Flat Preloader Icon

Desburocratização dos setores logístico e de infraestrutura brasileiro são destaques da Intermodal

por | out 7, 2020 | Notícias

Fonte: Porto Gente
Chapéu: Evento

Assunto foi destacado pelas principais autoridades do setor, que marcaram presença na solenidade do evento digital

Teve início nesta terça-feira (6), a primeira edição do Intermodal Xperience, evento digital da Intermodal South America – que chega ao mercado com o intuito de conectar os profissionais do setores logístico, de transporte de cargas e comércio exterior em uma única plataforma virtual, por meio de conteúdos e iniciativas que visam facilitar o networking e a realização de negócios online.

Abrindo o evento, o diretor do Intermodal Xperience, Hermano Pinto Júnior, agradeceu a participação das autoridades presentes e destacou a importância de gerar eventos que contribuam com o desenvolvimento do setor de logística como um todo. “O Intermodal Xperience chega para revolucionar a forma como fazemos negócios nos setores logístico, de transporte de cargas e de comércio exterior, ampliando as fronteiras do evento presencial para o mundo virtual e facilitando a aproximação e o relacionamento entre todos os players que atuam nestes segmentos”.

Entre os temas abordados, veio à tona o debate a respeito do futuro deste mercado no País e a urgência da desburocratização dos setores logístico e de infraestrutura brasileiro para garantir ainda mais o seu desenvolvimento.

Foi o que disse, por exemplo, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman, que ressaltou algumas das ações da agência reguladora em prol deste objetivo. “Estamos tomando uma série de medidas internas em nossa agência para garantir mais produtividade e diminuir a burocratização do setor. Teremos uma reunião amanhã, inclusive, com diversos players e representantes governamentais, incluindo o presidente Bolsonaro, para apresentar um projeto que visa reduzir a morosidade destes mercados, proporcionando mais investimentos, mais flexibilidade, mais geração de empregos e etc, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento da logística e do transporte de cargas no País”, afirmou.

A superintendente de serviços de transporte e multimodal de cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rosimeire Lima, concordou e também destacou as iniciativas da agência em busca da garantia de uma maior agilidade aos processos logísticos do setor. “Também visamos adotar a pública do Governo Federal de desburocratização do setor, tanto no transporte rodoviário nacional de cargas quanto no internacional, em que muitos serviços foram inseridos no portal federal com o intuito de digitalizá-los e desburocratizá-los. Ao meu ver, não há outra alternativa: investimentos em desburocratização, em infraestrutura e em multimodalidade são os caminhos para melhorarmos e desenvolvermos o setor no País”, pontuou.

Já o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, corroborou com a necessidade de mais investimentos no setor, para alavancar ainda mais a competitividade do Brasil no cenário internacional e atrair novos aportes ao País. “Nós, do Ministério da Infraestrutura, estamos trabalhando arduamente para encontrar soluções para o setor, como a abertura do Programa Pró-Brasil, que possui um planejamento que visa revisitar marcos legais e atos normativos nacionais para estudarmos novos caminhos, com o intuito de alcançarmos a primeira posição de competitividade na América Latina. Afinal, nós sabemos que um país competitivo atrai novos investimentos e gera empregos aos profissionais do mercado. Além disso, sabemos da importância de se investir em infraestrutura e que a plena retomada econômica do Brasil só ocorrerá a partir de aportes nesta área”.

Para isso, Sampaio reconhece que é preciso apostar também em parcerias com a iniciativa privada. “Nossos investimentos na agenda de transportes vêm crescendo a cada dia e muito desse resultado se deve a seguirmos trabalhando forte na parceria com a iniciativa privada. Nosso intuito é continuar nessa toada, tanto é que pretendemos dobrar os investimentos conjuntos no setor nos próximos anos. A expectativa é receber, em média, aportes de até R$ 200 bilhões de reais vindos da iniciativa privada daqui em diante. Ou seja, nossa ideia é realizar investimentos na ordem de R$ 305 bilhões de reais na área de infraestrutura nos próximos anos e, desse total, cerca de 60% viria do âmbito privado”, acrescentou.

Perspectivas positivas que animaram os moderadores da solenidade, como o presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Pedro Moreira. “Expectativas como essas nos motivam a seguir ainda mais rumo ao desenvolvimento do setor no País. Por isso, só temos que agradecer a todos pela participação neste Cerimonial de Abertura do Intermodal Xperience”, concluiu.