Flat Preloader Icon

Acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia pode ser fechado ‘em brevíssimo tempo’, diz Temer

por | mar 15, 2018 | Rodoviário

Fonte:
Chapéu:

O presidente brasileiro Michel Temer afirmou ontem (13) que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) deverá ser fechado “em brevíssimo tempo”. Ele disse que conversou com líderes europeus nos últimos dias e recebeu a confirmação de que o bloco está disposto a fazer as últimas negociações para fechar o trato definitivamente.

“Há poucos dias recebi um telefonema do primeiro-ministro de Portugal [Antonio Costa] e do presidente de governo da Espanha [Mariano Rajoy]. E a Angela Merkel [chanceler alemã] me enviou um recado dizendo que estão dispostos a fazer as últimas negociações. Eu acho que em brevíssimo tempo nós vamos fechar o acordo, que já vem sendo discutido há 19 anos”, disse Temer.

O presidente do Brasil ressalvou, no entanto, que ainda há entraves comerciais a serem resolvidos, principalmente os relacionados ao setor automotivo nacional. Temer fez as declarações durante a abertura da sessão plenária da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, na capital paulista. O presidente discursou por cerca de 50 minutos sobre os feitos do sua gestão para uma plateia formada, principalmente, por empresários.

Na véspera, Temer afirmou, após participar da posse de Sebastián Piñera, na presidência do Chile, que conversou com o presidente argentino, Mauricio Macri, sobre as negociações do acordo, e que apesar de alguns pontos para resolver, ambos concordam com as negociações em andamento.