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A substituição das matrizes energéticas e o transporte rodoviário de cargas

por | set 30, 2023 | Artigos, Núcleo Cascavel

Fonte: COMJOVEM Cascavel
Chapéu: Artigos

Em meio a um cenário instável e de preocupação com os preços de derivados do petróleo, e especialmente com o enfrentamento às mudanças climáticas, vários países têm buscado promover mudanças em suas matrizes energéticas, mesmo com a maior parte da atividade econômica mundial sendo ainda dependente de combustíveis fósseis.

O Brasil neste ano conseguiu aprovar em junho deste ano setenta milhões de dólares para aumentar a integração e participação de energias limpas no país. Isto é o que prevê o plano de investimento do Programa de Integração de Energia Renovável (Renewable Energy Integration – REI – Program), aprovado na reunião do Comitê dos Fundos de Investimento Climáticos (Climate Investment Funds – CIFs). Os estudos apontam que esse investimento consiga canalizar US$ 9,1 bilhões de dólares de parceiros, incluindo investimentos privados, para ser implementado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Grupo Banco Mundial.

O plano do governo brasileiro para as fontes renováveis, atualmente contempla os seguintes componentes de atuação: recursos para digitalização e modernização de usinas hidroelétricas; digitalização e automação das redes de transmissão e distribuição; descarbonização dos sistemas isolados e tecnologias de armazenamento; e o desenvolvimento do hub de hidrogênio verde no Ceará.

É de extrema importância que além da iniciativa privada, o poder público e os países desenvolvidos fomentem e apoiem a renovação das atuais matrizes energéticas em todo o mundo. Algumas soluções e tecnologias emergentes ainda não são comercialmente viáveis e precisam de financiamentos de longo prazo para fomentar novos mercados e se tornar viáveis de implantação em setores de custos elevados como o TRC.

Mundialmente falando, o transporte de cargas tem buscado inúmeros experimentos com novas fontes de energias renováveis para abastecer caminhões e alimentar componentes necessários para a execução dos serviços.

Dentre eles, pode-se destacar: Eletrificação de veículos – Hidrogênio como combustível – Biodiesel – Biocombustível de Biometano e Bioetanol – Gás Natural Comprimido e Gás Natural Liquefeito – Energia Solar em sistemas auxiliares – Sistema de Tração Elétrica com Fios Aéreos (Trolebus) – Catena (Indução Magnética) em recarga de elétricos por indução – Células Fotovoltaicas Integradas na Superfície (PVIS) em superfícies de veículos em movimento.

O uso de fontes renováveis no transporte rodoviário de cargas é uma estratégia fundamental para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e mitigar os impactos ambientais associados às emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos.

É importante ressaltar que a escolha da fonte de energia renovável deve ser feita levando em consideração a disponibilidade local, a eficiência energética, os impactos ambientais e sociais relacionados à produção e o ciclo de vida completo do combustível. Em alguns casos, a combinação de várias tecnologias e fontes de energia pode ser necessária para atender às demandas as particularidades do setor, desde distância, carga, espécie de transporte, etc.

O setor do transporte rodoviário de cargas desempenha papel vital na economia global, facilitando o comércio e o abastecimento de bens e serviços. No entanto, também é responsável por uma parcela significativa das emissões de gases de efeito estufa (GEE) devido à dependência dos combustíveis fósseis.

Portanto, o transporte rodoviário de cargas precisa continuar sendo protagonista em ações, experimentos, e na conscientização sobre a importância de adotar uma matriz energética limpa, pois isso é crucial não apenas para a sustentabilidade ambiental, mas também para a prosperidade econômica a longo prazo e a competitividade no mercado global.

Por: Rafael de Brittos Brito – COMJOVEM Cascavel