Flat Preloader Icon

Almoço Executivo: Infraestrutura, competitividade e ambiente de negócios em pauta

por | mar 15, 2019 | Eventos

Fonte:
Chapéu:

Está aberta a temporada do Almoço Executivo do Transcares. A primeira edição do ano foi realizada nesta quarta-feira, 13 de março, no Salão de Eventos do sindicato, em Cariacica. Para abrir a edição 2019, o palestrante convidado foi o secretário de Estado de Desenvolvimento, Heber Resende, que apresentou aos mais de 30 convidados do presidente Marcos Furtunato a palestra “Infraestrutura – Um Pilar de Competitividade”. E em pouco mais de meia hora de bate-papo com empresários do segmento de cargas e logística, parceiros e mantenedores da entidade, falou sobre como a melhoria da infraestrutura logística está diretamente ligada, não apenas ao fortalecimento da competividade, mas também à melhoria do ambiente de negócios.

 

14 03 Almoço Executivo

Além de destacar a já conhecida localização capixaba, Resende enumerou outros pontos que fazem do Espírito Santo um Estado diferenciado: a solidez fiscal, a economia diversificada, a segurança jurídica e competitividade tributária, e as perspectivas de melhoria da logística. 

Por outro lado, ele elencou problemas que precisam ser atacados, conforme mostrou um estudo feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Segundo o levantamento, o Espírito Santo carece de melhorar seu desempenho em inovação, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e, justamente, em infraestrutura.

E falando especificamente de logística, assunto de total relevância para o segmento, ele fez questão de enfatizar as boas perspectivas do Estado em todos os modais, com potencial de crescimento em portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. Segundo o secretário, o governo do Estado vem atuando de forma intensa junto ao Governo Federal para assegurar que os investimentos necessários sejam realizados.

“Estamos a cerca de mil quilômetros de 65% do PIB do País, mas sabemos que somente a localização estratégica não é suficiente para atrair investidores. É preciso disponibilizar modais de qualidade. É para isso que estamos trabalhando, para a incrementar o desenvolvimento do Estado”, garantiu.

Resende fez questão de ressaltar, ainda, que somente para este ano estão previstos R$ 259 milhões em obras de melhoria da malha rodoviária estadual. “Trata-se do um investimento importante, que facilitará o escoamento da nossa produção, além de beneficiar as empresas, que terão condições de operar em vias de melhor qualidade”.

Formulário de pesquisa

Antes de iniciar a palestra, Heber Resende disponibilizou um link para um formulário de pesquisa (bit.ly/sedES), que auxiliará a secretaria de Desenvolvimento quanto ao alinhamento de ações tendo em vista a melhoria do ambiente de negócios e fortalecimento da competitividade do Estado. A ideia foi comemorada pelo presidente do Transcares, Marcos Fortunato.

“A secretaria de Desenvolvimento é quem nos aponta para onde o governo está caminhando, é a grande indutora das ações. A partir desse encontro, nós, empresários, poderemos planejar investimentos sabendo quais direcionamentos devemos adotar. E temos certeza que o formulário de pesquisa da secretaria, por meio do qual vamos manifestar nossas opiniões, será uma importante fonte de diálogo com o poder público. Tenho certeza que o setor de transportes apresentará diversas sugestões. Ficamos muito satisfeitos com tudo o que foi apresentado”, afirmou.

Prato da Boa Lembranças

Com a abertura da nova temporada dos Almoços Executivos, começou também a entrega dos Pratos da Boa Lembrança, presente oferecido pelo Transcares, por meio de seu presidente, a convidados do evento. Nesta edição de março, os ganhadores foram Heber Resende e Glauco Villela, representante da nova mantenedora do Transcares, Pamcary.

 

14 03 Almoço Executivo 2

 

14 03 Almoço Executivo 3