Flat Preloader Icon

Desbravando a estrada sustentável: O futuro do transporte de cargas com fontes renováveis

por | set 30, 2023 | Artigos, Núcleo Porto Alegre

Fonte: COMJOVEM Porto Alegre
Chapéu: Artigos

O transporte de cargas (TRC), enquanto coluna vertebral da logística global, desempenha um papel inestimável na manutenção do fluxo contínuo de mercadorias que alimenta o funcionamento da economia mundial. No entanto, o crescimento exponencial do setor não se desenrolou sem consequências significativas para o meio ambiente. As crescentes emissões de gases de efeito estufa e a contaminação atmosférica, inerente ao uso de combustíveis fósseis, emergem como preocupações ambientais iminentes. Assim, neste artigo, exploraremos os conceitos e as perspectivas das fontes de energia renovável no contexto do TRC, destacando casos paradigmáticos de sua efetiva aplicação.

O que são fontes renováveis e não renováveis de energia e quais as vantagens e desvantagens?

Fontes renováveis de energia são aquelas que são naturalmente reabastecidas, como a energia solar, eólica, hidrelétrica e biomassa. Fontes não renováveis de energia são aquelas que se esgotam com o tempo, como o petróleo, gás natural e carvão mineral.

As vantagens do setor investir em fontes renováveis incluem a redução da dependência de combustíveis fósseis, a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, a promoção da sustentabilidade ambiental e a possibilidade de aproveitar o potencial econômico das energias renováveis. O potencial econômico das energias renováveis é vasto, incluindo a criação de empregos na indústria de energia limpa, redução dos custos de energia a longo prazo, estímulo à inovação tecnológica, aumento da segurança energética e diversificação das fontes de energia.

Já é percebido que o setor logístico estuda e investe nesse potencial econômico, com o propósito sustentável de redução de poluentes, mas ainda existe os altos investimentos iniciais que muitas vezes inviabilizam economicamente esta busca.

Com este foco o artigo apresentará os tipos de energia renováveis e exemplos de fabricantes e aplicabilidades globais no TRC com o intuito de resumir alguns cenários e auxiliar na identificação de como cada empresa poderá dar o Start para o futuro.

Categorias de energias renováveis e aplicações:

1 – Energia Solar: Iluminando o caminho: a energia solar, com sua natureza inesgotável e limpa, surge como uma solução luminosa para os desafios do TRC. A instalação estratégica de painéis fotovoltaicos em veículos, instalações logísticas e até mesmo nas próprias vias pode capturar a luz do sol, convertendo-a em eletricidade utilizável para alimentar veículos elétricos. Além disso, sistemas de carregamento solar estacionários, com a capacidade de recarga durante as paradas, representam uma inovação valiosa.

– DHL: a empresa de logística DHL adotou uma abordagem semelhante, incorporando painéis solares em muitos de seus centros de distribuição, uma medida que contribuiu para a operação mais sustentável de suas frotas de veículos elétricos.

– Walmart: a gigante do varejo conquistou êxito notável ao implementar com sucesso uma frota de caminhões solares em suas operações logísticas, culminando em uma redução expressiva nas emissões de carbono.

 2 – Energia Eólica: Ventos de Mudanças: a energia eólica, com sua capacidade de geração de eletricidade a partir do vento, também emerge como uma promissora alternativa no contexto do TRC. A instalação de turbinas eólicas em caminhões apresenta um potencial revolucionário, permitindo a produção de energia limpa enquanto os veículos estão em movimento.

-Siemens: gigante da indústria, desenvolveu um caminhão híbrido dotado de uma turbina eólica, gerando eletricidade durante o deslocamento e, assim, aprimorando significativamente sua eficiência energética.

3 – Biocombustíveis: O potencial dos orgânicos: os biocombustíveis, notadamente o biodiesel e o biometano, são fontes renováveis que conquistaram um espaço importante no âmbito do TRC. Produzidos a partir de matéria orgânica, esses combustíveis mitigam consideravelmente as emissões de carbono, contrastando favoravelmente com os combustíveis fósseis convencionais.

– UPS: gigante dos serviços de entregas, opera uma extensa frota de caminhões movidos a biometano, produzido a partir de resíduos orgânicos e esgoto, demonstrando um compromisso sólido com uma pegada de carbono reduzida.

– Amazon: uma das maiores empresas de comércio eletrônico, anunciou planos para incorporar biodiesel renovável em sua frota de caminhões de entrega, sinalizando um compromisso inabalável com a sustentabilidade no TRC.

4 – Hidrogênio Verde: Uma promessa do horizonte: o hidrogênio verde se destaca como uma fonte de energia promissora para o futuro do TRC. Pode ser empregado em células de combustível para alimentar caminhões elétricos de longa distância, oferecendo uma alternativa limpa e eficiente aos veículos movidos a diesel.

– Toyota: a renomada fabricante de automóveis, Toyota, está empenhada no desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio, possuindo um potencial revolucionário para a indústria de transporte rodoviário de carga.

– Nikola Motor Company: esta startup, centrada em caminhões movidos a hidrogênio, já estabeleceu parcerias estratégicas com empresas de logística, pavimentando o caminho para uma transição futurística e sustentável no TRC.

5 – Veículos Elétricos: A revolução silenciosa: os veículos elétricos, com sua operação silenciosa e emissões zero no ponto de uso, tornam-se cada vez mais comuns no âmbito do TRC. Alimentados por eletricidade, geralmente armazenada em baterias de alta capacidade, demonstram-se ideais para entregas urbanas e trajetos de curtas distâncias.

– Tesla: a fabricante de veículos elétricos se destaca como uma das líderes na produção de caminhões elétricos, com o renomado Tesla Semi, que conquistou a atenção de empresas de logística de grande porte, incluindo a FedEx.

– Rivian Automotive: empresa em ascensão que possui uma linha de caminhões elétricos e que já recebeu pedidos de gigantes como a Amazon, solidificando seu lugar na vanguarda da inovação no TRC.

Em síntese, o futuro sustentável do TRC repousa na adoção disseminada de fontes de energia renovável e tecnologias eco conscientes. A eletricidade, o hidrogênio e os biocombustíveis de última geração desempenham papéis centrais nessa transformação. Tecnologias inovadoras, como o carregamento dinâmico, a integração de energia solar e a gestão inteligente de frotas, emergirão como componentes cruciais para aprimorar a eficiência do TRC, mas será necessário a construção de políticas governamentais progressistas e um contínuo avanço tecnológico, além de incentivos fiscais e econômicos para que as empresas de logística consigam fazer essa virada em grande escala. A trajetória do TRC se vislumbra cada vez mais sustentável, reduzindo significativamente seu impacto ambiental e contribuindo de maneira ativa para a preservação do delicado equilíbrio ecológico.

O futuro do transporte rodoviário de cargas, assim, se desenha como um horizonte onde a sustentabilidade e a logística global convergem harmoniosamente, apontando para um amanhã mais verde e próspero.

Por: Thais Bandeira Cardoso – COMJOVEM Porto Alegre