“Atitude e Gestão”. O lema escolhido pelo nosso Presidente José Hélio Fernandes para representar o tom de sua gestão à frente da NTC nos triênios 2014-2016 e 2017-2019 foi internalizado e perfeitamente compreendido pela COMJOVEM Nacional. Tais diretrizes, fundamentais para dar resultado e credibilidade a qualquer negócio — empresas, projetos, associações, entidades de classe, etc. — conduziram o trabalho da Coordenação Nacional desde 2014.
Lembro-me como se fosse ontem quando, na volta de algum evento da NTC, estávamos eu e o presidente José Hélio no saguão do aeroporto quando trocávamos ideias a respeito da COMJOVEM. Naquele momento, através de um simples rascunho no papel, surgiu a proposta de definirmos metas de desempenho anualmente reconhecidas para serem cumpridas pelos núcleos regionais. Este passo, a meu ver, foi uma grande mudança. Um impulso que nos fez crescer, amadurecer e dar um salto de qualidade neste brilhante projeto chamado COMJOVEM.
Tenho muito respeito, às gestões que me antecederam. Seus papéis, naqueles momentos, foram cruciais para chegarmos onde hoje estamos. A primeira gestão da COMJOVEM Nacional se dedicou ao desbravamento, ou seja, à pulverização do projeto pelo Brasil, o que foi feito com muito carinho, disposição e apoio incondicional da NTC e das entidades sindicais que corajosamente aceitaram este desafio. Já a segunda gestão teve um papel brilhante de integração dos jovens, trabalho do qual colhemos frutos até hoje, visto que neste período formaram-se amizades profundas e um espírito de colaboração mútua.
Assim, dados estes importantes passos, que eram necessários e que deram toda a sustentação ao projeto, tínhamos o desafio de inovar e de não deixar a chama se apagar.
Foi neste contexto que optamos por estabelecer metas obrigatórias mínimas de atuação da COMJOVEM Regional, baseadas nos históricos e experiências das gestões nas quais tínhamos sido coordenadores regionais. E como sempre digo, não faz sentido algum para um líder estabelecer metas e não reconhecer aqueles que as cumprem. Deste modo, iniciamos uma jornada sem volta, que aprimora-se a cada ano e evolui em ação conjunta entre todos os coordenadores regionais e a Coordenação Nacional.
Ainda, neste período, criamos o MANUAL COMJOVEM, onde consta todas as diretrizes para que a entidade sindical possa se guiar e se motivar para abrir um núcleo regional, que está em constante atualização.
Também criamos alguns prêmios diferenciados, com intuito de motivar ainda mais os jovens a participarem e a manterem suas entidades de classe ativa.
Desde 2018, demos um salto em matéria de comunicação através de novos e modernos canais, principalmente nas redes sociais, onde todo o trabalho da COMJOVEM é divulgado.
O Boletim COMJOVEM, em versão mensal, distribuído a todos associados e parceiros da NTC e seus fornecedores e etc, mantém todos a par das atividades de cada núcleo regional e também dos eventos nacionais.
Hoje a COMJOVEM está em outro patamar, como um projeto sem volta, necessário e reconhecido pela seriedade e comprometimento de todos os jovens integrantes. Somos uma comissão que sempre está na vanguarda dos assuntos do nosso setor, a qual diariamente troca informações, notícias e ideias.
A partir do segundo semestre de 2019, daremos mais um passo para que este projeto se consolide e seja referência em nosso setor para atrair e conscientizar o empresário de que sua participação ativa em entidade de classe é fundamental. Neste sentido, passamos a envolver as federações de maneira mais organizada, através do envio de relatórios mensais. O papel exercido pelas federações de acompanhamento do desempenho dos núcleos de sua base territorial fará uma grande diferença. Também pretendemos envolver, cada dia mais, nossa Confederação Nacional (CNT), que tem nos acompanhado, mas que pode ajudar a COMJOVEM a ser um grande diferencial para que nosso sistema de representação torne-se cada dia mais forte e legítimo. Um sistema no qual as empresas de fato sejam associadas e participem das discussões regionais e nacionais em suas bases, para que a imagem do TRC seja cada dia mais reconhecida e valorizada pela sociedade brasileira.
E nada disso seria possível, seria viável, seria concreto, se não fosse o apoio incondicional e irrestrito da Presidência e Diretoria da NTC, assim como dos Presidentes de Sindicatos e Federações que possuem núcleos ativos e atuantes, os quais temos profundo respeito e gratidão. Líderes que entenderam a importância vital da COMJOVEM para o futuro do nosso setor, aos quais somos muito gratos.
Este é nosso papel, nosso propósito: conectar empresários para que os mesmos se preparem e deem sustentabilidade ao transporte do futuro, através de um sistema de representação forte, atuante e transparente.
Ana Carolina Ferreira Jarrouge, Coordenadora Nacional da COMJOVEM