Flat Preloader Icon

“Não faltarão recursos de longo prazo para infraestrutura”, diz Montezano

por | maio 22, 2020 | Notícias

Fonte:
Chapéu:

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente do BNDES garante ao mercado financiamentos em reais para projetos futuros, que, segundo ele, serão fundamentais para alavancar a retomada da economia do país

Apesar de o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) estar focado nas medidas de combate à pandemia, não faltarão recursos para financiamentos a projetos de infraestrutura no longo prazo. A garantia é do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, que participou, nesta quinta-feira (21/5), de uma live, com o Ministério da Infraestrutura, para apresentar a parceria entre os dois órgãos para a realização de estudos técnicos referentes à estruturação de concessões rodoviárias. 

“No dia a dia, estamos focados mais intensamente nas medidas de combate à pandemia, de ordem econômica, de saúde e de logística e saúde. Mas não podemos esquecer o longo prazo.

Nossa agenda de infraestrutura é mais importante do que nunca. Projetos bem modelados são fundamentais para a retomada da economia”, afirmou. Segundo ele, as equipes do banco de fomento continuam trabalhando. “Tivemos evoluções nas últimas semanas, tanto no programa de concessões rodoviárias quanto no de portos”, explicou.

Montezano disse que já ouviu dúvidas sobre a capacidade do BNDES atuar como financiador. “Não faltarão recursos de longo prazo em reais para infraestrutura.

Está no forno começar a atuar com garantia, para que o mercado possa co-financiar junto com o BNDES, sindicalizando os financiamentos. É muito importante que a operação seja em rede”, destacou. Desta forma, a instituição funciona como catalisador e facilitador dos entes multilaterais, com sindicalização de riscos e de caixa.