Flat Preloader Icon

Fetrancesc assina contrato de estudo sobre cabotagem

por | set 24, 2020 | Notícias

Fonte: FETRANCESC
Chapéu: Cabotagem

Santa Catarina deu um salto rumo ao desenvolvimento e crescimento no setor do Transporte de Cargas (TRC). Isso porque, nesta segunda-feira, 21 de setembro, o contrato de estudo sobre cabotagem foi assinado na sede da entidade.

O estudo será desenvolvido pela Compass Logística, representada na ocasião pelo proprietário, Paulo Cesar Cortês, que apresentou a proposta escolhida pela federação.

De acordo com o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, a iniciativa representará muito para o TRC de Santa Catarina e do Brasil. “O objetivo desse estudo é identificarmos a possibilidade de tirarmos os caminhões das estradas de longa distância e cooperarmos via Costa brasileira, principalmente dos estados no Norte e Nordeste, que tem hoje muitos problemas em infraestrutura. Como TRC, temos que acompanhar essa evolução, estarmos atentos às mudanças e proporcionarmos aos empresários do setor a possibilidade de reduzir as incidências do roubo de cargas. Os benefícios são muitos e ganha também a sociedade, porque deixa de consumir diesel e de poluir o meio ambiente”, afirmou.

A medida evitará ainda a incidência de acidentes de trânsito nas rodovias e auxiliará no descanso do motorista, que, ao realizar uma viagem de Santa Catarina ao Nordeste, tem dificuldades de encontrar um local adequado e seguro para parar o veículo.

Vale ressaltar, a cabotagem no Brasil é apoiada pelo Governo Federal, que no dia 11 de agosto enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei que cria o Programa de Incentivo à Cabotagem, o “BR do Mar”.

Além disso, o Ministério da Infraestrutura lançou também no dia 9 setembro um hotsite, com explicações sobre o programa de incentivo à cabotagem, o projeto de lei, notas técnicas, entrevistas e vídeos.