Flat Preloader Icon

Combate ao suicídio mobiliza parlamentares e Executivo em simpósio na Câmara dos Deputados

por | set 19, 2019 | Outros

Fonte:
Chapéu:

2197 a

Fotos: Talles Kunzler e Wesley Correa

Lançada em julho deste ano, a Frente Parlamentar de Prevenção do Suicídio e Automutilação, presidida pelo deputado federal Lucas Gonzalez (Novo-MG), realizou um simpósio na Câmara dos Deputados, dentro das atividades do Setembro Amarelo e do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

2197 b

Fotos: Talles Kunzler e Wesley Correa

Participaram das discussões, os ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; da Cidadania, Osmar Terra; e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que apresentou as políticas do Governo Federal sobre o tema. Foram convidados, também, o representante da Associação Psiquiátrica da América Latina, Antônio Geraldo; o presidente da Comissão de Prevenção de Automutilação, Bullying, Cyberbullying, Sexting e Suicídio da Riex/DF, Elias Lacerda; o presidente da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio e Associação latino-americana de Suicidologia, Humberto Correa; e o técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho.

 

2197 c

Fotos: Talles Kunzler e Wesley Correa

Em entrevista ao portal NTC&Logística, o deputado Lucas Gonzales explicou que a intenção é reunir o que de melhor tem sido feito para enfrentar o aumento de casos no país. O suicídio ainda é um tabu e pesquisas recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que de cada 10 suicídios cometidos, nove poderiam ser evitados com base no diálogo e no respeito, lembraram os especialistas durante o debate.

Lucas Gonzales pretende apresentar uma carta ao poder Executivo, com as conclusões da Frente Parlamentar para a implantação de políticas públicas relacionadas ao combate e enfrentamento ao suicídio. “Nesta caminhada, vamos avaliar o que pode ser traduzido em instrumento legal. Acreditamos no empoderamento da sociedade civil e vamos avaliar o que pode ser transformado em legislação”, ressalta. 

A Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação está trabalhando em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). Dados levantados pela Frente Parlamentar apontam que, no Brasil, cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é o quarto motivo mais frequente de mortes e o crescimento foi de 16,8% entre 2007 e 2016, segundo o ministério da Saúde.

 

2197 d

Fotos: Talles Kunzler e Wesley Correa

A campanha Setembro Amarelo (https://www.setembroamarelo.org.br) foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria e promove atividades de conscientização ao longo de todo o mês. O objetivo é discutir o tema, esclarecer sobre doenças mentais e dialogar sobre a valorização da vida. Prédios públicos são iluminados com a cor amarela, como sinal de alerta.

 “Precisamos dar um fim nesta pandemia que tem crescido assustadoramente. O momento é de celebrar a vida e propagar a esperança”, conclui o deputado.