Flat Preloader Icon

FETCEMG: Transformação e Crescimento em 2019. Otimismo para 2020

por | jan 8, 2020 | Outros

Fonte:
Chapéu:

2593.jpgSérgio Pedrosa, Presidente da FETCEMG (Foto: Divulgação)

O ano de 2019 foi bem diferente das expectativas. Afinal, com tantos desafios colocados à nossa frente logo no início, como a entrada de um novo governo e a crise da mineração após o rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro, tudo levava a crer que seria mais um ano difícil.

Mas, em vez de uma classe empresarial à espera de um milagre, vimos empresários trabalhando, inclusive politicamente, em busca de transformação e crescimento econômico. Vimos empresários investindo em suas empresas, sobretudo em tecnologia e na qualificação do seu pessoal, e também apostando na mudança de cultura para buscar resultados.

Enquanto isso, o novo governo entrou com ótimas equipes e lideranças de extrema qualidade técnica, e o Congresso aprovou reformas importantes, de antigos pleitos de diversos setores da nossa economia.

Em conversas com colegas transportadores, em vez de crise, muitos me relataram crescimento do faturamento de suas respectivas empresas. Disso tudo tiramos uma conclusão: as nossas empresas se adaptam rapidamente à conjuntura econômica do país.

Para ir ao encontro dos resultados positivos das empresas, as nossas entidades do transporte seguiram seu trabalho intenso em prol do setor e da sociedade, ajudando as empresas com informações, oferecendo treinamentos e consultorias, ampliando o relacionamento com empresas apoiadoras e realizando eventos de relacionamento com discussões riquíssimas.

No campo da representatividade, aproveito para parabenizar o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, por realizar um excelente trabalho à frente da Confederação, do Sest Senat e do ITL, dando continuidade à excepcional administração de Clésio Andrade. O trabalho de Vander Costa está sendo reconhecido nacionalmente por todas as lideranças do nosso setor.

As expectativas para 2020 são de um cenário melhor com a projeção do PIB entre 2,5 e 3%. A indústria, segundo a CNI, espera um aumento de 2,8%. E outros setores estão otimistas, como os da construção civil, automotivo e comércio.

Enfim, convido os empresários de transportes para que participem ativamente das nossas entidades representativas e que contribuam com suas experiências e seus conhecimentos. Eu acredito que somente com a participação ativa de todos é que podemos transformar o Brasil e estimular as melhorias do nosso setor.

Meus agradecimentos a todos pela parceria de sempre. Que tenhamos um 2020 brilhante para o transporte de cargas e para o Brasil!

Sérgio Pedrosa

Presidente da FETCEMG