Flat Preloader Icon

Inteligência Artificial no TRC

por | set 30, 2023 | Artigos, Núcleo São José do Rio Preto

Fonte: COMJOVEM São José do Rio Preto
Chapéu: Artigos

Hoje a inteligência artificial refere-se a sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar iterativamente com base nas informações que coletam e processam.
Diariamente existe uma crescente necessidade do uso de ferramentas que possibilitam uma evolução na nossa maneira de pensar e agir nos negócios.
Junto com desafios que um país da dimensão territorial do Brasil tem na logística.
Podemos utilizar a IA (inteligência artificial) na roteirização de entregas e trânsito nas grandes cidades, otimizando o percurso e tempo.
Calculado o espaço físico de cargas, cubicagem, mercadorias frágeis e todo o carregamento e acondicionamento.
Um grande exemplo de IA e automação, é utilizar o rastreamento dos veículos no cálculo do tempo para chegar na plataforma de descarga, e poder através da IA direcionar.
Qual a quantidade de volumes, tipo de carga paletizada ou batida, e qual a quantidade de colaboradores e tempo estimado para descargar completa.
Através de aplicativos o motorista pode saber e direcionar qual a plataforma está com a configuração correta para o serviço e estimativa que o veículo irá sair para outra coleta ou manutenção.
Um dos maiores desafios da AI no transporte de cargas (TRC) é o setor de manutenção de frota, saber com maior precisão quais as peças estão em estado mais crítico de desgaste e lubrificação, através de sensores especiais e integração de fontes e informações metodológicas na web.
Outro exemplo de aplicação de AI no TRC que pode ser utilizado e o direcionamento de qual marca de pneu e modelo é melhor para região Nordeste ou para a região Sul, com o auxílio da AI direcionar se o veículo X no mês de abril trocara os pneus da Y marca e modelo para trabalha na região Centro Oeste sendo que esta região tem previsão de fortes chuvas e frio atípicos de outros anos.
Com isto gerando resultados na gestão de pessoas, diminuindo a chance de acidentes, refletindo em diminuição de custos com seguro do veículo, manutenção, custo de mão de obra, e gerando maior rentabilidade.
O maior desafio junto a IA hoje é o custo de implantação e a capacitação dos colaboradores frente a tantas novas possibilidades no TRC.
O TRC sempre foi um setor de desafios e que desbravou às rodovias de nosso país com caminhões em estradas de terra.
Um setor da economia que sempre se reinventa para seguir em frente alavancando o futuro do nosso país, não será diferente, juntando a tecnologia embarcada do presente com o resultado da Inteligência Artificial para alavancar resultados positivos na segurança e rentabilidade.

Por: Tiago Dias Alves – COMJOVEM São José do Rio Preto