Flat Preloader Icon

Daimler anuncia estreias mundiais de caminhões, ônibus e vans no IAA 2018

por | set 24, 2018 | Indústria de Transportes

Fonte:
Chapéu:

“Conduzindo o Amanhã” é o slogan do IAA 2018 – Salão de Veículos Comerciais de Hannover, que está sendo na Alemanha. E nenhuma empresa incorpora este tema melhor do que a Daimler. Sejam os veículos ou serviços da Daimler Trucks, Daimler Buses ou Mercedes-Benz Vans, o Grupo é pioneiro quando se trata de sistemas de propulsão ecologicamente corretos e que poupam recursos, tecnologias de segurança, condução autônoma, megatendência à digitalização e interconexão em redes, além de serviços digitais.

Isso está demonstrado na Daimler Trucks, por exemplo, com a estreia mundial do novo Mercedes-Benz Actros, juntamente com o eActros totalmente elétrico, o Actros NGT com propulsão a gás e o FUSO eCanter.

Na Daimler Buses, o foco está voltado para as estreias mundiais do ônibus elétrico eCitaro e de novos miniônibus, bem como dos novos modelos rodoviários da linha Mercedes-Benz Tourismo e do Setra TopClass S 531 DT.

Com seus sistemas de frenagem emergencial “Active Brake Assist 4/5” (assistência ativa de frenagem), “Preventive Brake Assist” (assistência preventiva de frenagem) para ônibus urbanos e “Sideguard Assist” (assistência de proteção lateral) para caminhões e ônibus, a Daimler está estabelecendo novamente a referência quando se trata de tecnologias de assistência e segurança para veículos comerciais, enquanto o “Active Drive Assist” (assistência ativa de condução) do novo Actros cria bases para a condução autônoma.

A nova Sprinter e a eSprinter totalmente elétrica atualmente representam a excelência em veículos comerciais leves. Já o conceito Vision URBANETIC proporciona a visão de um tipo de van totalmente inédito.

Com o Fleetboard, Uptime, Omniplus On ou Mercedes Pro, a digitalização e a interconexão em redes trouxeram serviços digitais revolucionários, que auxiliam no aumento da eficácia em custos operacionais.

No pavilhão “Daimler Hall”, o Grupo apresenta um universo de veículos comerciais, com a exposição de 64 modelos de caminhões, ônibus e vans, além de 7 veículos na área externa. A coleção é completa: além de modelos para os mercados europeus, a Daimler mostra seu alcance global em uma área denominada “Caminhões e Ônibus para o Mundo”, com veículos para mercados de exportação.

Daimler Trucks: o revolucionário Actros é a estrela do IAA

O novo Actros é a estrela entre todos os caminhões presentes no IAA. Em lugar dos espelhos externos convencionais, a “MirrorCam”, câmera espelho interna com numerosas funções, auxilia o motorista, além de aprimorar a aerodinâmica do veículo. O modo como os diferentes sistemas interagem dentro do “Active Drive Assist” cria as bases para a condução autônoma.

A nova função de detecção ativa de pista intervém com movimentos corretivos da direção, se necessário. O novo “Active Brake Assist 5” agora consegue também reagir com frenagem total emergencial se identificar risco para pedestres. Um elemento chave dos sistemas de assistência do novo Actros é o “Sideguard Assist”, introduzido com sucesso há dois anos.

O sistema de piloto automático preditivo do Actros, o “Predictive Powertrain Control”, agora reconhece cruzamentos e rotatórias. Isso permite que ele otimize o estilo de condução do motorista, mesmo em rotas sinuosas de longo percurso. Em conjunto com a “MirrorCam”, o novo modo “Economy+” do câmbio automatizado Powershift3 e uma nova relação do eixo traseiro, o consumo do novo Actros em estradas pode ser reduzido entre 3% e 5% em rotas de longo percurso.

Os controles também foram elevados a um nível inteiramente novo. Isso se aplica às telas da “MirrorCam” nas colunas A e especialmente para o novo “Cockpit Multimídia”. Seu núcleo é composto de duas telas coloridas posicionadas no centro. Em lugar do painel de instrumentos convencional com o velocímetro, conta-giros e mostrador do nível do combustível, o sistema apresenta uma tela plana principal, colorida, de alta resolução. A segunda tela, secundária, foi projetada em padrão touchscreen. A maioria das funções do caminhão pode ser controlada confortavelmente a partir dessa tela. Como aprimoramento do “Cockpit Multimídia”, a Mercedes-Benz Trucks oferece a interconexão em rede multimídia ainda mais poderosa e interativa, com mais funcionalidades.

A Mercedes-Benz está apresentando seu novo top de linha no IAA 2018 com o modelo especial “Edition 1”, produzido como edição limitada de 400 unidades, com opcionais que oferecem máximo conforto e segurança para o motorista.

Durante o desenvolvimento do novo Actros, os engenheiros da Mercedes-BenzTrucks também remodelaram o Arocs. Como resultado, quase todas as inovações do novo Actros estão disponíveis para o Arocs: A “MirrorCam”, o “Active Brake Assist 5”, o “Cockpit Multimídia” e o “Predictive Powertrain Control”.

Os novos recursos com relação ao sistema de condução são igualmente importantes. Tendo feito sua estreia dois anos atrás, também no IAA de Hannover, o eActros totalmente elétrico está agora – depois de extenso desenvolvimento – em operação real como parte de test-drives em clientes. Já o novo Actros NGT a gás marca o início de mais um novo capítulo dos veículos com baixas emissões na Mercedes-Benz Trucks.

Essa é uma área em que a FUSO já tradicionalmente se destaca. O eCanter totalmente elétrico, por exemplo, é o primeiro caminhão dessa natureza a ser produzido em série. Além disso, o caminhão pesado totalmente elétrico E-FUSO Vision One proporciona uma visão do futuro.

Tão revolucionários quanto seus caminhões são também os serviços da Daimler Trucks. O serviço preventivo Uptime, com monitoramento em tempo real de todas as funções principais do veículo, foi aprimorado e ampliado. Agora ele consegue também controlar algumas das funções do semirreboque. A partir de 2019, o Service 24h irá oferecer monitoramento em tempo real de panes e também serviços de rastreamento da situação dos reparos.

No IAA, a Fleetboard, subsidiária da Daimler, líder de mercado entre os provedores de serviços de telemática, apresenta o seu novo e reorganizado Fleetboard Cockpit, desenvolvido em parceria com clientes. A unidade está colocando agora os seus serviços na nuvem, com as primeiras empresas já percebendo o benefício.

A Fleetboard também demonstra no evento o “Fleetboard Driver App”, uma plataforma de comunicação para motoristas de caminhão, e o “Fleetboard Fuel Loss”, serviço que relata qualquer irregularidade que possa ocorrer entre os dados de consumo de combustível e os de reabastecimento.