Flat Preloader Icon

A Influência da IA na Logística 4.0

por | set 29, 2023 | Artigos, Núcleo Rio de Janeiro

Fonte: COMJOVEM - Rio de Janeiro
Chapéu: Artigo

A Logística 4.0, também conhecida como Logística Inteligente, está redefinindo a forma como as empresas gerenciam suas cadeias de suprimentos e processos logísticos. Um dos elementos-chave que impulsiona essa revolução é a Inteligência Artificial (IA). A IA está transformando a logística, tornando-a mais eficiente, ágil e produtiva, desempenhando um papel fundamental na criação de cadeias de suprimentos mais adaptáveis e resilientes. Neste artigo, exploraremos a influência da Inteligência Artificial na Logística 4.0 e os benefícios que ela oferece.

A Logística 4.0 e seus pilares
A Logística 4.0 é uma evolução da logística tradicional que incorpora tecnologias avançadas para otimizar todas as etapas da cadeia de suprimentos. Ela se baseia em quatro pilares essenciais:
• Digitalização: Envolve a coleta e análise de dados em tempo real de toda a cadeia de suprimentos, permitindo uma visibilidade completa dos processos.
• Conectividade: Refere-se à interconexão de todos os elementos da cadeia de suprimentos, desde fornecedores até clientes, por meio de dispositivos e sistemas de comunicação.
• Automatização: Inclui a automação de tarefas e processos por meio de tecnologias como robótica e sistemas de gerenciamento de armazéns automatizados, integrando com dispositivos de Iot (internet das coisas).
• Inteligência Artificial: É o pilar que está no centro da transformação da Logística 4.0 e será nosso foco principal neste artigo.

Como a Inteligência Artificial está impactando a Logística 4.0

Previsão de Demanda
A IA é capaz de analisar grandes volumes de dados históricos e em tempo real para prever com precisão a demanda futura. Isso ajuda as empresas a otimizarem seus estoques, identificar períodos sazonais, reduzir custos e evitar a falta de produtos.

Roteirização e Otimização de Rotas

A IA é usada para calcular as melhores rotas para transporte de mercadorias, considerando variáveis como tráfego, condições climáticas, restrições de transito para caminhões e adaptabilidade as restrições de entrega. Isso com a chega do 5G no Brasil acontecerá em tempo real, gerando melhor performance das entregas, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de carbono.

Gerenciamento de Estoque
A IA melhora a gestão de estoque por meio da previsão precisa da demanda e da identificação de padrões de consumo. Ela pode sugerir quando, onde e quanto reabastecer, minimizando o risco de excesso ou escassez de estoque.

Manutenção Preditiva
Em ambientes logísticos que envolvem veículos e equipamentos, a IA é usada para prever quando a manutenção será necessária, com base na análise de dados de sensores. Isso reduz o tempo de inatividade não planejado e aumenta a eficiência operacional.

Visibilidade da Cadeia de Suprimentos
A IA fornece uma visão completa e em tempo real de toda a cadeia de suprimentos, permitindo que as empresas identifiquem problemas rapidamente e tomem decisões informadas para resolvê-los.

Conclusão
A Inteligência Artificial desempenha um papel central na transformação da Logística 4.0, capacitando as empresas a operarem de maneira mais inteligente e eficiente em um mundo cada vez mais complexo e interconectado. Aqueles que adotam essa tecnologia têm a oportunidade de se destacar na gestão de suas cadeias de suprimentos, melhorar a satisfação do cliente e permanecer competitivos em um mercado em constante evolução. A influência da Inteligência Artificial na Logística 4.0 é inegável, e seu potencial para impulsionar a eficiência e a inovação só continuará a crescer à medida que a tecnologia evolui.

Por: Davi de Oliveira Pinheiro – COMJOVEM Rio de Janeiro