Flat Preloader Icon

CNT divulga inédito Índice de Confiança do Transportador

por | maio 9, 2023 | Notícias, Outros

Fonte: CNT
Chapéu: Índice

A sondagem, realizada com empresas de transporte do Rio Grande do Sul, permitirá ao transportador acompanhar, pela primeira vez, o nível de confiança do segmento em relação ao ambiente de negócios

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) publica, nesta segunda-feira (08), o resultado do levantamento feito com 318 empresários do modo de cargas no Rio Grande do Sul. Trata-se do Índice de Confiança do Transportador, sondagem que ouviu o segmento sobre o ambiente de negócios e a sua própria atividade. Dentro de uma escala de avaliação de otimismo que vai de 0% a 100%, o índice geral foi de 46,9%. A falta de confiança abaixo da média denota pessimismo dos transportadores em relação ao cenário econômico.

O Índice é uma composição ponderada da confiança dos empresários nas condições atuais (38,9%) e nas perspectivas (50,9%) para os próximos seis meses. Ou seja, os transportadores estão um pouco mais confiantes no futuro que em sua situação atual.

A etapa inicial reuniu informações de 222 microempresas (até 9 empregados), 58 empresas de pequeno porte (de 10 a 49 empregados), 19 de médio porte (de 50 a 99 empregados) e 19 de grande porte (100 ou mais empregados).

Para o levantamento, a CNT contou com o apoio da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul). “A iniciativa da CNT, de criar um índice de confiança do setor, é ótima. Ter o Rio Grande do Sul no projeto-piloto é uma satisfação. Muitos empresários responderam. Cuidar de quem está na ponta é um movimento importante”, destacou o presidente da Fetransul, Afrânio Kieling.

Os resultados podem ser utilizados pelos empresários para a análise de investimentos em suas atividades. Para a CNT, o indicador contribui como um balizador das ações de defesa e interesses do setor junto aos poderes Executivo e Legislativo federal e estaduais. Esse planejamento é fundamental, uma vez que a confiança é afetada pela e pela conjuntura econômica.

Os dados gerados servem, ainda, para empresas fornecedoras e consumidoras dos serviços de transporte. Na prática, o ambiente logístico poderá entender o ânimo dos empresários do setor e antecipar as principais tendências em curto prazo.

Acesse: Índice CNT de Confiança do Transportador – Rodoviário de Carga