Flat Preloader Icon

O Motorista do Futuro

por | out 1, 2021 | Núcleo Campinas

Fonte: COMJOVEM Campinas
Chapéu: Artigos

O Motorista do Futuro vai ter que ser multifunção.
Ele terá que ter a competência, inteligência, maturidade e conhecimento global da logística como um todo. Desempenhar atividades extra volante, saber, conhecer e operacionalizar o veículo de forma consciente e dinâmica. Utilizar todo o sistema de telemetria e conhecimentos legais referente a sua função, tem que estar capacitado e treinado para utilizar todas as ferramentas e mídias e tecnologias embarcadas e trocar essas informações entre clientes, embarcadores, warehouses e demais envolvidos na cadeia logística.
Ter a capacidade de tomada de decisão sobre qualquer circunstância mesmo na direção, quanto na tecnologia embarcada (ex. controle de temperatura da caixa de carga, condução econômica etc.).
Com isso, deverá haver uma sinergia e interação na cadeia de suprimentos (coleta/entrega) tem a função de se deslocar com o melhor e menor tempo possível não gerando gargalo na sua entrega ou coleta.
Estar sempre conectado com o veículo, empresa e demais meios de comunicação e meios de transmissão de dados prezando pela rapidez e otimização tecnológica e jamais ser obsoleta prezando sempre pela sua segurança, veículo, carga e comunidades.
Aliás que toda essa perspectiva de motorista do futuro já é real, hoje nossos motoristas já devem estar se adequando a esse novo perfil e devem saber usar toda essa nova tecnologia de mídias digitais, inclusive embarcadas nos novos veículos, nos novos sistemas de freios, nas câmeras internas que monitoram inclusive a fadiga deles, enfim a tecnologia embarcada nos veículos hoje em dia é infinita. Depende do produto a ser transportado, da rodovia a ser trafegada, muda a tecnologia, então se o motorista não estiver preparado para fazer a leitura, ou seja, usar todos os benefícios dessa tecnologia embarcada, nada adianta, todas as informações coletadas, são desperdiçadas.
Claro que por outro lado, toda essa tecnologia embarcada para o motorista 4.0 tem que ser com mídias e linguagens de fácil assimilação, para que se torne atrativo a utilização e a transformação dos dados em informações.
O Motorista do Futuro tem que já estar se preparando hoje, pois a tecnologia embarcada nos veículos e sinergia EDi e tantos outros que estão por vir o futuro está cada dia mais próximo.

Por: Thays Boscatto – COMJOVEM Campinas