Flat Preloader Icon

Metodologias ágeis para o transporte rodoviário de cargas

por | out 1, 2022 | Artigos, Núcleo Chapecó

Fonte: COMJOVEM Chapecó
Chapéu: Artigos

A atividade de transporte é incontestável para qualquer economia, uma vez que as atividades econômicas necessitam do transporte de bens e de pessoas. É por meio do transporte que, mercadorias, insumos e a força de trabalho das mais diversas companhias produtivas chegam aos destinos, o que possibilita a produção e a distribuição de bens e serviços, de modo a contribuir com o crescimento e o desenvolvimento do país.

Com prazos para as entregas cada vez mais curtos, ser pontual é o mínimo esperado para o sucesso de uma operação logística. Além disso é necessário cumprimento de inúmeras normas de segurança, saúde, meio ambiente, qualidade e atender o alto grau de exigência dos clientes e grandes embarcadores. Para ter uma boa programação de rotas, realizar um controle adequado de abastecimento, manutenção e fazer com que isso esteja muito bem sincronizado com a jornada do motorista, e todas as demais normas exigidas, pode-se contar com a ajuda de algumas ferramentas que auxiliam e muito na hora de otimizar os processos, assegurar serviços de qualidade e atender aos prazos dos seus clientes.

As empresas buscam alternativas para permanecer no mercado e desenvolver novas estratégias com objetivo de reduzir custos, mas ao mesmo tempo gerar melhor qualidade, produtividade e inovação. Os métodos ágeis são excelentes formas para auxiliar as empresas a reduzirem o tempo gasto para atingir um objetivo almejado, sem falar na significativa contribuição para redução de custos que promovem, uma vez que possibilitam organizar os processos e permitem ter uma visão resumida e objetiva da operação, de modo a realizar as tarefas de forma mais rápida e objetiva para liberar o funcionário.

De forma geral as metodologias orientam para a formação de uma equipe auto-organizada, padronizada que assim leva a um processo de melhoria contínua e o desenvolvimento geral das operações. Tais metodologias podem contribuir na organização com controle de frota, veículos mais adequados, cálculo de distância, valor de frete para cada operação, otimização de rotas, e em vários outros projetos, como por exemplo, a implantação de práticas de ESG (Environment, Social & Governance), padronização de processos para atender alguma certificação como ISO, ou ainda auxiliar nos processos de auditoria interna.

No entanto, é importante entender qual metodologia é a mais indicada para auxiliar na resolução dos problemas ou desafios da organização. Diante disso, tem-se algumas metodologias principais que podem auxiliar o transporte de carga em seus desafios diários.

Os 5S ou 5 sensos é uma metodologia japonesa usada para a gestão empresarial e implantação da qualidade total, que tem por premissa a organização e limpeza do ambiente e tem o objetivo de torná-lo mais ágil, seguro e consequentemente produtivo. Na interpretação do português cada princípio ficou entendido como senso e são eles: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke.

Como em qualquer processo, na implantação desta ferramenta é indispensável que uma pessoa responsável, monitore, fiscalize e oriente de forma constante e busque o sempre a conscientização da equipe, a segurança no ambiente laboral e principalmente a melhoria contínua.

Lean Logistic ou logística enxuta tem origem no lean manufacturing, metodologia criada para indústria com o foco em produzir com qualidade, reduzir custos e dispor da menor quantidade de recursos possível.

Na logística de transporte, essa metodologia pode ser aplicada por exemplo na programação de abastecimentos dos veículos, onde ao invés de deixar esta função a cargo e vontade do motorista, um setor interno avalia os preços e programa a quantidade correta para cada veículo em determinado posto de sua rota, a fim de ter em tanque o “estoque” necessário apenas para determinada viagem ou operação, e evitar que os custos sejam desproporcionais em relação aos ganhos. Ou ainda para auxiliar o setor de compras de peças e pneus por exemplo.

Ágil, ou também conhecida como Agile Project Management, é uma das metodologias mais conhecidas nacionalmente. A metodologia ágil trabalha para tornar os processos mais rápidos, e dividir grandes projetos em ciclos menores. A ideia é que mesmo que pequena, a evolução seja feita todo tempo, e assim agiliza a gestão dos projetos. Este método enfatiza a comunicação frequente, preferencialmente em reuniões presenciais ao invés de documentos escritos. Busca a adaptação rápida a mudanças repentinas.

Scrum é o método ensina a importância de um ambiente colaborativo, onde as pessoas têm disciplina e se dedicam ao mesmo tempo e em conjunto para atingir um objetivo.

Apesar de muitas vezes ser confundido com o método ágil, por se destacar na agilidade e segmentação de tarefas, o Scrum é um dos métodos mais usados pelo fato de possibilitar que operações mais voláteis sejam mensuradas e planejadas e por isso cai como uma luva para o transporte por se tratar de uma operação viva e que está em constante mudança. Seu objetivo principal é melhorar a gestão de projetos com base no planejamento interativo com um passo a passo que ocorre em fases conhecidas como sprints, com metas menores executadas em um tempo mais curto. Uma das principais características desta ferramenta é transparência e em função disso todos os envolvidos no processo precisam saber o que os outros fazem e o que podem esperar.

Em resumo, o Scrum é uma ferramenta que simplifica a gestão de projetos, aumenta a produtividade, desenvolve a equipe e consequentemente reduz custos.

Metodologia Japonesa, com foco em resultados rápidos e precisos. Kanban significa “sinalização” ou “cartão” e serve para organizar processos de forma clara e objetiva.

Para implementar a metodologia basta a vontade de agilizar processos, organizar prioridades de execução, e torna-lo visualmente estimulante.

Dentre as inúmeras vantagens de aplicar esta ferramenta, cita-se:

a) é um meio fácil e rápido e ser aplicado;

b) ajuda a organizar as tarefas a fim de evitar a procrastinação pois é fácil ler o que está feito, o que tem que ser feito e o que já foi feito;

c) ajuda a indicar a produtividade da equipe; d) e gera motivação e engajamento.

Depois de tudo isso, é indiscutível a importância da adoção de metodologias ágeis, uma vez que de forma geral, visam a busca da melhoria contínua, padronização dos processos e desenvolvimento da equipe. O transporte rodoviário é muito intenso, tudo ocorre de forma muito rápida e o tempo é literalmente dinheiro. Saber aproveitar as facilidades que estas metodologias ofereceram, certamente lhe ajudará muito a economizar tempo, reduzir custos e melhorar a qualidade do serviço prestado, no tempo esperado.

Por: Anderson Gral – COMJOVEM Chapecó