Ford venderam juntas total de 1,2 milhão de automóveis pelo mundo.
Volkswagen e Ford já foram parceiras entre nas décadas de 1980 e 1990, com a formação da Autolatina, atuando no Brasil e na Argentina. Naquela época, surgiram modelo emblemáticos como Apollo, Verona, Santana, Escort, Logus, Royale, Versailles e Quantum.
Ranger na VolkswagenAinda existem poucos detalhes de como serão as plataformas compartilhadas entre as montadoras.
A primeira confirmação veio do CEO da Volkswagen. De acordo com a agência Reuters, Herbert Diess afirmou que a montadora alemã vai ter acesso à base da Ford Ranger.
O plano é que a Ford desenvolva essa futura picape para as duas marcas, e suas vendas devem começar em 2022. O mesmo deve acontecer para vans no mercado europeu, onde estes produtos ficarão a cargo da montadora americana.
Para a Volkswagen, por enquanto, está definido o desenvolvimento e produção de uma van urbana.
Montadoras cortam gastosA aliança com a Volkswagen é uma grande aposta para o presidente-executivo da Ford, Jim Hackett, desde que assumiu o comando da montadora em maio de 2017 no lugar de Mark Fields, com mandato para acelerar o processo decisório da empresa e cortar custos.
Segundo a Reuters, alguns analistas e investidores têm se mostrado frustrados com o preço da ação da Ford e sentem falta de detalhes sobre o plano de 11 bilhões de dólares de Hackett para a reestruturação da montadora norte-americana.
Na semana passada, a Ford anunciou que vai cortar milhares de empregos, descontinuar veículos que não geram retorno e fechar fábricas como parte de esforços para recuperar a lucratividade das operações do grupo na Europa.
No mês passado, a Volkswagen anunciou mais 3 bilhões de euros em cortes de custos como parte de esforço para melhorar margens de lucro e financiar a mudança do grupo em direção à eletrificação e direção autônoma.