Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.
A solenidade de entrega do 22º Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, promovido pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), ocorreu ontem (9), no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A premiação, instituída há mais de 20 anos, tem como propósito reconhecer as empresas fornecedoras que mais se destacaram por seus produtos e serviços, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor.
O evento reuniu empresários, executivos, parceiros e representantes de destaque de todo o Brasil, e contou com a presença dos ex-presidentes da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, atual vice-presidente extraordinário para Assuntos Políticos da entidade, e Flávio Benatti, vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Também estiveram presentes o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Márcio de Lima Leite; o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), José Carlos Sprícigo, e a diretora de Portfólio da RX Brasil, Mayra Nardy. Durante a cerimônia, eles entregaram premiações e enfatizaram, em suas falas, a dimensão do evento para o mercado e o trabalho notável da NTC&Logística.
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destacou o compromisso da Associação em promover e incentivar as parcerias entre empresas de transporte de cargas e fornecedores: “É uma alegria muito grande estar aqui hoje, neste evento tão querido e respeitado por todos nós. Quero fazer um agradecimento especial aos ex-presidentes da NTC&Logística, à nossa diretoria executiva e aos presidentes da ANFIR e da ANFAVEA, além da diretora de Portfólio da RX Brasil. A presença de vocês reforça a importância de valorizarmos toda a cadeia produtiva do transporte, representada por esses setores tão essenciais. Desde que foi instituído, o Prêmio tem como objetivo nosso reconhecimento aos fornecedores do setor, confirmando que estamos atentos às inovações que a indústria promove, além de fortalecer o relacionamento para trocas importantes e contribuições de melhorias, sempre tendo em vista o desenvolvimento do Transporte RODOVIáRIO de Cargas e do país”.
Rebuzzi ressaltou, ainda, a importância da pesquisa conduzida pelo Instituto DataFolha, responsável pela seleção dos vencedores: “Quero salientar a pesquisa realizada pelo DataFolha, ratificando credibilidade e abrangência à premiação, com mais de 500 marcas citadas em diversas regiões do país. Isso reflete a relevância do nosso setor, essencial e estratégico para o funcionamento da economia. Parabenizo todos os mencionados na pesquisa e, especialmente, os vencedores desta edição. O trabalho sério e dedicado de cada marca está sendo publicamente reconhecido, e estamos muito felizes em proporcionar este momento”.
Na sequência, Paulo Alves, gerente de Pesquisa de Mercado do Instituto DataFolha, apresentou a metodologia utilizada na seleção dos vencedores da 22ª edição. Ele detalhou os critérios e as etapas da avaliação, oferecendo uma visão clara do processo antes da revelação dos resultados.
Ao longo da noite, foram premiadas 15 categorias de empresas fornecedoras do Transporte Rodoviário de Cargas. A entrega dos troféus foi realizada por Eduardo Rebuzzi, acompanhado do vice-presidente Antônio Luiz Leite, do diretor financeiro José Maria Gomes e da vice-presidente para a Pauta ESG, Joyce Bessa.
Vencedores por categoria:
•Caminhões Semileves e Leves: Mercedes-Benz
•Fabricantes de Pneus: Michelin
•Softwares de Gestão: TOTVS
•Gerenciadoras de Risco: Buonny
•Caminhões Médios: Mercedes-Benz
•Instituições Financeiras: Bradesco
•Redes Distribuidoras de Combustíveis: Petrobras
•Caminhões Semipesados: Mercedes-Benz
•Carrocerias e Implementos: Randon
•Concessionárias de Rodovias: Grupo CCR
•Caminhões Pesados: Scania
•Rastreadores Eletrônicos: Sascar
•Corretoras de Seguro de Carga: Apisul
•Meios de Pagamento Eletrônico: Roadcard
•Caminhões Elétricos: Scania
Além da premiação, os convidados prestigiaram a harpista Kátia Galasso, que realizou apresentações ao longo da cerimônia, e puderam visitar uma exposição exclusiva dedicada ao diretor Billy Wilder, conduzida pela coordenadora do MIS, Solange Moscato.
O evento foi realizado pela NTC&Logística, com patrocínio das empresas EVO, Pamcary, Roadcard e Sompo Seguros, e apoio da Mercedes-Benz.
Apoio institucional: Sistema Transporte (CNT/SEST SENAT/ITL) e Fundação Memória do Transporte (FuMTran).
Unidade oferece ainda mais agilidade e segurança para o transporte de encomendas aos clientes da região; expansão acompanha recentes investimentos federais em infraestrutura no estado
A Jamef Transportes, uma das maiores empresas de transporte e logística do Brasil, acaba de anunciar um novo endereço no Pará.O anúncio acompanha os recentes investimentos federais em infraestrutura de transportes do estado, que somam mais de R$ 1,4 bilhão e impulsionam a logística e o crescimento econômico da região. A filial oferecerá ainda mais agilidade e soluções personalizadas para o transporte de encomendas, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento de Belém.
A unidade está estrategicamente localizada no Condomínio LOG, na Rodovia BR-316 – Km 20 – S/N – Bloco 14 – Galpão 01, no Bairro Canutama, Benevides (PA), com acesso às principais rotas comerciais da região. A Jamef Transportes atende a diversos segmentos e, com a expansão, otimiza o atendimento nas cidades metropolitanas da região com serviços de coletas e entregas adaptados às necessidades de cada cliente.
“A Jamef é uma empresa de vanguarda, com um know-how muito grande no setor de transportes. Essa unidade é mais um passo importante na nossa estratégia de expansão no Norte do Brasil e, com os recentes investimentos em infraestrutura, podemos oferecer aos nossos clientes da região um atendimento personalizado e ainda mais eficiente, com a segurança e confiabilidade que são nossas marcas registradas”, garante Luciana Batista, gerente da Filial Fortaleza/CE.
A filial de Belém, com 5 mil m², inclui docas com instalação de plataformas niveladoras e se integra à rede de logística da Jamef, que possui uma frota com mais de 1.200 caminhões e 4 mil colaboradores localizados em diversas regiões do país, rastreamento via satélite 24 horas por dia, sete dias por semana, e segurança e monitoramento em todos os seus terminais.
O evento de inauguração, que aconteceu no dia 2 de dezembro, contou com a participação de todos os colaboradores da região. “Queremos nos consolidar ainda mais no Pará com aquilo que fazemos de melhor: serviços de qualidade com rapidez, segurança, compromisso e responsabilidade, sempre comprometidos com o desenvolvimento local e nacional”, conclui Batista.
A Infra S.A. marcou presença, nesta sexta-feira (6), na mesa redonda promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para discutir métodos consensuais de resolução de litígios em contratos de concessão rodoviária.
O evento, conduzido pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, reuniu o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, além de autoridades, especialistas e representantes do setor privado.
Durante a abertura do evento, Zymler destacou que esse modelo de resolução contribui para a sustentabilidade e a melhoria da performance de contratos que se encontram “estressados”, o que é crucial para garantir o retorno de investimentos e o aprimoramento dos serviços prestados aos usuários das rodovias.
Na ocasião, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destacou a atuação da empresa na análise de propostas de aditivos contratuais.
“A Infra S.A. desempenha um papel estratégico nesse processo, ao atuar como ponte entre concessionárias, órgãos reguladores e o governo federal”, disse.
Ainda segundo Bastos, o trabalho da empresa garante que as soluções estejam em sintonia com as expectativas do governo e da sociedade, fortalecendo a segurança jurídica dos contratos e acelerando a execução de investimentos.
A participação da Infra S.A. reforça o papel da empresa na promoção de soluções inovadoras e colaborativas para os desafios do setor RODOVIáRIO.
Expectativa é que Selic chegue a 12% neste ano, segundo Boletim Focus
O mercado financeiro trabalha com expectativas de alta em todos os índices que compõem o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Banco Central. No caso do Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no Brasil), a previsão é que a economia do país crescerá 3,39% em 2024.
Para os anos subsequentes (2025 e 2026), a expectativa é de crescimento de 2%. No boletim da semana passada, o mercado previa que o PIB brasileiro fecharia o ano corrente com um crescimento de 3,22%. Há quatro semanas, a previsão era de que o país cresceria 3,1%.
No segundo trimestre do ano, o PIB surpreendeu, subindo 1,4% em comparação com o primeiro trimestre. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o segundo trimestre de 2023, a alta ficou em 3,3%.
IPCA, dólar e Selic
Expectativas de alta também para a inflação, para a Selic e para a cotação do dólar. Para o mercado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, considerado a inflação oficial do país) deve fechar 2024 em 4,84%, percentual acima da previsão divulgada na semana passada (4,71%) e há quatro semanas (4,62%). Para 2025 e 2026, e expectativa é que a inflação do país fique em 4,59% e 4%, respectivamente.
Já a taxa básica de juros apresentou alta de 0,25 ponto percentual nas expectativas do mercado, passando de 11,75% para 12%. Quando o Copom aumenta a taxa Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
No entanto, os bancos consideram outros fatores, além da Selic, na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
Com relação à moeda norte-americana, as projeções do mercado financeiro para a cotação ao final do ano passaram de R$ 5,70, na semana passada, para R$ 5,95. Há quatro semanas, o mercado trabalhava com a expectativa de o dólar fechar o ano a R$ 5,55. Para 2025, o mercado projeta que a moeda feche o ano valendo R$ 5,77 e, para 2026, as projeções são que o dólar fique cotado a R$ 5,73.
A partir de 1º de janeiro de 2025, será permitido apenas o uso de modelos de Vale-Pedágio eletrônico
A partir do dia 1º de janeiro de 2025, o Vale-Pedágio obrigatório passará a valer de forma eletrônica, com o uso de TAGs. Dessa forma, os modelos operacionais atuais, cartão e cupom, serão descontinuados. A nova regra foi estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Resolução nº 6.024, de 3 de agosto de 2024.
A mudança tem como principais objetivos aumentar a eficiência, a segurança e a aderência às normas no Transporte RODOVIáRIO de Cargas, além de adequar o Vale-Pedágio obrigatório às novas tecnologias para a cobrança de pedágio, como o Free Flow (Sistema de Pedagiamento Eletrônico). A exigência do uso de sistemas eletrônicos, as TAGs, praticamente elimina os meios de pagamento físicos, reduzindo o tempo de espera em praças de pedágio, permitindo maior previsibilidade no planejamento logístico de transportadores e embarcadores.
De acordo com o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC/ANTT), José Aires Amaral Filho, essa mudança permitirá que os transportadores tenham mais segurança jurídica e que se tenha uma fiscalização mais eficaz e eficiente sobre o pagamento antecipado do Vale-Pedágio obrigatório.“O pagamento automatizado, compatível com a tecnologia Free Flow, não apenas reduz as evasões de pedágio, mas também fortalece a adesão ao Vale-Pedágio obrigatório, um direito essencial conquistado pelos transportadores. Com isso, teremos menos tempo de espera para caminhoneiros, filas reduzidas nas praças de pedágio e uma logística mais eficiente, contribuindo diretamente para a redução de custos no transporte e para a competitividade do setor no país”, destacou Amaral.
Os embarcadores ou equiparados que não utilizam as TAGs como meio de antecipação do Vale-Pedágio obrigatório terão até o dia 31 de dezembro de 2024 para fazer a migração.
Museu da Imagem e do Som de São Paulo, local onde será realizada a cerimônia de entrega da 22ª edição do Prêmio NTC Fornecedores do Transporte.
A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) promoverá hoje, dia 9 de dezembro, a 22ª edição do Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, uma das mais tradicionais iniciativas do setor de Transporte RODOVIáRIO de Cargas. Criado em 1998, o prêmio tem como objetivo valorizar as empresas fornecedoras que mais se destacaram em seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento do setor.
Nesta edição, a solenidade de entrega do prêmio será realizada no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Empresários, executivos e representantes do setor estarão presentes para prestigiar as empresas eleitas como as melhores do ano.
A escolha dos vencedores é conduzida pelo Instituto DataFolha, referência nacional em pesquisas de mercado. Fundado em 1983, o instituto é conhecido pelo rigor metodológico e pela transparência de seus processos, garantindo que os resultados reflitam a percepção do setor de forma justa e imparcial . Essa parceria fortalece a credibilidade do prêmio e reafirma sua importância no cenário logístico brasileiro.
Ao todo, quinze (15) categorias serão premiadas, abrangendo diferentes segmentos fundamentais para o Transporte Rodoviário de Cargas:
Caminhões Semileves e Leves;
Caminhões Médios;
Caminhões Semipesados;
Caminhões Pesados;
Caminhões Elétricos;
Carrocerias e Implementos;
Fabricantes de Pneus;
Rastreadores Eletrônicos;
Corretoras de Seguro de Carga;
Softwares de Gestão;
Redes Distribuidoras de Combustíveis;
Concessionárias de Rodovias;
Gerenciadoras de Risco;
Instituições Financeiras;
Meios de Pagamento Eletrônico.
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, ressalta a relevância da premiação: “O Prêmio NTC Fornecedores do Transporte é resultante de pesquisa de mercado de total confiabilidade e visa valorizar as empresas fornecedoras do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil. Essa homenagem ratifica nosso compromisso de incentivo à busca pela qualidade, potencializando a parceria entre transportadoras e fornecedores para o avanço do setor”. O Prêmio NTC Fornecedores do Transporte distingue-se como iniciativa voltada ao fortalecimento do mercado e estímulo à inovação, ao aprimoramento e à sustentabilidade das empresas que compõem a cadeia logística nacional. Mais do que uma celebração, o prêmio é um reconhecimento do esforço e da dedicação que impulsionam o setor.
A publicação dos AJUSTES SINIEF nº 48, 49 e 50, todos de 9 de dezembro de 2022, trouxe importante alteração nas obrigações acessórias relacionadas aos documentos fiscais eletrônicos, marcando um avanço significativo na modernização tributária no Brasil.
Entre as mudanças, destacamos a dispensa da impressão de documentos fiscais auxiliares, como o DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) e o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), que representam um impacto direto no dia a dia das empresas e na eficiência da fiscalização das empresas de Transporte RODOVIáRIO de Cargas – TRC.
A publicação desses Ajustes SINIEF acompanham uma tendência global de modernização tecnológica dos processos fiscais, com o objetivo de tornar os sistemas tributários mais eficientes e menos dependentes de documentos físicos, tornando a fiscalização mais ágil e eficiente.
No entanto, para que essas mudanças tragam reais benefícios, é imprescindível que todas as Secretarias da Fazenda dos Estados (SEFAZ) internalizem os Ajustes para que seja prevista a dispensa em suas legislações tributárias.
A impressão de documentos fiscais auxiliares sempre representou um custo adicional para empresas que atuam no setor de transporte de cargas e logística. Com a dispensa da impressão, as empresas podem reduzir gastos com papel, toner, manutenção de impressoras e logística de arquivamento físico desses documentos.
Para além dos benefícios apontados com a internalização dos AJUSTES SINIEF, é essencial garantir a uniformidade na aplicação das regras de fiscalização em todo o território brasileiro, para que as empresas do TRC tenham segurança jurídica em suas operações.
A dispensa de documentos fiscais auxiliares impressos também reforça o compromisso do setor com a sustentabilidade. A redução do consumo de papel impacta positivamente o meio ambiente, contribuindo para práticas empresariais e governamentais mais sustentáveis, e vem ao encontro do projeto “Logística Sem Papel” que o TRC sempre apoiou.
A NTC&Logística vem acompanhando o tema e reforça a necessidade do apoio e atuação das FEDERAÇÕES do TRC para que todas as SEFAZ atendam à disposição dos Ajustes, já que, passados quase dois anos de sua publicação, ainda não temos respostas de todos os Estados aos nossos Ofícios, enviados em 03/04/2023, com a referência “Ajustes SINIEF – Logística Sem Papel”.
A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a primeira edição do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado) de 2025 nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, interior do Paraná. O evento é organizado em parceria com a FETRANSPAR (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná) e conta com o apoio dos sindicatos filiados à entidade.
O CONET&Intersindical é dividido em duas etapas:
1 – o CONET, cujo enfoque é a apresentação de pesquisas de mercado realizadas pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE) da NTC&Logística, e a discussão de custos e tarifas do setor;
2 – a Intersindical, que aborda temas essenciais para o desenvolvimento das atividades do Transporte RODOVIáRIO de Cargas.
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, salienta a importância do CONET&Intersindical e o destacado papel do Paraná na economia nacional: “Com ampla produtividade em diversos setores econômicos, o estado do Paraná tem significativo desempenho no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e na Logística, nos âmbitos regional, nacional e internacional. Estamos certos de que esse encontro em Foz do Iguaçu será de grande valor. Esperamos ver reunidos todos os empresários, representantes de entidades e executivos do setor nesse tradicional fórum do TRC”.
O CONET&Intersindical é reconhecido por reunir os principais protagonistas do Transporte Rodoviário de Cargas, promovendo debates de alto nível, troca de experiências e construção de soluções inovadoras para o setor. Além disso, o evento é uma oportunidade para fortalecer parcerias estratégicas e compartilhar boas práticas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social.
“Estamos entusiasmados com a realização desse grande encontro do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), que, em parceria com a NTC&Logística, empresários, executivos, representantes e líderes sindicais, além de palestrantes e especialistas nos assuntos a serem abordados, busca unir esforços para encontrar as melhores e mais eficientes soluções para o setor. Já tivemos uma edição do CONET em Curitiba e, agora, será a vez de Foz do Iguaçu receber esse relevante evento”, ressalta o presidente do Sistema Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli.
● NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística)
● Entidade anfitriã: FETRANSPAR (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná)
● Apoio: Sindicatos filiados à entidade
Apoios institucionais:
● Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; ITL – Instituto de Transporte e Logística)
Negociações de livre comércio somam 750 milhões de pessoas
Os chefes de Estado do Mercosul e a representante da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciaram, nesta sexta-feira (6), que foi firmado o acordo de livre comércio para redução das tarifas de exportação entre os países que compõem esses mercados. As negociações se arrastavam há 25 anos.
O acordo foi anunciado em coletiva de imprensa em Montevidéu, no Uruguai, onde ocorre a 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.
Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente argentino, Javier Milei; do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, e do Paraguai, Santiago Peña, foi anunciado que as negociações foram concluídas para regras de livre comércio entre os países dos blocos. Ao todo, o acordo envolve nações que somam mais de 750 milhões de pessoas.
A presidente da Comissão Europeia destacou que a medida marca o início de uma nova história. “Agora estou ansiosa para discutir isso com os países da UE. Este acordo funcionará para pessoas e empresas. Mais empregos. Mais escolhas. Prosperidade compartilhada”.
Assinatura
Apesar das negociações terem sido encerradas, ainda é necessário que o acordo seja assinado. Os textos negociados passarão por revisão jurídica e serão traduzidos para os idiomas oficiais dos países. Em seguida, o acordo precisa ser aprovado internamente em cada uma das nações. Não há prazo para a finalização desse processo.
“Após a assinatura entre as partes, o Acordo será submetido aos procedimentos de cada parte para aprovação interna – no caso do Brasil, o Acordo será submetido à aprovação pelo Poder Legislativo. Uma vez aprovado internamente, o Acordo pode ser ratificado por cada uma das partes, etapa que permite a entrada em vigor do Acordo”, informou o governo brasileiro.
Oportunidade
O presidente do Uruguai, anfitrião do encontro que anunciou o fim das negociações, lembrou que o acordo foi possível apesar das diferenças políticas entre os países do Mercosul. Para o mandatário uruguaio, é uma oportunidade.
“Um acordo desse tipo não é uma solução. Não há mais soluções mágicas. Não há burocratas ou governos para firmar a propriedade. É uma oportunidade. É muito importante que os passos sejam pequenos, mas seguros”.
A presidente da Comissão Europeia lembrou dos laços históricos entre os dois continentes e que o acordo é uma “necessidade POLíTICA” em um mundo cada vez mais fragmentado e convulsionado.
Ursula von der Leyen disse ainda que está consciente da oposição de agricultores europeus, especialmente os franceses, preocupados que uma invasão de produtos do Mercosul lhes tomem mercado. “Este acordo inclui salvaguardas robustas para protegê-los”, comentou.
Segundo ela, o acordo deve beneficiar cerca de 60 mil empresas que exportam para os países do Mercosul, com uma economia de 4 bilhões de euros. “Se beneficiam de tarifas reduzidas, processos aduaneiros mais simples e também de acesso preferencial a algumas matérias-primas essenciais. Isso trará grandes oportunidades de negócios”.
Meio Ambiente
Para a representante europeia, o acordo firmado entre os blocos vai permitir que os investimentos feitos respeitem o meio ambiente.
“O acordo entre o Mercosul e a União Europeia é este primeiro passo para o acordo de Paris e para poder combater o desmatamento. O presidente Lula e seus esforços para proteger a Amazônia são bem-vindos e necessários, mas preservar a Amazônia é uma responsabilidade compartilhada de toda a humanidade”, completou.
Projeto foi debatido na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; intenção é criar nova rodovia para caminhões e ônibus
A construção de uma terceira pista no Sistema Anchieta-Imigrantes foi discutida durante uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (4/12).
O projeto pretende dobrar a capacidade de veículos pesados e desafogar o trânsito constante nas rodovias do SAI e no Porto de Santos.
Essa terceira pista da rodovia ligaria o porto de Santos à capital paulista. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) autorizou a Ecovias, concessionária que administra o SAI, a iniciar os estudos para a implementação dessa via.
Os estudos incluem análises de tráfego, avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas, além de relatórios sobre os possíveis impactos ambientais. Recentemente, a Ecovias reforçou o atendimento médico nas rodovias.
O diretor superintendente das concessionárias Ecovias e Ecopistas, Ronald Marangon, destacou, durante a reunião, os objetivos e benefícios que a terceira pista traria, como a capacidade de dobrar a carga para o porto de Santos e desafogar o trânsito nas outras duas pistas.
“A gente espera mais do que dobrar a capacidade para o tráfego de caminhões e ônibus no sentido do Porto de Santos”.
O projeto conta com a construção de túneis que serão projetados especialmente para o tráfego de veículos pesados, facilitando o transporte de cargas.
Realizada na noite desta quarta-feira (4), em Brasília, a cerimônia da 31ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo de 2024 reuniu líderes e representantes do setor de Transporte de todo o Brasil. Entre os presentes, estavam o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, membros da diretoria da entidade e de diversas entidades que atuam para fortalecer o setor de Transporte.
As reportagens vencedoras, reconhecidas pelos relevantes conteúdos e abordagens, deram espaço para a ratificação do impacto transformador do Transporte no desenvolvimento econômico e social do Brasil.
“O nosso setor tem consciência de sua responsabilidade social, econômica e ambiental. Por isso, por meio de ações concretas, assumimos um protagonismo importante em relação a temas caros para o Brasil e o mundo, como a agenda da sustentabilidade”, afirmou o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.
O presidente mencionou, como exemplo, a participação do Sistema Transporte na COP29, realizada em novembro, em Baku, no Azerbaijão, quando o setor liderou debates sobre a Agenda ESG. Também ressaltou o trabalho contínuo junto às empresas de transporte pela implementação de iniciativas ambientais, sociais e de governança no dia a dia de suas operações.
Com o tema “Futuro em Pauta”, o Prêmio CNT de Jornalismo deste ano enfatizou o papel essencial da imprensa em revelar desafios e oportunidades do setor, promovendo debates que vão além das questões logísticas e impactam toda a sociedade. “Acreditamos que uma imprensa livre e atuante é indispensável para indicar os rumos do desenvolvimento do setor transportador e fortalecer os pilares de uma sociedade democrática”, declarou Costa.
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, também salientou a relevância do prêmio como instrumento de valorização do setor e da imprensa. “Iniciativas como o Prêmio CNT de Jornalismo são fundamentais para realçar o papel do Transporte RODOVIáRIO de Cargas como pilar estratégico da cadeia produtiva do Brasil. Além disso, reconhecem o trabalho da imprensa séria e comprometida, que ajuda a dar visibilidade aos desafios e às conquistas do nosso setor”, afirmou Rebuzzi.
Encerrando as comemorações dos 70 anos da Confederação Nacional do Transporte, o evento coroou uma trajetória de compromisso com o progresso do país e com a valorização do transporte em todas as suas dimensões. “Em nome da CNT, posso assegurar que continuaremos a ser uma voz ativa e influente, defendendo os interesses do setor e promovendo inovações que nos conduzam a um transporte cada vez mais moderno, sustentável e eficiente”, concluiu Vander Costa.
Na última terça-feira, 3 de dezembro, foi realizada a Reunião Ordinária da Seção II da Confederação Nacional do Transporte (CNT), conduzida pelo presidente da Seção, Eduardo Rebuzzi, que também preside a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Participaram da reunião presidentes de federações e associações nacionais do Transporte RODOVIáRIO de Cargas (TRC), além de outras importantes entidades integrantes desse fórum.
Durante a reunião, foram discutidos temas essenciais para o setor. Entre os assuntos, destacam-se: os preparativos para a COP 29 e COP 30, relatados por Vinicius Ladeira, diretor adjunto nacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT); o Índice CNT de Confiança do Transportador, sob relato da Diretoria Executiva da entidade; a PEC 6×1, apresentada por Andrea Cavalcanti, gerente executiva do Poder Legislativo da CNT. Também foram abordados os seguintes itens: Agenda Mínima: Trabalhistas, Tributárias, Meio Ambiente e Tarifas, sob a relatoria da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), e Indicados para a Medalha JK.
A reunião também tratou de questões como penhora online; avaliação dos padrões dos contratos de concessão e ausência de efetividade da fiscalização das concessões pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), relatadas pela Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (FETRANCESC); demandas perante o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e perante o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), relatadas pefa Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais (FETCEMG), assim como atualizações sobre multas da ANTT e sobre Autorizações Especiais de Trânsito (AET) para bitrens de 9 eixos.
Eventos jurídicos trabalhistas realizados também constaram da pauta de assuntos, tendo por relatores o Dr. Narciso Figueirôa Junior, da NTC&Logística, e Frederico Toledo Melo, da CNT.
Ao final do encontro, o presidente Eduardo Rebuzzi reforçou a importância das discussões realizadas e dos avanços obtidos para o setor: “Esta reunião foi fundamental para alinhar estratégias e reforçar demandas relevantes que impactam diretamente o Transporte Rodoviário de Cargas. O trabalho coletivo das entidades aqui presentes é essencial para continuarmos avançando e consolidando soluções que promovam o desenvolvimento do setor e da economia brasileira”.
Na última quarta-feira, 4 de dezembro, foi realizada a 63ª Reunião Ordinária Conjunta dos Conselhos Nacionais do SEST e SENAT, no Auditório Thiers Fattori Costa, em Brasília. Sob a condução da diretora nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, o encontro reuniu representantes de Conselhos de todo o Brasil.
O presidente da NTC&Logística Eduardo Rebuzzi, que também preside o Conselho Regional do SEST SENAT do Rio de Janeiro (CRRJ) e a Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSCARGA), participou da reunião, assim como esteve presente o vice-presidente da NTC&Logística e presidente da Fundação Memória do Transporte (FuMTran), Antonio Luiz Leite.
Entre os itens em pauta, destaca-se a apresentação para análise do Plano de Atividades para o exercício de 2025, com as ações estratégicas do SEST e SENAT previstas para o próximo ano.
O presidente do CRRJ, Eduardo Rebuzzi, frisou a importância do encontro: “Essa reunião reafirma o compromisso do SEST e do SENAT em promover ações que beneficiem não apenas os trabalhadores do setor de Transporte, mas também a sociedade. É fundamental que esses debates sejam guiados por uma visão de futuro, sempre alinhados às necessidades do nosso país. Estamos certos de que o planejamento para 2025 trará progressos para o setor”.
A reunião também serviu como espaço de integração e troca de experiências entre os conselheiros, fortalecendo a atuação conjunta dos Conselhos Nacionais. O SEST e o SENAT seguem como pilares fundamentais na qualificação profissional, assistência social e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor de Transporte no Brasil.
Iniciativa marca o Dia Nacional da Acessibilidade e reforça o compromisso do Sistema Transporte com a inclusão, acessibilidade e diversidade no setor transportador
O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) deu início, nesta quinta-feira (5), a uma capacitação de seus colaboradores para embasar a implementação do programa Rota da Acessibilidade e da POLíTICA de Acessibilidade, assinada pelo presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, em setembro. A iniciativa visa compartilhar conhecimento e experiências e propor ações práticas voltadas a pessoas com mobilidade reduzida, transtornos de neurodesenvolvimento e outras deficiências.
Representando o diretor executivo nacional interino do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, o gerente executivo de Promoção Social do SEST SENAT, Jean Michel, destacou a importância da data escolhida: o Dia Nacional da Acessibilidade. “Este evento é um passo significativo para ações concretas no Sistema Transporte e no setor transportador como um todo”, afirmou. Ele apresentou ainda os seis eixos principais do Programa: sensibilização e capacitação; infraestrutura e mobiliários; tecnologia e web; tecnologia assistiva; produtos, serviços e eventos acessíveis, e entrada, permanência e desenvolvimento de carreira.
O gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da CNT (Confederação Nacional do Transporte), João Guilherme Abrahão, por sua vez, enfatizou a maneira como a representação institucional da CNT trabalha o tema da acessibilidade junto aos Três Poderes. “A Política de Acessibilidade e o programa Rota da Acessibilidade reafirmam o compromisso do setor com a acessibilidade e com diversos outros temas relacionados à diversidade e inclusão. Para que essas questões sejam efetivas, é necessário oferecer garantias”, afirmou.
Já a diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende, destacou estudos, pesquisas, análises e publicações da Confederação que tratam de questões referentes à acessibilidade no transporte, como a Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana e a Pesquisa CNT Perfil Empresarial – Transporte RODOVIáRIO Interestadual de Passageiros, ambas lançadas neste ano. “Com esses levantamentos, as empresas de transporte conseguem avançar nesse tema e garantir um transporte mais acessível e inclusivo para que todos tenham o direito de ser atendidos nas mesmas condições”, frisou.
Ainda durante a abertura do evento, o diretor executivo do ITL (Instituto de Transporte e Logística), João Victor Mendes, reforçou a importância da acessibilidade como um direito universal, indo além de estruturas físicas. “A acessibilidade vai muito além de rampas e elevadores. Ela simboliza o direito de cada pessoa de participar plenamente da vida social, cultural e econômica, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou emocionais”, afirmou Mendes.
O diretor ressaltou que a inclusão deve ser prioridade no planejamento urbano, na educação, na tecnologia e na comunicação, beneficiando toda a população a partir de ambientes mais seguros. Ele também enfatizou o papel do ITL em apoiar iniciativas como a Rota da Acessibilidade e garantir instalações acessíveis em busca de um futuro inclusivo e sustentável, uma vez que essa é uma causa de todos.
Capacitação intensiva
Ao longo do dia, o evento de capacitação contou com a participação de especialistas e representantes de instituições ligadas às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e transtornos do neurodesenvolvimento. Eles compartilharam perspectivas e conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de boas práticas de acessibilidade e interação inclusiva.
O Núcleo ESG da Gerência Executiva de Governança e Estratégia do SEST SENAT abriu a programação com a apresentação “Estratégia ESG para a Cultura e Desenvolvimento Humano”, que reforçou a importância das práticas sustentáveis e inclusivas no setor.
Na sequência, a consultora Adriana Barufaldi apresentou o “Plano de Trabalho para a Execução do Programa Rota da Acessibilidade e Implantação da Política de Acessibilidade do Sistema Transporte”, detalhando diretrizes práticas para consolidar a acessibilidade como um pilar estruturante do setor de transporte.
Histórias que inspiram
O evento também deu voz a pessoas com deficiência que lideram iniciativas transformadoras. A fundadora da empresa Acessibilizei, Luiza Habib, abordou como a acessibilidade impulsiona a inovação, enquanto Gabriel Leandro, do programa Incluo, do Instituto Mano Down, discutiu a necessidade de substituir preconceitos por novos conceitos.
Na abertura da tarde, Raquel Moreno, do movimento Caminhoneiros Surdos do Brasil, compartilhou as conquistas e os desafios enfrentados por pessoas com surdocegueira no setor de transporte. Já o presidente do Instituto de Promoção das Pessoas com Deficiência Visual, Fernando Rodrigues, apresentou suas vivências e reflexões sobre como superar barreiras.
Tecnologia, saúde e mercado de trabalho
A programação incluiu palestras sobre práticas inclusivas em saúde, com Adriana Modesto, da Universidade de Brasília, e sobre o papel da tecnologia na acessibilidade digital, com Victoria Albuquerque, UX Writing da Localiza. Outro destaque foi a apresentação do novo formato da Feira de Empregabilidade, liderada pela Gerência Executiva de Negócios e Serviços Corporativos do SEST SENAT.
O evento foi encerrado com a palestra de Adinilson Marins, representante do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e da Fenapaes (Federação Nacional das Apaes): “Inclusão em Movimento: desconstruindo estigmas e ampliando caminhos no mercado de trabalho”.
Política de Acessibilidade do Sistema Transporte
A Política de Acessibilidade do Sistema Transporte reúne diretrizes, práticas e medidas para assegurar que todos os produtos, serviços e ambientes físicos e virtuais sejam acessíveis e utilizáveis por todas as pessoas. Isso inclui pessoas com mobilidade reduzida, transtornos de neurodesenvolvimento e outras deficiências.
O Programa Rota da Acessibilidade, iniciativa do SEST SENAT, busca promover a inclusão e a acessibilidade, de maneira ampla, tanto para colaboradores quanto para os trabalhadores e clientes do setor de transporte. O objetivo é garantir igualdade de oportunidades e atendimento a legislações, como a Lei de Cotas e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
O Programa visa transformar o setor de transporte, historicamente desafiado na empregabilidade de pessoas com deficiência, em um ambiente mais diversificado e inclusivo, corrigindo barreiras de acessibilidade e contribuindo para um mercado de trabalho mais justo e alinhado às exigências legais e sociais.
A palestra realizada pela Confederação fez parte da programação do 5º Encontro Gaúcho do Transporte – Fetransul
A Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) realizou, no último sábado (30/11), em Gramado (RS), sua reunião de diretoria para fazer um balanço das atividades realizadas em 2024 e debater o planejamento para 2025. Durante o encontro, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) apresentou os principais desafios relacionados ao uso de biodiesel pelo setor. A palestra foi conduzida pelo técnico da Gerência Ambiental da CNT Raflem Santos.
No Brasil, o biodiesel de base éster é misturado ao diesel fóssil em teor de 14%, índice superior ao praticado internacionalmente, que gira em torno de 7%. Além da formação de borra no tanque e do entupimento de bicos injetores, os transportadores sofrem com o comprometimento da potência do veículo e a redução de vida útil das peças. Na Região Sul, esse problema pode ser agravado devido às suas baixas temperaturas, que solidifica o biocombustível em função das características físico-químicas do insumo.
Francisco Cardoso, presidente da Fetransul, reforçou a necessidade de reduzir o teor de biodiesel na mistura para um limite de 10%. Além disso, defendeu que o Brasil precisa de um plano incentivado de renovação da frota para viabilizar a retirada do mercado de veículos mais antigos, maiores emissores de CO2, com mais rapidez.
Para auxiliar o setor, a CNT lançou recentemente um guia de orientações aos transportadores rodoviários que demonstra os procedimentos necessários para o registro de reclamações, manifestações ou denúncias junto ao governo federal sobre problemas enfrentados em relação ao biodiesel.
“O guia orienta como as empresas podem relatar ao governo problemas enfrentados durante a atividade, em especial, falhas mecânicas relacionadas ao uso do biodiesel. Os relatos podem ser feitos junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e à CGU (Controladoria-Geral da União)”, orientou Raflem Santos, que também apresentou as diversas alternativas energéticas disponíveis no Brasil.
A reunião contou também com painéis do economista André Matcin, do Banco Itaú, que analisou o cenário da economia global e seus efeitos no setor de transporte do Brasil, além de trazer as projeções para o crescimento do país para 2025. Também fizeram parte da agenda do dia temas jurídicos. Raquel Caleffi, assessora jurídica da Federação, abordou questões trabalhistas e a recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a jornada de trabalho de motoristas. Já o advogado Fernando Massignan, do escritório Zanella Advogados, tratou de assuntos tributários que impactam diretamente o setor.
Iniciativa promove capacitação e inclusão no mercado de trabalho para PCDs em Contagem e região metropolitana
Visando o impacto social, a Patrus Transportes lançou o Programa Trilhas da Inclusão, uma iniciativa voltada para pessoas com deficiência (PCDs), maiores de idade, residentes em Contagem ou região. A ideia é promover a capacitação e inserção no mercado de trabalho.
O nome “trilha” vem da ideia de trilhar um caminho de aprendizado oferecido pelo programa. São conteúdos teóricos e práticos, realizados de segunda a sexta-feira, com carga horária de 4 horas diárias. Estão disponíveis 15 vagas, e as inscrições estão abertas até amanhã, dia 6 de dezembro, pelo portal trabalhe conosco.
Para se inscrever, é necessário ter ensino médio completo, conhecimentos básicos em informática (word, excel, powerpoint, outlook e internet); disponibilidade para trabalho presencial em Contagem, no horário de 8h às 12 horas, além de laudo médico atualizado atestando a deficiência. Os participantes atuarão como auxiliar administrativo, desenvolvendo habilidades em áreas administrativas e operacionais da empresa.
Para Érika Vieira, Gerente de RH da Patrus Transportes, o programa é um marco na inclusão social e na valorização do potencial das pessoas com deficiência. “O Trilhas da Inclusão é mais do que um programa de capacitação; é a nossa contribuição para promover a igualdade de oportunidades e transformar vidas. Estamos de portas abertas para receber pessoas talentosas e comprometidas, que se somarão ao nosso time e crescer junto conosco”, ressalta.
Com o apoio do Sistema Transporte, evento discute educação, gestão e metas para reduzir mortes nas estradas até 2030
A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) promove, na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a terceira edição do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito. Com o lema “Paz no trânsito começa por você”, o evento teve início nessa segunda-feira (2), segue até a quarta-feira (4) e conta com painéis conduzidos por autoridades, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas.
O Sistema Transporte é um dos apoiadores da iniciativa. Vinicius Ladeira, diretor-executivo nacional interino do SEST SENAT, participou da solenidade de abertura, representando o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa. Representantes de diversos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito também estiveram presentes, com foco na meta comum de reduzir os sinistros nas estradas.
Durante a cerimônia de abertura, Vinicius Ladeira destacou o compromisso do Sistema Transporte em promover um trânsito mais seguro, ressaltando a realização de centenas de campanhas educativas. “Precisamos necessariamente unir esforços para encaminhar soluções efetivas. Mesmo sendo um tema complexo que não tem solução única, a educação é um caminho necessário para que possamos avançar na redução das mortes no trânsito”, afirmou.
Ladeira também ressaltou o trabalho das 169 Unidades Operacionais do SEST SENAT, que atuam de norte a sul do Brasil, promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional não apenas de caminhoneiros e motoristas de ônibus, mas também dos trabalhadores de todos os modos do setor de transporte e da sociedade em geral.
No Seminário, Adrualdo Catão, secretário nacional de Trânsito, trouxe a necessidade de se adotar uma nova perspectiva para promover a conscientização pela segurança no trânsito. “Esse Seminário e as campanhas do próximo ano devem focar cada vez mais nos fatores de riscos. Devemos pensar não só na educação do condutor e do pedestre, mas também na do gestor de trânsito. O sistema tem que ser seguro”, pontuou.
A diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza, destacou o papel estratégico do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). O programa, que busca reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030, pode salvar cerca de 86 mil vidas. “O PNATRANS propõe uma nova forma de atuação. É um programa de Estado que traz uma visão sistêmica e a integração de todos os setores”, sublinhou Maria Alice. “Precisamos criar essa sinergia entre todos os gestores de trânsito com um único objetivo: a busca contínua por salvar vidas”, ressaltou.
Também marcaram presença no seminário representantes do Ministério da Saúde, da PRF (Polícia Rodoviária Federal), da Câmara dos Deputados, do DNIT, de Detrans, entre outras autoridades e especialistas.
A Via Brasil BR-163, concessionária responsável pelo trecho da BR-163/230 entre Sinop e Miritituba (PA), e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inaugurarão, na segunda-feira (9), o maior Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros do Brasil. O evento está programado para começar as 14 horas e será realizado na própria estrutura que está localizada no Km 59 da BR-163, território do município de Novo Progresso (PA), contando com a presença de autoridades regionais e federais.
Com 40 mil m2 e capacidade para mais de 200 carretas do tipo bitrem, o PPD conta com vestiários masculinos e femininos equipados com banheiro e chuveiro, sala de descanso com televisão, internet wi-fi, lavanderia e refeitório. O espaço vai trazer mais conforto para os motoristas que trafegam diariamente no trecho.
“Esse é mais um investimento a favor do caminhoneiro. Prezamos por uma prestação de serviço de qualidade e acolhedora para o nosso cliente. Será um espaço de uso livre do caminhoneiro, aberto 24 horas, local confortável para o descanso”, comenta Ricardo Barra, diretor-presidente da empresa.
“A permanência máxima por veículo será de 12 horas contínuas no local, a cada período de 24 horas. Essas estruturas são fundamentais e contribuem para a melhoria das condições de trabalho da categoria, conforme legislações que disciplinam a jornada de trabalho e o tempo de direção dos motoristas profissionais”, destaca Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.
A região beneficiada pelo PPD é uma das principais rotas de caminhoneiros transportando a produção agrícola do Mato Grosso em direção às Estações de Transbordo de Carga (ETCs) de Miritituba, no Pará. Desde 2022, início da prestação de serviço, a empresa vem investindo no segmento, como melhorias no pavimento, renovação de sinalização, limpeza e manutenção de drenagens, instalação de elementos de segurança e conservação da pista.
Investimento de R$ 17 milhões do Ministério dos Transportes foi aplicado em melhorias no trecho entre Gilbués e São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí
Uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola e pecuária do Piauí, a BR-135 recebeu melhorias no pavimento, entre as cidades de Gilbués e São Gonçalo do Gurguéia. O trecho, de 15 quilômetros de extensão, recebeu um investimento de R$ 17 milhões do Ministério dos Transportes.
Realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as melhorias, que incluem implantação de nova sinalização horizontal, beneficiam os produtores da região e facilitam o acesso a outras cidades do estado, como Corrente e Cristalândia do Piauí. A BR-135 é uma importante conexão entre o Piauí e a Bahia.
Estradas boas
A revitalização do segmento da rodovia tem impacto direto no Índice de Condição da Manutenção (ICM) – levantamento realizado mensalmente pelo DNIT para acompanhar a evolução da qualidade da malha rodoviária sob a administração da autarquia em todo o país.
No Piauí, o ICM apresentou uma melhora significativa no comparativo entre dezembro de 2022 e outubro de 2024. Na classificação “bom”, o índice passou de 63,5% para 80,9%.
Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação do DNIT
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, representando também a FETRANSCARGA (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro) e a CNT (Confederação Nacional do Transporte) esteve presente na audiência pública realizada nesta terça-feira, 3 de dezembro de 2024, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. O evento teve como tema central “Impactos do roubo de carga no Brasil com foco no Rio de Janeiro”. A iniciativa foi promovida pelo deputado federal Bebeto (PP/RJ), por meio do Requerimento nº 88/2024.
Durante a audiência, Rebuzzi destacou a gravidade do problema enfrentado pelo setor. “O roubo de cargas não é um problema que afeta apenas o setor de transporte de cargas. Trata-se de uma questão que afeta diretamente toda a cadeia produtiva e a sociedade. Essa modalidade criminosa prejudica trabalhadores, desestimula investimentos, resulta em perda de empregos, tributos e possibilidades de desenvolvimento nas regiões afetadas. É urgente adotar uma abordagem integrada e eficiente para combater essa prática criminosa, com foco em ações policiais, de inteligência, com uso de tecnologia, mas sobretudo com reformas na legislação que penalizem principalmente o receptador da carga roubada. O receptador tem que ser penalizado de forma mais severa. Caso contrário, não haverá solução. Precisamos endurecer as leis e garantir que a justiça atue com base em normas mais rigorosas, fortalecendo o combate ao roubo de cargas em todas as frentes”, afirmou o presidente da NTC&Logística.
O encontro reuniu importantes representantes do setor econômico e produtivo, incluindo Filipe Coelho, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte RODOVIáRIO de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (SINDICARGA); André de Seixas, diretor-presidente da LOGÍSTICA BRASIL; Ana Paula Rosa, superintendente Jurídica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ); Isaque Regis Ouverney, gerente de Estudos em Infraestrutura da FIRJAN, e Rodrigo Carvalhal de Carvalho, superintendente-Executivo-Substituto da Polícia Rodoviária Federal do Rio de Janeiro.
A pauta abordou os impactos sociais e econômicos do roubo de cargas, que no ano de 2022 gerou prejuízos de R$ 1,2 bilhão. Além disso, foram discutidos desafios específicos enfrentados no Rio de Janeiro, como a ação de grupos criminosos organizados e o uso de armamento pesado. O estado, que possui posição estratégica para o transporte de mercadorias, é frequentemente citado como uma das regiões mais afetadas pelo problema.
A audiência serviu como plataforma para o compartilhamento de informações e o alinhamento de prioridades entre os diferentes atores envolvidos, consolidando a importância de debates como este na busca por soluções para um dos maiores desafios do setor logístico brasileiro.
A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) promoverá, no próximo dia 9 de dezembro, a 22ª edição do Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, uma das mais tradicionais iniciativas do setor de Transporte RODOVIáRIO de Cargas. Criado em 1998, o prêmio tem como objetivo valorizar as empresas fornecedoras que mais se destacaram em seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento do setor.
Nesta edição, a solenidade de entrega do prêmio será realizada no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Empresários, executivos e representantes do setor estarão presentes para prestigiar as empresas eleitas como as melhores do ano.
A escolha dos vencedores é conduzida pelo Instituto DataFolha, referência nacional em pesquisas de mercado. Fundado em 1983, o instituto é conhecido pela rigor metodológico e pela transparência de seus processos, garantindo que os resultados reflitam a percepção do setor de forma justa e imparcial . Essa parceria fortalece a credibilidade do prêmio e reafirma sua importância no cenário logístico brasileiro.
Ao todo, quinze categorias serão premiadas, abrangendo diferentes segmentos fundamentais para o Transporte Rodoviário de Cargas:
Caminhões Semileves e Leves;
Caminhões Médios;
Caminhões Semipesados;
Caminhões Pesados;
Caminhões Elétricos;
Carrocerias e Implementos;
Fabricantes de Pneus;
Rastreadores Eletrônicos;
Corretoras de Seguro de Carga;
Softwares de Gestão;
Redes Distribuidoras de Combustíveis;
Concessionárias de Rodovias;
Gerenciadoras de Risco;
Instituições Financeiras;
Meios de Pagamento Eletrônico.
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, ressalta a relevância da premiação: “O Prêmio NTC Fornecedores do Transporte é resultante de pesquisa de mercado de total confiabilidade e visa valorizar as empresas fornecedoras do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil. Essa homenagem ratifica nosso compromisso de incentivo à busca pela qualidade, potencializando a parceria entre transportadoras e fornecedores para o avanço do setor”.
O Prêmio NTC Fornecedores do Transporte distingue-se como iniciativa voltada ao fortalecimento do mercado e estímulo à inovação, ao aprimoramento e à sustentabilidade das empresas que compõem a cadeia logística nacional. Mais do que uma celebração, o prêmio é um reconhecimento do esforço e da dedicação que impulsionam o setor. Mais informações sobre o evento:assessoria@ntc.org.br
Entidade de classe afirma que incorporação de novas tecnologias será um dos principais motores de transformação no segmento
Segundo dados de um relatório divulgado pela Kinea Investimentos, em 2022 o mercado global de inteligência artificial alcançou um movimento de US$ 450 bilhões, apontando um crescimento significativo para os próximos anos, que pode alcançar US$ 900 bilhões até 2026 e representará uma evolução de 19% ao ano.
O Transporte RODOVIáRIO de Cargas, principalmente o segmento de produtos perigosos, enxergou uma oportunidade de utilizar essas tecnologias para redução de acidentes causados por fadiga, sonolências, distração e uso de aparelhos celulares. As inovações tecnológicas permitem que os sistemas possam analisar um grande volume de dados em tempo real, identificando padrões e tomando decisões inteligentes para aprimorar a eficiência, segurança e economia no setor.
Vale ressaltar que as consequências de um único tombamento com vazamento de produto perigoso podem trazer sérios danos à população, ao meio ambiente e às empresas.
Para a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), a incorporação de tecnologias avançadas será um dos principais motores de transformação no transporte de produtos perigosos, revolucionando a forma como as operações logísticas são planejadas e realizadas. Para os próximos anos, espera-se que as inovações proporcionem maior segurança, rastreabilidade e eficiência, além de fortalecer a conformidade com regulamentações específicas do setor, impulsionando o desenvolvimento sustentável e competitivo do segmento.
“Os nossos associados já utilizam diversas ferramentas que fazem a diferença no dia a dia. Entre elas, estão os sistemas de monitoramento em tempo real, que permitem acompanhar veículos e cargas de forma contínua, garantindo mais controle e eficiência. Softwares para otimização de rotas e previsão de manutenção preventiva também são bastante utilizados, ajudando a reduzir custos e a melhorar a produtividade. Além disso, soluções que asseguram a integridade e transparência na gestão de documentos e dados trazem mais confiabilidade para as operações.
Por fim, os sistemas de telemetria avançada têm sido grandes aliados na segurança operacional, monitorando o desempenho dos veículos e o comportamento dos motoristas”, afirma o presidente da ABTLP, José Maria Gomes.
A obtenção de dados relacionados à velocidade, frenagem, aceleração, rotação do motor e outros fatores faz com que a inteligência artificial possa reconhecer padrões e hábitos de direção inadequados ou perigosos. Com isso, os softwares enviam automaticamente um alerta para a equipe de segurança fazer a análise e emite alertas para o motorista dentro da cabine, tudo sem interferência manual.
Quando questionada sobre o apoio aos associados para a implementação dessas novas tecnologias, a entidade revela que tem como principal foco atuar em parceria com os órgãos reguladores, garantindo a evolução da legislação de acordo com as inovações, no qual cria um ambiente propício para a implementação dessas ferramentas. Também realizam seminários e treinamentos, que promovem a conexão entre as empresas parceiras e os fornecedores, e incentivam o desenvolvimento de parcerias estratégicas que impulsionam o setor.
“E com todos esses benefícios citados anteriormente, em questões de sustentabilidade, a tecnologia atual possibilita a otimização de rotas, diminuindo o consumo de combustível e, por consequência, a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, se houver a diminuição de ocorrências, será minimizado o risco de derramamentos de substâncias químicas nocivas, que evita a contaminação do solo, água e ar, e protege a biodiversidade e a saúde humana, além de preservar os ecossistemas naturais”, reforça Gomes.
De acordo com a entidade, o setor ainda enfrenta desafios como os altos custos iniciais de implementação, qualificação profissional e a resistência à mudança em um setor tradicionalmente conservador.
“Para enfrentar esses obstáculos, a ABTLP oferece suporte técnico, promove a troca de experiências entre os associados e busca parcerias com entidades públicas e privadas para viabilizar incentivos fiscais e financeiros que facilitem a adoção dessas tecnologias”, finaliza o presidente.
A economia cresceu 0,9% na passagem do segundo para o terceiro trimestre do ano, empurrada pela indústria e pelo setor de serviços, na 13ª expansão consecutiva. Em relação ao terceiro trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país) apresentou alta de 4%.
No acumulado de quatro trimestres, o crescimento da economia do país soma 3,1%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB chega a R$ 3 trilhões de reais.
Em um recorte setorial, os serviços e a indústria cresceram 0,9% e 0,6% respectivamente, na passagem do segundo para o terceiro trimestre. Já a agropecuária foi o único setor que registrou queda, de 0,9%.
Com os resultados divulgados, o PIB e o setor de serviços renovam patamares recordes. Por outro lado, a indústria se encontra 4,7% abaixo do pico, alcançado no 3º trimestre de 2013.
A alta de 0,9% no trimestre ficou abaixo do crescimento de 1,4% apurado na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2024.
Emprego e renda
A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, atribui o resultado positivo do trimestre a fatores relacionados a emprego e renda.
“A gente continua com vários efeitos positivos, como o mercado de trabalho, a inflação está acima da meta, mas não está em níveis altíssimos, e o governo continua com a POLíTICA de transferência de renda”, enumera, lembrando que a taxa de desocupação atingiu patamares mínimos historicamente.
Palis pondera que a desaceleração frente ao crescimento apurado no segundo trimestre (1,4% para 0,9%) não é ainda impacto do aumento, em setembro, da taxa básica de juros, por parte do Comitê de Política Monetária (Copom), passando de 10,5% para 10,75% ao ano.
“Demora um tempo para ter um efeito maior sobre a atividade economia. O terceiro trimestre não tem tanto esse impacto, apesar de o juro estar em um patamar elevado”, diz.
Ela acrescenta que a base de comparação é alta, o que faz com que aumentos sejam menos expressivos.
Nas atividades de serviços – setor com maior participação no PIB –, as altas ficaram por conta de Informação e Comunicação (2,1%); outras atividades de serviços (1,7%); atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,5%); atividades imobiliárias (1%); comércio (0,8%); transporte, armazenagem e correio (0,6%), e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,5%).
Na indústria, houve alta de 1,3% nas indústrias de transformação – segmento que transforma matéria-prima em um produto final ou intermediário, que vai ser novamente modificado por outra indústria. Em contrapartida, caíram construção (-1,7%); eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,4%) e indústrias extrativas (-0,3%).
Os técnicos do IBGE calcularam que o investimento no terceiro trimestre, chamado de formação bruta de capital fixo, cresceu 2,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Os consumos das famílias (1,5%) e do governo (0,8%) também tiveram expansão.
As exportações apresentaram queda de 0,6%, enquanto as importações cresceram 1%.
Altas seguidas
Na comparação com o terceiro trimestre de 2023, a alta de 4% é a 15ª seguida. Na base comparativa, os serviços tiveram novamente maior expansão, de 4,1%, com destaque para a alta de informação e comunicação (7,8%), e outras atividades de serviços (6,4%).
A indústria cresceu 3,6%, com destaque para construção (5,7%) e indústrias de transformação (4,2%), que foi influenciada, principalmente, pela fabricação de veículos automotores; outros equipamentos de transporte; móveis e produtos químicos.
A agropecuária recuou 0,8%. De acordo com o comunicado do IBGE, “alguns produtos, cujas safras são significativas no terceiro trimestre, apresentaram queda na estimativa de produção anual e perda de produtividade, como cana (-1,2%), milho (-11,9%) e laranja (-14,9%)”.
O instituto contextualiza que esses recuos apagaram o bom desempenho de culturas como algodão (14,5%), trigo (5,3%) e café (0,3%), que também possuem safras relevantes no período.
“Já era de se esperar, desde o começo do ano, e esse comportamento, ao longo do tempo, foi piorando, muito por conta das questões climáticas da seca, que têm acontecido no Brasil”, diz Rebeca Palis.
O IBGE destaca que a melhora no mercado de trabalho, que se reflete no aumento da massa salarial, e programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, colaboraram para o consumo das famílias crescer 5,5% na comparação com o terceiro trimestre de 2023 – 14º trimestre seguido de alta.
Na mesma comparação, a despesa do governo cresceu 1,3%.
A taxa de investimento no terceiro trimestre de 2024 foi de 17,6%, o que representa um crescimento em relação à observada no mesmo período do ano anterior (16,4%).
Acumulado do ano
No acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2024, o PIB cresceu 3,3% em relação a igual período de 2023. Nessa comparação, a agropecuária (-3,5%) caiu, enquanto a indústria (3,5%) e os serviços (3,8%) apresentaram expansão.
Revisão para cima
O IBGE informou também que o PIB de 2023, anteriormente um crescimento de 2,9%, foi revisto para 3,2%.
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