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CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.

Confira aqui a íntegra do documento

Presidente da NTC&Logística visita Sambaíba Transportes Urbanos em Guarulhos

Presidente da NTC&Logística visita Sambaíba Transportes Urbanos em Guarulhos

Na última quarta-feira (15), o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, realizou uma visita à Sambaíba Transportes Urbanos, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. A visita, organizada a convite do diretor da empresa, Marcos Araújo, teve como objetivo o fortalecimento das relações institucionais e a apresentação, em detalhe, das operações da companhia.

Um dos focos principais foi conhecer as iniciativas de sustentabilidade da Sambaíba, especialmente quanto à adição de biodiesel ao diesel em sua frota, tema explanado por Marcos Araújo durante a primeira edição de 2024 do CONET&Intersindical, realizada em fevereiro. E esse tema é pertinente também para o transporte de cargas, dado o impacto negativo daquela mistura na frota de caminhões, quando o contexto é justamente de busca por alternativas mais ecológicas e sustentáveis. A CNT – Confederação Nacional do Transporte e a NTC&Logística, e demais entidades, mantêm o estudo do assunto em pauta permanente.

A Sambaíba, reconhecida por seu porte significativo e constante investimento em infraestrutura, tem compromisso contínuo com a qualidade e inovação. Desde 24 de novembro de 2006, a empresa é certificada na ISO 9001, refletindo seu alto padrão nos serviços prestados e na gestão de seus mais de 6.000 colaboradores. As diversas certificações e reconhecimentos ao longo dos anos apenas reforçam seu papel de liderança no setor.

O presidente Rebuzzi expressou grande satisfação com a visita, comentando: “Ficamos muito felizes com o convite da visita à Sambaíba, que foi da maior importância, pois a empresa é maravilhosa. Tivemos uma experiência incrível com o nível do trabalho realizado, realmente um modelo a ser seguido. Temos buscado dialogar com todos os nossos parceiros institucionais para, juntos, buscarmos soluções e exemplos de boas práticas para o setor”. A visita também contou com a presença de outros membros da equipe da NTC&Logística, como a assessora executiva da Presidência, Elisete Balarini; a gerente Jurídica, Gil Menezes; o assessor técnico, Lauro Valdívia, e o assessor de Comunicação e Imprensa, Rodrigo Bernardino.

SEST SENAT oferece atendimento psicológico a pessoas afetadas pelas enchentes no Sul

SEST SENAT oferece atendimento psicológico a pessoas afetadas pelas enchentes no Sul

O serviço é gratuito e pode ser agendado via central telefônica. Consultas são presenciais ou por videochamada.

O SEST SENAT colocou à disposição das pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul um serviço de atendimento psicológico gratuito. As consultas podem ser agendadas por telefone.

Os profissionais responsáveis pertencem ao quadro nacional da entidade e realizam o atendimento por videochamada ou presencialmente, em uma das Unidades Operacionais do SEST SENAT no país.

Durante a consulta, são avaliados fatores como: alteração no sono, alteração de humor e presença de comportamento de risco. Além de receber suporte emocional, o paciente é orientado a identificar fatores protetivos, como sua rede de apoio.

Setor mobilizado

O Sistema Transporte colocou-se ao lado da população afetada, seja atuando institucionalmente, com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) à frente das articulações, seja por meio do SEST SENAT, que disponibiliza sua rede e seus serviços. As Unidades Operacionais do SEST SENAT, por exemplo, funcionam como abrigo e centro logístico de doações no estado.

SERVIÇO

Central de Atendimento Psicológico do SEST SENAT

Entre em contato pelo número: (54) 3217-3444

Assessoria de Imprensa do SEST SENAT

imprensa@sestsenat.org.br / (61) 99686-1427

CNT discute transição energética em reuniões preparatórias para o G20

CNT discute transição energética em reuniões preparatórias para o G20

A entidade participou, nessa terça-feira (14), de mais uma reunião das forças-tarefas B20 e C20 das quais faz parte

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa terça-feira (14), de mais uma reunião preparatória para o G20, organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia. Juntas, essas nações representam cerca de 80% de toda a economia global.

A pauta do encontro online se concentrou na transição energética e nos seus impactos para o cumprimento do ODS 7 – Energia Limpa e Acessível. Esse é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pelos países-membros das Nações Unidas, como parte do plano global que busca eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

“A transição energética para fontes de energia limpa é de vital importância para a redução da dependência mundial do uso de combustíveis fósseis e da consequente emissão de gases de efeito estufa. Vencer esse desafio global, no entanto, depende da união de esforços de governos, de indústrias, de empresas e da sociedade civil”, disse a gerente executiva do Poder Executivo, da CNT, Danielle Bernardes.

Por isso, entidades de peso de vários setores da economia, no Brasil e no mundo, foram convidadas a participar de duas forças-tarefas que focam no debate sobre o tema da transição energética: o B20, que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20, e o C20, grupo de engajamento do G20 que levará aos líderes mundiais do bloco as recomendações e as demandas da sociedade civil organizada, a fim de proteger o meio ambiente, promover o desenvolvimento social e econômico e garantir o exercício dos direitos humanos. A CNT participa dessas duas forças-tarefas.

O encontro dessa terça-feira (14) foi o terceiro do total de cinco reuniões do B20 e do C20. O objetivo das duas forças-tarefas é produzir um texto final para apresentar ao G20.

Para a gerente da CNT, o Brasil terá um papel de destaque neste ano, por exercer a presidência do grupo de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. “Outro motivo que coloca o país em evidência é o fato de já termos uma matriz energética considerada limpa, o que é fundamental para viabilizar a transição energética”, finalizou.

A Cúpula de Líderes do G20 vai acontecer nos dias 18 e 19 de novembro deste ano, no Rio de Janeiro, e contará com a participação de 19 países-membros, além da União Africana e da União Europeia.

Sobre o G20

Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que visa debater temas para o fortalecimento da economia internacional e o desenvolvimento socioeconômico global. O grupo desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.

Integram o G20 os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. Países e organizações internacionais convidadas pelo anfitrião também participam do G20.

Economias brasileira e mundial encontram-se em um cenário melhor do que o esperado desde a pandemia

Economias brasileira e mundial encontram-se em um cenário melhor do que o esperado desde a pandemia

A análise desse quadro faz parte de palestra sobre a macroeconomia mundial promovida pela CNT nessa quarta-feira (15)

As economias mundiais e do Brasil têm passado por ciclos econômicos semelhantes desde o advento da pandemia da covid-19. O cenário atual é de um ambiente econômico um pouco melhor do que o esperado. A maior parte das economias está crescendo, mesmo que a taxas baixas e em decorrência dos resquícios dos pacotes emergenciais adotados pelos governos, e o desemprego está relativamente controlado. No Brasil, os gastos públicos em níveis elevados restringem o espaço para cortes dos juros. Apesar da desaceleração da inflação nos últimos meses, as expectativas dos agentes econômicos demandam cautela para novos cortes na meta da taxa Selic.

Esse panorama foi apresentado, nessa quarta-feira (15), na palestra Análise macroeconômica atual: Brasil e mundo, promovida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) para representantes do setor transportador. A exposição ficou a cargo do especialista em análise macroeconômica da LCA Consultores Mauro Schneider.

Com experiência em análise macroeconômica voltada para o suporte à identificação de oportunidades de investimentos e à gestão de riscos, Schneider remeteu o começo desses ciclos à redução da demanda no início da covid-19, em 2020, que levou à forte queda da inflação e dos juros. A partir da reabertura dos negócios, houve o choque de oferta e alta da inflação e da taxa de juros, fenômenos intensificados pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.

“A superação desse quadro ocorreu, em parte, impulsionada pela transferência de recursos emergenciais dos governos para as famílias e com os gastos públicos aumentados, mas isso diminuiu o espaço de redução de juros, que continua subindo e que, em alguns lugares, está demorando para cair”, pondera.

Nos Estados Unidos, deve haver crescimento baixo com o fim da poupança extra e os efeitos defasados do aumento de juros, pois o PIB (Produto Interno Bruto) continua a crescer em ritmo “normal”. O mercado de trabalho também segue aquecido, com expansão contínua do número de adultos trabalhando (quase 2% ao ano) e com o salário médio e a massa salarial crescendo 4% e 6%, respectivamente. A taxa de desemprego também está em nível historicamente baixo, inferior a 4%.

A expectativa é a de que, daqui em diante, a economia cresça um pouco menos, e as taxas de juros fiquem mais baixas. Movimento parecido ocorre na China e na Europa. Schneider chama essa combinação de “cenário neutro” e compensatório. “Isso é bom para todo mundo porque diminui o custo de crédito de forma geral e tende a ser relativamente neutro para o Brasil e outros países da região”, ressalta.

PIB do Brasil parou de crescer no terceiro trimestre de 2023

Após forte expansão do setor agropecuário no primeiro semestre de 2023, o PIB do Brasil parou de crescer. Nos dois últimos trimestres do ano, o desempenho da economia brasileira foi muito próximo de zero, apesar de um crescimento mais estável do PIB da indústria e de serviços. No Brasil, a taxa de desemprego está relativamente baixa em termos históricos, pouco acima de 7%, a despeito da manutenção das taxas de juros em nível elevado. Além disso, a massa de renda total, que considera a renda do trabalho, da seguridade e da assistência social, tem crescido mais do que crescia antes da pandemia.

O mercado de crédito brasileiro tem perspectivas de melhora, já que a queda gradual da inadimplência abre espaço para o crescimento um pouco mais acelerado da oferta de crédito livre. O sinal de alerta é para a inflação, cujas projeções dos analistas para 2024, 2025 e 2026 é de que ela permaneça distante da meta de 3,0%. “Apesar de a inflação seguir em nível relativamente alto, a de preços livres tem estado próxima da meta há vários meses”, pondera Schneider.

Na avaliação do especialista, de uma forma geral, a economia brasileira vai bem. No entanto, o governo tem dificuldades para cortar despesas e elevar receitas, o que levou a uma revisão na estratégia de melhora das contas públicas e adiamento na meta de se alcançar superávit primário para 2026. “Essas mudanças geram incerteza e reduzem a credibilidade da fiscal”, analisa o economista.

Impacto da tragédia no RS

Segundo Mauro Schneider, ainda é cedo para mensurar o tamanho dos impactos econômicos decorrentes das enchentes no Rio Grande do Sul (RS) para o Brasil e para o próprio estado. Schneider pontua que, em relação ao PIB nacional, os dados do IBGE de 2021 dão conta de que a participação do RS na soma total de todos os bens e serviços finais produzidos (PIB do estado) corresponde a cerca de 6,5% do PIB nacional.

Ao detalhar esse percentual por setores, destacam-se o da agropecuária (1%), o da indústria (1,6%) e o dos serviços do estado (4%). “É difícil projetar o impacto das enchentes sobre as variáveis macroeconômicas, como PIB e inflação, nesse momento. É preciso levar em conta que, em termos de produção, o impacto de maio pode ser compensado ao longo desse ano e do próximo, a depender da capacidade de recuperação da economia. O PIB, por exemplo, não captura a perda de estoque de capital da economia gaúcha, mas os investimentos realizados serão contabilizados ao longo dos próximos anos”, pondera.

Em Nova Iorque, representantes de 15 países são convidados a investir nas rodovias brasileiras

Em Nova Iorque, representantes de 15 países são convidados a investir nas rodovias brasileiras

Coordenada pelo Ministério dos Transportes, a comitiva do governo brasileiro enviada a Nova Iorque (EUA) nesta semana deu passos importantes na missão de apresentar a representantes de empresas de 15 países e do mercado financeiro global, com escritórios na cidade norte-americana, os motivos que fazem do Brasil um dos melhores destinos do mundo para se investir em infraestrutura. Nesta quarta-feira (15), mais de 100 executivos conheceram detalhes do programa federal de concessões rodoviárias, que conta com modelagem moderna, contratos com segurança jurídica, preocupação socioambiental e ativos rodoviários com média de 500 quilômetros de extensão voltados para escoamento da produção nacional.

“Temos 13 concessões rodoviárias, que irão a leilão neste ano, em estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Paraná, que trarão investimentos de R$ 122 bilhões (US$ 23,3 bilhões). É uma carteira bastante diversificada, mas com uma característica em comum: garantir o escoamento da produção pelo país e outros destinos do mundo”, explicou o secretário-executivo do ministério, George Santoro, que comanda a comitiva.

Ele ressaltou a excelente receptividade dos participantes do roadshow, com os quais a equipe tem promovido reuniões bilaterais ao longo da semana – uma agenda construída com a contribuição, inclusive, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. “Nossa produção vem crescendo nos últimos anos e precisa de melhorias logísticas, o que atrai o interesse do investidor estrangeiro, que vê o valor agregado existente nessa cadeia alimentar. A atração de investimentos estrangeiros é importante para o país por desonerar o caixa do governo e melhorar a infraestrutura, simplificando e reduzindo o custo para os nossos produtores”, completou Santoro.

Conforme a secretária nacional de Transporte , Viviane Esse, o interesse internacional em rodovias federais pode trazer mais competitividade ao setor, assim como tarifas menores aos usuários. “Temos observado uma maior atração de investidores estrangeiros com os leilões que realizamos. Inclusive, de grupos que nunca atuaram no Brasil e outros que já atuaram, mas se afastaram em algum momento, e estão voltando os olhos para o nosso país. Isso traz mais competição e preços menores no valor final da tarifa aos usuários”, detalhou.

Em suas apresentações, os secretários enfatizaram os dispositivos inclusos nos novos contratos de concessões das estradas federais para conferir mais segurança jurídica, mecanismos de mitigação de riscos e sustentabilidade aos projetos. Também foram apresentados os incentivos fiscais disponíveis aos investidores, sejam do Brasil ou do exterior, como a Lei de Debêntures de Infraestrutura e o programa federal de hedge cambial, que protege investidores das variações abruptas do dólar, por exemplo.

Raio-x do evento

  • Convidados: 100 executivos de construtoras, concessionárias e do mercado financeiro
  • Países de origem: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Panamá, Peru, Espanha, Reino Unido, Uruguai e Estados Unidos
  • Leilões rodoviários em 2024: serão 13 no total, somando R$ 122 bilhões (US$ 23,3 bilhões) em investimentos previstos
  • Extensão média da malha a ser concedida: 500 quilômetros de extensão
  • Estados impactados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Paraná
  • Órgãos brasileiros representados: Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Infra S/A, Banco Nacional de Desenvolvimento, Tribunal de Contas da União, Apex Brasil

Confira detalhes de todos os leilões previstos para este ano aqui.

Agenda de governo

Contar com parceiros capazes de aplicar as melhores práticas internacionais na modernização da malha rodoviária brasileira – uma das mais extensas do mundo – torna-se ainda mais urgente frente ao desafio de adaptar a infraestrutura nacional aos efeitos dos eventos climáticos extremos, como os enfrentados pelo Rio Grande do Sul.

“É importante que a gente atraia esses investimentos privados para termos, além dos investimentos públicos, o apoio do capital estrangeiro”, pontou Viviane Esse. “Nenhum governo do mundo fortalecerá a resiliência de sua infraestrutura diante da intensificação desses eventos extremos de forma isolada. É preciso a participação da iniciativa privada, de parceiros capazes de contribuir com as melhores e mais modernas práticas internacionais”, acrescentou George Santoro.

Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz destacou o caráter institucional do roadshow em Nova Iorque. “Estamos, neste evento, alinhados com o BNDES, o TCU e todas as demais instituições do setor de transportes que estruturam, modelam, aprovam e gerenciam projetos de infraestrutura. É muito importante demonstrarmos aos investidores internacionais a qualidade dos projetos, o avanço da regulação e a segurança jurídica que há no Brasil para eles fazerem investimentos de longo prazo”, pontuou.

“Temos uma parceria longa com o Ministério dos Transportes, tanto na estruturação de projetos quanto nos financiamentos, e estamos aqui na comitiva para buscar trazermos investidores para o Brasil. O BNDES está aqui para trazer segurança financeira aos investidores e mostrar que haverá uma análise dos projetos, que haverá apoio financeiro junto ao mercado de capitais, caso necessário”, destacou o superintendente de infraestrutura do BNDES, Felipe Borin.

A comitiva do governo federal permanece em Nova Iorque até sexta-feira (17), dando continuidade à agenda de reuniões bilaterais com grandes nomes do mercado internacional, como Allianz Global Investors, Morgan Stanley Infraestructure Partners e Goldman Sachs.

Presidente da Tegma Gestão Logística visita NTC&Logística para fortalecer parceria e dialogar sobre inovações no setor

Presidente da Tegma Gestão Logística visita NTC&Logística para fortalecer parceria e dialogar sobre inovações no setor

Ontem (15), na subsede da NTC&Logística em São Paulo, o presidente Eduardo Rebuzzi recebeu a visita do CEO Nivaldo Tuba, da Tegma Gestão Logística, uma das maiores empresas de operações logísticas do Brasil. Com a participação da assessora executiva da Presidência, Elisete Balarini; da gerente Jurídica, Gil Menezes, e do assessor Técnico, Lauro Valdívia, o encontro teve como foco principal o estreitamento das relações e o aprofundamento da colaboração entre a Tegma e a entidade.

O presidente Eduardo Rebuzzi destacou a importância dessas reuniões: “A interação direta com as empresas associadas nos possibilita aprimorar nossa representação e trabalhar melhor em prol dos interesses do setor. A participação e o feedback de membros antigos e dedicados como a Tegma, que está conosco desde 1998, são fundamentais para moldarmos, juntos, nosso futuro”.

A Tegma Gestão Logística, que possui mais de 50 anos de atuação no mercado e figura entre os maiores operadores logísticos do Brasil em termos de faturamento, é também uma empresa de destaque na bolsa de valores B3 na categoria Novo Mercado. Especializada em operações complexas e de alta complexidade, a empresa é uma das líderes no segmento de logística integrada e de veículos, controlando 26% do market share em transporte de veículos zero-quilômetro na América Latina.

A visita não só reforçou os laços entre a entidade e a empresa associada, como confirmou a excelente ocasião para a troca de ideias e sugestões. Nivaldo apreciou a oportunidade de conhecer a estrutura da NTC&Logística mais detalhadamente e apresentou propostas para uma atuação conjunta visando a melhoria do ambiente de negócios.

Esta foi mais uma iniciativa de uma série de encontros promovidos pela nova gestão da Associação, com o objetivo de ouvir as necessidades e sugestões das empresas associadas para maior fortalecimento do setor de transporte e logística do Brasil.

Nota de Esclarecimento – Desoneração da Folha de Pagamento

Nota de Esclarecimento – Desoneração da Folha de Pagamento

O Ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, por decisão cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633, os efeitos de dispositivos legais da Lei nº 14.784/2023, que prorrogavam a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027.

Considerando a liminar concedida, bem como as tratativas entre o Executivo Federal e o Congresso Nacional que podem alterar as normas aplicáveis ao recolhimento das contribuições previdenciárias que vencem no dia 20 de maio de 2024, a Receita Federal informa que as declarações (DCTFWeb / eSocial) a serem prestadas na data de hoje (15) poderão ser retificadas posteriormente, sem qualquer prejuízo aos contribuintes.

Acordo entre SEST SENAT e TJDFT leva esperança a pessoas em vulnerabilidade social

Acordo entre SEST SENAT e TJDFT leva esperança a pessoas em vulnerabilidade social

Acordo prevê assistência gratuita de saúde e educação a crianças, jovens e mulheres em situação de risco e/ou violência doméstica

O SEST SENAT e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) celebraram, nesta terça-feira (14/5), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para ofertar ações de assistência social a crianças, jovens e mulheres em situação de risco e/ou violência doméstica. O ato de assinatura foi formalizado em cerimônia realizada na sede do TJDFT, em Brasília (DF), e contou com a participação de representantes das duas instituições.

A parceria tem o objetivo de viabilizar a oferta-piloto do projeto Impulsiona, criado pelo SEST SENAT com o olhar voltado para a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Após o ato simbólico de coleta das assinaturas, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, exaltou a importância da ação e o compromisso que as instituições assumem ao ampliarem sua atuação em favor da responsabilidade social.

“Esse acordo de cooperação marca um novo projeto no SEST SENAT. A gente espera que ele dê muito certo e sirva de referência para os outros estados. Queremos que os assistidos sejam realmente alcançados, os jovens consigam emprego e todos tenham uma melhor perspectiva de vida. Muito mais do que transformar a vida do trabalhador do transporte, a gente quer transformar a vida do jovem para que ele seja realmente incluído na sociedade”, comentou.

Também presente à cerimônia, o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, destacou os benefícios sociais com a execução do ACT. “Nós ganhamos muito com esse acordo, porque é uma oportunidade de fazer o bem para a sociedade. Temos uma preocupação com a empregabilidade do público-alvo, pois isso se reflete em condição digna de vida para eles, especialmente para pessoas que têm uma vulnerabilidade maior. É uma satisfação muito grande alinhar esses olhares e lançar luz em pessoas que têm mais dificuldade de acesso à melhoria de vida”, disse.

O acordo na prática

A proposta central da parceria é promover o acolhimento de jovens, crianças e mulheres, levando dignidade e valorização humana como uma nova janela de oportunidade concreta para uma efetiva participação social. Para tanto, o acordo estabelece responsabilidades compartilhadas e unilaterais para ambas as instituições.

O SEST SENAT disponibilizará os serviços de saúde nas especialidades de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, bem como nas atividades de esporte e lazer. Também viabilizará cursos voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional, como Inglês Básico e Informática.

Já para o TJDFT, por intermédio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, coube, dentre outras atribuições, a missão de disponibilizar profissionais com conhecimento especializado na seara da infância e da juventude para ministrarem palestras e rodas de conversas tanto para os empregados do SEST SENAT quanto para os alunos contemplados pelo acordo.

O presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, reforçou o potencial impacto positivo da iniciativa.

“O Acordo de Cooperação é resultado da preocupação e das ações do TJDFT por meio da Vara da Infância e da Juventude e do SEST SENAT, a fim de contribuir para a transformação da realidade de crianças, jovens e mulheres vulneráveis em busca de uma vida digna e autônoma, com o intuito de alcançarem um futuro mais promissor, que lhes permita viver com qualidade”, ressaltou.

Atendimentos do SEST SENAT

Nesse primeiro momento, apenas a Unidade Operacional do SEST SENAT de Brasília será contemplada com o Acordo. A ideia, porém, é aproveitar o potencial do projeto e fomentar novas parcerias regionais nas Unidades distribuídas pelo Brasil.

O ACT ainda prevê um Plano de Trabalho a ser seguido pelas entidades envolvidas como forma de assegurar o cumprimento dos objetivos do Acordo. O Plano determinará a operacionalização e o cronograma de execução das ações a serem desenvolvidas durante o período de vigência do documento, com o prazo de dois anos.

Projeto que altera correção monetária em ações judiciais avança no Senado

Projeto que altera correção monetária em ações judiciais avança no Senado

Com impacto em causas trabalhistas, o PL 6233/2023 muda a forma de aplicação de juros e correção monetária devidos no caso de condenações judiciais

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 6233/2023, que trata da aplicação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) em atualização monetária em ações judiciais. O objetivo é conceder maior segurança jurídica para a matéria, que ainda encontra posições divergentes nos tribunais, mesmo com os esforços de uniformização do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O parecer produzido pelo senador Rogério Carvalho (PT/SE) e aprovado na CAE é defendido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) como uma alternativa viável na padronização de índices de incidência de juros e correção monetária em ações trabalhistas. A Confederação atuou em favor da proposta, inclusive com a produção de uma nota técnica com as justificativas de utilização do IPCA em vez da taxa Selic, a qual foi entregue ao relator e a parlamentares.

O projeto tramita sob regime de urgência, válido até o dia 25 de maio de 2024. Isso significa que o rito pelas comissões deve ser abreviado, com passagem apenas pela CAE e votação em Plenário.

Mais segurança jurídica

O texto tramita em conjunto com o PL 1086/2022, que versa sobre pauta similar e foi tema de reuniões entre parlamentares e a equipe da CNT. No entanto, o PL 6233/2023 é considerado mais completo e, portanto, mais adequado para ser votado.

O IPCA é considerado um dos principais indicadores da inflação no Brasil, usado como base para a definição da taxa de juros. Em razão disso, a padronização com o índice traria mais efetividade para o trabalhador, que receberia os valores corrigidos monetariamente, o que é fundamental em processos judiciais que podem se arrastar por anos.

Retomado o fluxo na BR-386, entre Pouso Novo e Marques de Souza (RS)

Retomado o fluxo na BR-386, entre Pouso Novo e Marques de Souza (RS)

CCR ViaSul liberou o trecho para o tráfego nesta terça-feira, 14/05

Por meio da integração entre Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), CCR ViaSul e Polícia Rodoviária Federal (PRF/RS), o fluxo na BR-386, entre o km 292 e o km 325 (de Pouso Novo a Marques de Souza), foi totalmente retomado, sem restrições, a partir desta terça-feira, 14/05.

A equipe destaca, porém, que, caso o volume de chuvas aumente novamente, o tráfego poderá sofrer nova interrupção total.

A liberação, implantada em caráter emergencial, foi possível após a realização dos trabalhos de recuperação promovidos pelas equipes da concessionária, permitindo à rodovia receber o fluxo novamente no segmento, com segurança.

Neste momento, é de extrema importância que motoristas respeitem a sinalização implantada e a velocidade máxima nos trechos, bem como as orientações das equipes, visto que alguns pontos ainda apresentam bloqueios parciais, como no caso do km 297, em Pouso Novo, onde o fluxo opera em sistema de pare e siga.

A ANTT e a CCR Via Sul reforçam a orientação para que os motoristas evitem utilizar a rodovia neste período e, caso necessário, que o façam buscando caminhos alternativos.

Mais informações podem ser obtidas pelo Disque CCR ViaSul no 0800 000 0290 ou pelo WhatsApp (51) 3303-3858.

Nota de Esclarecimento – Desoneração da Folha de Pagamento

Nota de Esclarecimento – Desoneração da Folha de Pagamento

O Ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, por decisão cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633, os efeitos de dispositivos legais da Lei nº 14.784/2023, que prorrogavam a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027.

Considerando a liminar concedida, bem como as tratativas entre o Executivo Federal e o Congresso Nacional que podem alterar as normas aplicáveis ao recolhimento das contribuições previdenciárias que vencem no dia 20 de maio de 2024, a Receita Federal informa que as declarações (DCTFWeb/eSocial) a serem prestadas na data de hoje (15) poderão ser retificadas posteriormente, sem qualquer prejuízo aos contribuintes.

Encontro na NTC&Logística reforça parceria com a Polícia Civil de São Paulo no Combate ao Roubo de Cargas

Encontro na NTC&Logística reforça parceria com a Polícia Civil de São Paulo no Combate ao Roubo de Cargas

Ontem (14), na subsede da NTC&Logística em São Paulo, o presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, em conjunto com Roberto Mira, vice-presidente de Segurança; Marcos Aurélio Ribeiro, diretor Jurídico, e o Coronel Mauro Ricciarelli, assessor de Segurança, receberam o delegado da Polícia Civil de São Paulo, Waldomiro Milanesi, que foi coordenador do Programa de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto, Roubo, Apropriação Indébita e Receptação de Carga – Procarga.

O encontro teve como objetivo estreitar laços com a nova gestão e discutir o combate ao roubo de cargas, um problema que afeta o setor logístico e a economia do estado de São Paulo e do Brasil. Também foram planejadas futuras reuniões com assessores de segurança das entidades associadas para ampliar o alcance das medidas preventivas e repressivas.

A propósito da visita, o presidente Rebuzzi comentou: “A presença do delegado Waldomiro é importante para nós. Reafirma o compromisso entre a NTC&Logística e a Polícia Civil de São Paulo no combate ao roubo de cargas. Essa parceria tem sido essencial para desenvolver ações que respondem aos desafios atuais e preparam nosso setor para enfrentar os desafios futuros”.

SEST SENAT passa a integrar o Learning Village, ecossistema de inovação

SEST SENAT passa a integrar o Learning Village, ecossistema de inovação

A iniciativa permite a conexão entre diversos players e promete ser um hub de inovação para o setor de transporte

O Sistema Transporte dá um novo passo para acelerar a jornada de inovação e transformação digital com a presença do SEST SENAT no Learning Village, em São Paulo (SP). O evento de lançamento foi realizado nesta segunda-feira (13) e contou com a presença dos diretores da instituição, de empresários do setor e dos embaixadores da inovação, grupo formado por colaboradores do SEST SENAT. O local tem o objetivo de atuar como um hub de inovação para o setor de transporte de todo o país.

Com o lançamento, o SEST SENAT se propõe a ser a plataforma em que diferentes visões se unem para dar longevidade às empresas e pessoas que atuam no transporte do Brasil. A presença da instituição no Learning Village abre portas para a realização de eventos e conexões entre diferentes players que buscam fortalecer o desenvolvimento do setor transportador baseado em novas tecnologias e soluções criativas e eficientes. O Learning Village foi idealizado pela HSM, em parceria com a Singularity University Brazil, e atua na conexão entre empresas e startups para permitir a transformação em diversos temas, como educação, segurança, infraestrutura, investimentos, meio ambiente, entre outros. A iniciativa conta com mais de 80 startups e 42 empresas já instaladas.

“A mudança faz parte de todo crescimento e, aqui, estamos abrindo caminhos para isso acontecer. Fazer parte deste movimento é importante para todo o Sistema Transporte. Parcerias como esta, que ampliam nossas redes de relacionamento, nos colocam em uma posição privilegiada. Estamos em um ambiente de muitas conexões, com pessoas dispostas a experimentar novas abordagens. Buscamos construir relações, ampliar nosso espaço de influência e contribuir para a transformação do transporte brasileiro”, destaca Vinicius Ladeira, diretor adjunto do SEST SENAT.

Para Álvaro Machado, diretor do Learning Village, a presença do SEST SENAT no ecossistema de inovação é uma oportunidade de construção conjunta de novas soluções para os desafios do setor de transporte. Na visão dele, ter a presença do SEST SENAT no Learning Village aumenta a rede de conexões e desperta um novo olhar para a transformação do setor de transporte no Brasil. “O SEST SENAT traz para o nosso espaço um amplo conhecimento de um dos setores mais importantes para o nosso país. As conexões que o transporte realiza podem ser amplificadas com a presença do SEST SENAT nesse ecossistema de inovação”, afirma ele.

“O SEST SENAT é um parceiro de longa data e, agora, está residente aqui, no Learning Village. Tenho certeza de que esse será mais um trabalho que olha para o futuro do transporte e discute mobilidade e sustentabilidade, temas tão importantes para o nosso país”, completa Reynaldo Gama, CEO da HSM e da Singularity Brazil.

Embaixadores

A partir da presença no Learning Village, a condução da transformação digital e da mudança cultural nas equipes do SEST SENAT passa a ser acompanhada pelos Embaixadores da Inovação. O grupo é formado por 40 colaboradores da instituição, de diversos cargos e regiões do Brasil, e tem como premissa atuar com um pensamento inovador e influenciar a cultura ao seu redor, em todas as ações internas e externas do SEST SENAT.

Os embaixadores serão preparados para identificar e definir os desafios da instituição e do setor de transporte. Os treinamentos acontecem nas chamadas pitchs sessions, que são encontros com rodadas de discussões feitas com startups atuantes em diferentes frentes.

Nesta segunda-feira (13), no período da manhã, os embaixadores participaram da primeira pitch session sobre o tema Educação. Ao todo, dez startups se apresentaram para o público presente. As apresentações tiveram como foco central: o uso da inteligência artificial para o desenvolvimento de novas habilidades técnicas e comportamentais no mundo corporativo; a gamificação como ferramenta de aprendizado; as trilhas personalizadas de capacitação de acordo com o mapeamento de gaps individuais por profissional; a neurociência e o empreendedorismo.

As demais rodadas de pitchs acontecem nos próximos meses e abordarão temas como saúde, ESG, marketing e eventos, recursos humanos e outros três que devem ser direcionados a partir das necessidades identificadas pelo grupo de embaixadores.

Quer fazer parte dessa iniciativa?

Empresas do setor de transporte que se interessarem pelo projeto e quiserem fazer parte do ecossistema de inovação podem entrar em contato com o SEST SENAT pelo email relacionamento@sestsenat.org.br para obterem informações mais detalhadas e conhecerem as possibilidades de aplicação em suas realidades.

Setor de serviços avança 0,4% em março e recupera queda de fevereiro

Setor de serviços avança 0,4% em março e recupera queda de fevereiro

Nos últimos dois meses, a alta é de 1,4%

O setor de serviços avançou 0,4% em março, depois de cair 0,9% no mês anterior. Com o resultado, a taxa ficou 12,1% acima do nível registrado no período da pré-pandemia, em fevereiro de 2020. E ficou 1,5% abaixo do ponto mais alto da série histórica, em dezembro de 2022. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação do acumulado para o primeiro trimestre de 2024, com igual período de 2023, o setor apresentou crescimento de 1,2%. Já nos últimos 12 meses, a alta é de 1,4%.

Das cinco atividades investigadas, quatro tiveram expansão. Com crescimento de 4%, o setor de informação e comunicação foi o principal destaque para o mês, eliminando a perda de 2,5% registrada em fevereiro. Desde janeiro de 2017 que a atividade não tinha um avanço tão intenso. Naquele momento, a alta atingiu 8,2%. Outro comportamento positivo, em março de 2024, é que o setor também alcançou o patamar mais alto da série histórica.

De acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, as altas de um conjunto de serviços investigados dentro de serviços de tecnologia da informação são o motivo da expansão. Entre eles, estão desenvolvimento e licenciamento de software, portais, provedor de conteúdo e ferramenta de busca da internet e consultoria em tecnologia da informação (TI).

“São tipos de serviços que têm um mercado muito dinâmico, que envolve muita inovação, principalmente depois da pandemia, quando acelerou a informatização de muitas empresas e serviços”, explica a publicação do IBGE, pontuando ainda que o segmento de receita de empresas de TV aberta colaborou com a alta dessa atividade.

A atividade de profissionais, administrativos e complementares também teve desempenho importante e registrou alta de 3,8%. Com isso, se recupera da queda de 2,1% no mês anterior. Segundo Lobo, as influências partiram dos serviços de engenharia; dos de administração de programas de fidelidade e de cartões de desconto, assim como a intermediação de negócios por meio de aplicativos, sendo os dois últimos ramos em franca expansão no pós-pandemia.

“O que se observa nos últimos meses, é que, em geral, os serviços voltados às empresas são mais dinâmicos. Assim, estão ditando o ritmo do setor de serviços, mais do que os serviços voltados às famílias”, disse o gerente.

As atividades de transportes (0,3%) e serviços prestados às famílias (0,6%) também tiveram expansão em março. Já a de outros serviços ficou estável.

Turismo

Depois de recuar por dois meses seguidos, quando acumulou queda de 1,9%, o índice de atividades turísticas subiu 0,2% em março, em relação a fevereiro. Com isso, o segmento chegou a 2,3% acima do patamar de pré-pandemia e 5,3% abaixo do ponto mais alto da série, em fevereiro de 2014.

Na comparação com fevereiro, cinco dos 12 locais pesquisados registraram expansão. A mais positiva foi na Bahia (9,8%), seguida por Santa Catarina (4,5%) e Paraná (2,6%). Em movimento contrário, São Paulo recuou 1,6%, Distrito Federal, 6,2% e Rio de Janeiro, 0,8%, e foram os destaques negativos.

O agregado especial de atividades turísticas no primeiro trimestre de 2024 apontou elevação de 0,4% ante igual período de 2023.

Com o segundo resultado negativo seguido, o volume de serviços de transporte de passageiros recuou 1,8%. Ainda em março, o segmento estava 5,6% abaixo do nível pré-pandemia e 27,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica em fevereiro de 2014. No acumulado do primeiro trimestre do ano, perdeu 7%.

O volume do transporte de cargas caiu 0,2% em março de 2024, após recuo de 1,6% em fevereiro. “O volume de serviços do segmento ficou 7,1 % abaixo do ponto mais alto de sua série [julho de 2023] e 33,5% acima do patamar pré-pandemia. No acumulado do primeiro trimestre do ano, variação positiva de 0,3%”, informa o IBGE.

Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços, 13 das 27 Unidades da Federação (UF) apresentaram elevação no volume de serviços em março. O impacto positivo mais importante veio de São Paulo (1,1%), Rio de Janeiro (1,1%), Minas Gerais (1,2%) e Espírito Santo (5,1%). Em movimento contrário, Rio Grande do Sul recusou 3,6%, seguido por Mato Grosso (7,6%), Distrito Federal (4%) e Mato Grosso do Sul (9,7%).

Primeiro trimestre

Também no acumulado do primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, houve taxas positivas em quatro das cinco atividades. Além disso, ocorreu avanço em 54,8% dos 166 tipos de serviços investigados. O setor mais positivo foi informação e comunicação (5,5%). As outras expansões foram em profissionais, administrativos e complementares (2,9%); serviços prestados às famílias (5,5%); e dos outros serviços (1,5%). A única queda no primeiro trimestre (3,5%) ficou com transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio.

Ainda no período, 19 das 27 UFs registraram expansão na receita real de serviços em março. Os destaques positivos foram Rio de Janeiro (4%), Minas Gerais (4,4%), Paraná (4,6%), Santa Catarina (5,5%) e Distrito Federal (9%). Já as influências negativas mais importantes foram São Paulo, com queda de 0,3%, Mato Grosso (5,6%), Mato Grosso do Sul (3,8%), Rio Grande do Sul (0,8%) e Goiás (1,9%).

Pesquisa

De acordo com o IBGE, os indicadores produzidos pela Pesquisa Mensal de Serviços permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor no país, “investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação”.

“Esta é a décima quinta divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, além de alterações metodológicas, com o objetivo de retratar mudanças econômicas na sociedade”, explica o IBGE.

DNIT libera tráfego de veículos na BR-158/RS

DNIT libera tráfego de veículos na BR-158/RS

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avançou com a recomposição do aterro que cedeu, durante as chuvas do início de maio, no km 306 da BR-158/RS, entre os municípios de Santa Maria e Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul. A recuperação da rodovia chegou até a base da pista. Com isso, o DNIT definiu pela liberação do trânsito no segmento, na segunda-feira (13), em ambos os sentidos e para todos os tipos de veículos.

Desde a semana passada, a BR-158/RS operava, entre os municípios, com tráfego de veículos permitido apenas em horários determinados e com restrição para veículos pesados. Técnicos da autarquia alertam que condutores que trafegam no segmento devem obrigatoriamente reduzir a velocidade. O trecho foi sinalizado de forma provisória, sendo a divisão de pista demarcada por cones. A parte recuperada da rodovia ainda aguarda pavimentação e sinalização definitivas, que devem ocorrer a partir desta terça-feira (14), caso as condições climáticas sejam favoráveis para a execução do serviço.

O trecho de toda a serra entre Itaara e Santa Maria segue em monitoramento devido às chuvas. Estão previstos, ao longo dos próximos dias, bloqueios parciais, em sistema de PARE e SIGA, para a continuidade das obras no local.

Nova turma do MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain está com inscrições abertas

Nova turma do MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain está com inscrições abertas

Pós-graduação ministrada pela ESPM terá aulas presenciais em São Paulo (SP)

O Instituto de Transporte e Logística abriu inscrições para a segunda turma do MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte.

Ministrado pela ESPM, o curso tem como base o pensamento prático do mundo dos negócios, com foco exclusivo no setor de transporte e logística. As aulas presenciais (380 horas) serão ministradas na cidade de São Paulo (SP). O MBA é voltado para empresários e executivos, além de profissionais de marketing, comunicação, vendas, atendimento ao cliente e tecnologia da informação. Inscreva-se no MBA até o dia 30 de junho.

Importante salvar toda a documentação exigida para que a sua inscrição seja corretamente avaliada no processo seletivo. Confira aqui o Guia de Inscrição.

Como é o MBA

Os profissionais que forem aprovados no processo seletivo para o MBA desenvolverão competências para atuar nas áreas de marketing estratégico e comunicação digital.

No final de oito encontros, eles serão capazes de planejar e gerenciar ações inovadoras e relevantes de marketing nas transportadoras e empresas que têm a área de supply chain como relevante na performance de seus negócios. Portanto, não perca a oportunidade. Acesse aqui a página do MBA e conheça todos os detalhes.

Esse curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT.

Cronograma da seleção

·       Inscrições: 29/04/2024 a 30/06/2024

·       Entrevistas: 24/06/2024 a 12/07/2024

·       Seleção/Aprovação: 15/07/2024 a 19/07/2024

·       1º módulo do curso: 12/08/2024

Em São Paulo, CNT discute reformulação na NR-11

Em São Paulo, CNT discute reformulação na NR-11

O debate ocorreu por ocasião da segunda reunião ordinária do grupo de trabalho do MTE e buscou esclarecer a aplicação da NR-11 ao setor de transporte

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) marcou presença na segunda reunião ordinária do Grupo de Trabalho Tripartite (GTT) da Comissão Tripartite Paritária Permanente do Ministério do Trabalho e Emprego (CTPP/MTE), para debater a reformulação integral da Norma Regulamentadora nº 11 (NR-11).

O encontro aconteceu na filial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo entre os dias 7 e 9 de maio. O primeiro dia foi marcado por uma reunião de bancada que buscou esclarecer a aplicação da NR-11 ao setor de transporte, especialmente o de cargas, que já é regulado pela legislação de trânsito. As partes chegaram a um compromisso para esclarecer que esta norma não se aplica ao transporte terrestre de cargas, aos caminhões nem a qualquer forma de transporte terrestre.

Nos outros dias, houve reuniões com representantes do Governo Federal e da bancada de trabalhadores. Durante todo o encontro, também foram discutidas propostas de novas regras para o transporte contínuo por correias e questões de armazenagem, que estão incorporadas em um capítulo específico.

De acordo com o assessor de Relações do Trabalho da CNT, Brunno Contarato, o processo de negociação tripartite, fundamental nesse contexto, envolve a participação de representantes do governo, dos empregadores e dos empregados. Para ele, esse método busca garantir que todas as partes interessadas possam contribuir e negociar de forma equilibrada, resultando em normas que reflitam as necessidades e realidades de todos os setores envolvidos nas relações de trabalho.

“As decisões dentro deste grupo são tomadas, em regra, com base no consenso, o que garante que as medidas adotadas sejam práticas e efetivas, promovendo a segurança e a eficiência no ambiente de trabalho”, conclui Contarato.

Representaram a CNT o assessor de Relações do Trabalho e membro do GTT, Brunno Contarato, e o empresário e assessor técnico Gustavo Cassiolato.

Ecosul isenta tarifa de pedágio na BR-116 e BR-392

Ecosul isenta tarifa de pedágio na BR-116 e BR-392

A isenção abrange transportes de donativos e carros de vítimas da enchente

Para auxiliar o povo gaúcho, que atualmente enfrenta o maior desastre ambiental já registrado e está em estado de calamidade pública, diversas ações estão sendo executadas por órgãos de todas as esferas.

Seguindo orientações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária Ecosul está isentando a tarifa de pedágio de veículos com ajuda humanitária que estejam trafegando pelas rodovias federais BR-116 e BR-392. O benefício também abrange carros de vítimas das enchentes e voluntários em ação humanitária nas regiões servidas pelas duas rodovias do contrato da Ecosul, na zona sul do Estado.

A liberação é concedida mediante um pedido que pode ser feito na Ouvidoria da concessionária, de modo a ter a placa liberada nas praças de pedágio. O canal para atendimento e esclarecimentos é o e-mail: ouvidoria.ecosul@ecosul.com.br ou o telefone 0800 724 1066.

Os esforços de toda parte estão sendo feitos para suprir o Rio Grande do Sul com alimentos, medicamentos e todo tipo de ajuda para reestabelecer as linhas de comunicação e alcançar milhares de pessoas isoladas.

A pedido da ANTT, países fronteiriços flexibilizam regras de transporte com origem e destino ao RS

A pedido da ANTT, países fronteiriços flexibilizam regras de transporte com origem e destino ao RS

As consultas quanto à possibilidade de entrada no país de veículos com donativos recebem tratamento prioritário

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), como Organismo de Coordenação Nacional dos Acordos de Transporte Terrestre Internacional, tem se somado aos esforços governamentais para facilitar os fluxos de pessoas e de bens de origem e destino para o Estado do Rio Grande do Sul.

A permanente interlocução com os países fronteiriços e demais organismos brasileiros tem permitido atuar imediatamente na adequação das regras aplicáveis ao transporte de cargas e de passageiros. Como resultado disso, a Argentina suspendeu a exigência de licença especial para os veículos zero quilômetro, e o Uruguai flexibilizou os pontos de ingresso e saída de seu território. Acima de tudo, as consultas quanto à possibilidade de entrada no país de veículos com donativos recebem tratamento prioritário.

A ANTT agradece as medidas concretas e o espírito de solidariedade dos vizinhos sul-americanos e segue vigilante para agir prontamente frente à atual situação de emergência.

Mercado eleva para 2,09% projeção de expansão da economia em 2024

Mercado eleva para 2,09% projeção de expansão da economia em 2024

Estimativa de inflação também subiu para 3,76%, diz Banco Central

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu de 2,05% para 2,09%. A estimativa está no boletim Focus desta segunda-feira (13), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) é crescimento de 2%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro também projeta expansão do PIB em 2%, para os dois anos.

Superando as projeções, em 2023 a economia brasileira cresceu 2,9%, com um valor total de R$ 10,9 trilhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, a taxa de crescimento havia sido 3%.

A previsão de cotação do dólar está em R$ 5 para o fim deste ano. No fim de 2025, a previsão é que a moeda americana fique em R$ 5,05.

Inflação

Nesta edição do Focus, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país –, em 2024, subiu de 3,72% para 3,76%. Para 2025, a projeção da inflação ficou em 3,66%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,5% para os dois anos.

A estimativa para 2024 está dentro do intervalo da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%. Para 2025 e 2026, as metas de inflação estão fixadas em 3%, com a mesma tolerância.

Em abril, pressionada pelos preços de alimentos e gastos com saúde e cuidados pessoais, a inflação do país foi 0,38%, acima do observado no mês anterior (0,16%), mas abaixo do apurado em abril do ano passado (0,61%). De acordo com o IBGE, em 12 meses, o IPCA acumula 3,69%.

Taxa de juros

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 10,5% ao ano pelo Comitê de Monetária (Copom). A alta recente do dólar e o aumento das incertezas fizeram o BC diminuir o ritmo do corte de juros, que vinham sendo de 0,5 ponto percentual, para 0,25 ponto.

De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, em um ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano, por sete vezes seguidas. Com o controle dos preços, o BC passou a realizar os cortes na Selic.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2024 em 9,75% ao ano. Para o fim de 2025, a estimativa é que a taxa básica caia para 9% ao ano, se mantenha nesse patamar em 2026 e caia para 8,63% em 2027.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

ANTT realizará Reunião Participativa sobre o projeto novo mercado de transporte rodoviário de cargas do e-commerce na etapa last mile

ANTT realizará Reunião Participativa sobre o projeto novo mercado de transporte rodoviário de cargas do e-commerce na etapa last mile

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no DOU de 10/05/2024, o Aviso da Reunião Participativa nº 9/2024, que tem o objetivo de colher sugestões sobre o projeto novo mercado de transporte de cargas do e-commerce na etapa last mile.

A sessão pública híbrida, presencial e virtual, será realizada da seguinte forma:

Local: Auditório Eliseu Resende, sede da ANTT, e ambiente virtual.

Data: 17 de maio de 2024.

Horário: 15 horas às 18 horas (horário de Brasília).

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 3 – Lote 10 – Projeto Orla Polo 8 – Sede da ANTT.

A documentação relativa ao objeto da Reunião Participativa estará disponível no sítio eletrônico da ANTT, https://participantt.antt.gov.br, no local referente à Reunião Participativa nº 009/2024.

Caso tenha interesse de subsidiar o posicionamento da CNT, o prazo para envio das contribuições por escrito será dia 24 de maio de 2024, para o e-mail diri@cnt.org.br.

Dúvidas e esclarecimentos adicionais, favor entrar em contato com a Assessora Maria Carolina Noronha, pelo email carolinanoronha@cnt.org.br ou pelo telefone (61) 2196-5726.

Sistema Transporte se solidariza com o Rio Grande do Sul e une esforços para auxiliar a população do estado

Sistema Transporte se solidariza com o Rio Grande do Sul e une esforços para auxiliar a população do estado

SEST SENAT passou a ofertar atendimento psicológico gratuito por meio de uma central nacional; unidades operacionais atuam como abrigo e centro logístico de doações no estado.

O Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) demonstra profunda tristeza com a situação que tem sido vivenciada no Rio Grande do Sul, devido às chuvas. Acreditamos que nesse momento o mais urgente é socorrer a população e evitar que novas vítimas sejam feitas. Como setor responsável pelo transporte de pessoas e produtos em todo o país, é fundamental destacar que o Sistema não mediará esforços para garantir o abastecimento do Rio Grande do Sul com os produtos mais necessário neste momento. Veja abaixo as ações que estão sendo realizadas pelo SEST SENAT em todo o país.

Atendimento psicológico gratuito

O SEST SENAT coloca-se ao lado das pessoas atingidas ao ofertar um serviço de apoio psicológico gratuito. As consultas podem ser agendadas pela Central de Atendimento, por meio do número (54) 3217-3444. Os profissionais responsáveis pertencem ao quadro nacional da entidade e farão o atendimento por videochamada ou presencialmente, nas unidades operacionais da rede.

Abrigo

A Unidade de Rio Grande foi acionada pela Defesa Civil e está preparada para receber 30 pessoas que foram afetadas pelas chuvas na região e precisam de abrigo no momento.

A unidade de Porto Alegre foi invadida pelas águas e permanece fechada. Todas as demais unidades do estado estão em funcionamento.

Centro logístico

A estrutura do SEST SENAT de Pelotas (RS) está funcionando como um centro logístico de recebimento de doações, coordenado pela Defesa Civil do estado. Outras unidades pelo país estão em diálogo com as autoridades locais, com o intuito de apoiar as ações necessárias.

Doações

Em todas as regiões do país as unidades estão recolhendo doações e articulando junto a empresas transportadoras o envio dos materiais para o estado. Os itens prioritários no momento são água, materiais de limpeza e higiene pessoal e cestas básicas.

Atenção a caminhoneiros

Em outra frente, as equipes do SEST SENAT no Rio Grande do Sul mantêm contato com caminhoneiros que ainda enfrentam dificuldades em rodovias fechadas. O objetivo é levantar as necessidades desses profissionais e dar o suporte necessário.

O Sistema Transporte seguirá vigilante e atuando com a união, a celeridade e a solidariedade que este momento exige.

ANTT libera pagamento de pedágio para veículos de carga com donativos acompanhados de viatura oficial no RS

ANTT libera pagamento de pedágio para veículos de carga com donativos acompanhados de viatura oficial no RS

Medida que facilita transporte com ajuda humanitária é válida em todo o território nacional

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (9), nova medida emergencial para agilizar e facilitar o transporte e a distribuição de donativos às comunidades afetadas no estado Rio Grande do Sul, que vivencia eventos climáticos adversos e severos.

A Portaria DG nº 112, de 9 de maio de 2024, além de manter todas as medidas e flexibilizações já anunciadas, estabelece que veículos de transporte de cargas que transportem donativos destinados à população atingida pela calamidade pública no estado terão o pagamento de pedágio dispensado nas rodovias federais concedidas em todo o Brasil, desde que acompanhados por uma viatura oficial de qualquer órgão público.

O objetivo é facilitar o fluxo de suprimentos essenciais para as áreas afetadas, garantindo que a ajuda humanitária chegue de forma rápida e eficiente. Com a dispensa do pagamento de pedágio, caso estejam com donativos e devidamente escoltados por veículos oficiais, os transportadores terão menos obstáculos logísticos durante o trajeto, possibilitando uma resposta mais ágil diante das necessidades emergenciais.

Além da isenção do pedágio, a Portaria mantém outras medidas anteriormente adotadas pela ANTT, como a priorização e dispensa dos procedimentos de fiscalização nos Postos de Pesagem Veicular em todas as rodovias federais concedidas para veículos de transporte rodoviário de cargas que transportem donativos. Também são mantidas as recomendações às concessionárias de rodovias federais para facilitar o fluxo de veículos de transporte rodoviário de cargas transportando donativos.

Medidas mantidas

  • Atendimento prioritário e dispensa de fiscalização: os veículos de transporte rodoviário de carga que transportem donativos destinados ao atendimento da população atingida pela calamidade pública no Rio Grande do Sul serão prioritariamente atendidos e dispensados dos procedimentos de fiscalização nos Postos de Pesagem Veicular (PPV's) em todas as Rodovias Federais Concedidas.
  • Flexibilização do transporte rodoviário de passageiros: os pontos de embarque e desembarque, a frequência mínima e o cumprimento do quadro de horários para as linhas de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros com destino ou origem no estado do Rio Grande do Sul serão flexibilizados, garantindo a continuidade da prestação de serviço de transporte à população.
  • Facilitação do fluxo de veículos de transporte rodoviário de carga: as concessionárias de Rodovias Federais serão recomendadas a envidar todos os esforços possíveis para facilitar o fluxo de veículos de transporte rodoviário de carga transportando donativos destinados ao atendimento da população atingida no estado.

Atuação humanitária

Além das medidas regulatórias e de fiscalização, a ANTT tem atuado de forma humanitária em duas frentes. Internamente, uma campanha de doação de itens básicos e pix foi lançada, enquanto equipes de fiscais da Agência estão sendo enviadas para os locais mais críticos do estado. Uma equipe já se encontra no Sul, levando donativos de Santa Catarina para o estado gaúcho, enquanto outro comboio já saiu de Brasília e está a caminho do Rio Grande do Sul para atuar na linha de frente da ajuda humanitária.

A Agência está monitorando continuamente a situação das estradas e ferrovias por meio de seu Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO). Recebendo informações em tempo real dos centros de controle das concessionárias, a ANTT emite relatórios diários sobre as condições de trafegabilidade nas rodovias concedidas e malhas ferroviárias federais, garantindo uma resposta ágil às necessidades de transporte na região afetada.

As ações emergenciais continuarão em vigor enquanto perdurar o estado de calamidade pública decretado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pelo Congresso Nacional ou até sua revogação pela ANTT.

Concessionárias gaúchas se empenham em recuperar trechos viários destruídos

Concessionárias gaúchas se empenham em recuperar trechos viários destruídos

Entre as ações, estão licitações da EGR para reconstrução de ponte na ERS-130, e obras emergenciais, da CSG, na ERS-122, entre outras

As chuvas que caem no Rio Grande do Sul, desde o fim do mês passado já provocou diversos estragos nas rodovias estaduais e federais do Estado.

Diante disso, as concessionárias Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) e Rota de Santa Maria (RSM) estão empenhadas em solucionar os problemas de forma rápida e segura.

No caso da EGR, a empresa está preparando uma licitação para reconstruir a ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, destruída pelas enchentes. A previsão é entregar a nova ponte em 8 meses. A medida, emergencial, faz parte do plano de ação para a recuperação de pontes e rodovias impactadas.

Já a CSG enfrenta problemas um pouco maiores, envolvendo as rodovias estaduais ERS-122, ERS-446 e ERS-240, além de trechos da RSC-453, BR-470 e RSC-287. Segundo a concessionária, em tempo recorde, foram sanadas 78% das ocorrências em sua área de cobertura, que abrange a totalidade da ERS-122, ERS-446 e ERS-240, além de trechos da RSC-453, BR-470 e RSC-287.

Nesta sexta-feira (10), continuam os trabalhos no sentido de liberar mais trechos das estradas bloqueadas sob administração da EGR, CSG e Rota de Maria.

Veja a situação desta sexta-feira (10)

Caminhos da Serra Gaúcha (CSG)

ATENÇÃO! Devido às chuvas das últimas horas, a CSG bloqueou, por medida, de segurança do km 99 ao 115 da ERS-122, em Flores da Cunha. A interdição é nos dois sentidos e visa se antever de possíveis deslizamentos no local.

  • ERS-122, km 39 ao 51, entre São Vendelino e Nova Milano, Farroupilha. Bloqueio total. Queda de barreira e afundamento de pista – homens trabalhando.
  • ERS-122, km 51 ao 54, próximo ao trecho em bloqueio entre São Vendelino e Nova Milano. Estreitamento de pista para reconstrução e manutenção de drenagem.
  • ERS-122, km 69, trevo do Contorno de Caxias do Sul. Pare e siga, guarda corpo e manutenção.
  • ERS-122, km 74 ao 82, do Expresso São Miguel ao Trevo de Caxias do Sul. Pare e siga, desobstrução por queda de barreira, e remoção de rochas.
  • ERS-122, km 106 ao 109, entre os km 103 e 115, Flores da Cunha e Antônio Prado. Liberado nos dois sentidos. Porém, o trecho necessita de velocidade controlada e interrupções ocasionais para manobra de maquinário. É preciso ter paciência. Obra em queda de barreira, remoção e manutenção. Grande volume de terra.
  • ERS-122, km 110 ao 115, entre Tenda Zulian e o Restaurante Zeca, em Antônio Prado. Pare e siga com interdição temporária. Desobstrução por queda de barreira.
  • ERS-122, do km 125 ao 127, entre Voler Móveis e Posto Petrobrás Andreazza, em Antônio Prado. Pare e siga para manutenção em sarjetas danificadas.
  • ERS-240, km 30 ao 31, entre Ponte 5 Banca Galzer e trevo de Montenegro. Pare e siga, recomposição de pavimento.
  • ERS-446, km 03 ao 07, próximo à Ponte Arroio Santa Clara. Estreitamento de pista devido a máquinas no local. Limpeza do sistema de drenagem, remoção de queda de barreira e manutenção em dreno. Mini escavadeira.
  • BRS-470, km 223 ao 225 entre Savar Pneus e Frigorífico JBS em Garibaldi. Estreitamento de pista, recomposição de pavimento.
  • RSC-453, km 105 ao 107, entre Entrada Frigorífico Gavazoni e Cantina 453 – Mecânica Turbo Diesel, Estreitamento de pista e Reparação em canaletas.

Pontos liberados

  • ERS-122, do km 0 ao 39, entre Portão a São Vendelino.
  • ERS-446, do km 0 ao 14, entre Carlos Barbosa e São Vendelino.
  • RSC-287, do km 0 ao 21, entre entroncamento com BR-386 e Montenegro.
  • ERS-240, dos km 0 ao 33, entre Montenegro e São Leopoldo.

Mesmo nos trechos liberados existem pontos que requerem atenção devido aos deslizamentos e quedas de barreiras.

Rota de Santa Maria (RSM)

A Concessionária iniciou, nessa quinta-feira (9), a intervenção no km 136 na Ponte sobre Várzea do Rio Pardo da RSC-287, em Candelária (RS).

Produção de caminhões acelera e sobe mais 60%

Produção de caminhões acelera e sobe mais 60%

No mês passado, foram fabricadas 11,7 mil unidades; no acumulado, alta foi de 29,1%

A produção de caminhões segue acelerada. No quadrimestre, saíram das linhas de montagem 41 mil veículos ante 31,8 mil unidades no mesmo período do ano passado. A fabricação de pesados avançou 29,1%, Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

De acordo com a Anfavea, em abril, a produção de caminhões chegou a 11,7 mil unidades, alta de 60,7% no comparativo com o mesmo mês de 2023. 

As vendas de caminhões também avançam no quadrimestre, segundo os dados da Anfavea. Foram comercializados 37,2 mil veículos, alta de 2,2% no comparativo com janeiro a abril de 2023. Nos primeiros quatro meses do ano passado, foram licenciadas 36,4 mil unidades. 

Em abril, as montadoras emplacaram 10,8 mil caminhões ante 7,8 mil unidades no ano anterior, uma evolução de 37,5%. Para o vice-presidente da Anfavea, Eduardo Freitas, o volume comercializado de caminhões no período segue em trajetória de alta. 

“Estamos retornando à normalidade no segmento. A média diária de vendas de caminhões em abril foi em torno de 500 unidades”, disse o dirigente.  

Caminho da Escola puxa produção de ônibus

Já o segmento de ônibus teve um quadrimestre mais “auspicioso”. A produção avançou 64,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Foram fabricadas 9,29 mil unidades ante 5,64 mil veículos. 

Em abril, segundo dados da Anfavea, saíram das linhas de montagem 2,80 mil ônibus, uma alta de 72,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. 

O bom momento nas linhas de montagem acontece pelas encomendas do programa Caminho da Escola. As entregas, segundo Freitas, se iniciaram em março, o que não ocorreu em 2023, quando os pedidos foram liberados até março. 

Em razão disso, os licenciamentos de janeiro a abril caíram 23,5%, passando de 7,62 mil unidades para 5,83 mil ônibus. Já no mês passado, foram emplacados 1,73 mil ônibus, evolução de 23,2% no comparativo com abril de 2023, segundo dados da Anfavea. 

“Curva de crescimento segue ascendente neste ano muito pelo Caminho da Escola e, também, pelas eleições municipais, quando geralmente há renovação de frota de ônibus. A expectativa segue positiva”, afirmou Freitas.