Flat Preloader Icon

ESG no TRC

por | out 1, 2022 | Artigos, Núcleo Rio de Janeiro

Fonte: COMJOVEM Rio de Janeiro
Chapéu: Artigos

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (que é traduzida como Ambiental, Social e Governança) foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante um evento que reuniu instituições financeiras de vários países. A proposta do conceito é definir vários critérios e ações que devem ser colocados em prática para solucionar problemas envolvendo os três tópicos. A proposta é construir mercados financeiros mais fortes e resilientes, contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, entender e compreender os impactos nos stakeholders e melhorar a confiança do mercado nas instituições financeiras.

Mas para quem o ESG é um tema tão importante? É importante para as empresas, para o planeta e para os investimentos.

Empresas do Setor de transportes tem adotado o ESG nas suas políticas. De acordo com o relatório publicado pelo Observatório do Clima, a frota de caminhões foi responsável por emitir a maior parte dos poluentes climáticos no Brasil e se espera que essas empresas estejam pensando em algo para mudar esse cenário. Além disso, ainda segundo as informações, o setor de transportes é o maior emissor dos segmentos analisados, sendo o causador de 39% do total das emissões dos setores de energia e de processos industriais, com tudo as transportadoras começaram a adotar medidas sustentáveis que não agridem o meio ambiente e, consequentemente, proporcionam melhor qualidade nos serviços e bem-estar para os colaboradores envolvidos, pesquisas mostram que 94% dos brasileiros revelam que esperam que as empresas façam algo sobre ESG e acreditam que as empresas tem obrigação de fazer algo relacionado ao tema.

Falando sobre um futuro com essas políticas de ESG, estima-se que, até 2025, os ativos financeiros em ESG devem alcançar a marca de um terço do total de US$ 140 trilhões administrados no mundo (EY-PARTHENON, 2021). Investir em ESG é algo que irá garantir a sustentabilidade da empresa a longo prazo. Esses investimentos estarão diretamente relacionados com o valor da marca, retorno financeiro, aumentos das expectativas dos investidores e principalmente a sustentabilidade da organização.

Fugindo um pouco do setor do TRC temos algumas empresas que vem se destacando nesse tema como a Natura e Unilever; e isso só é possível porque as empresas demonstram preocupação com o tema e investem nesse assunto.

Por: Bruno Gomes – COMJOVEM Rio de Janeiro