Flat Preloader Icon

FETRANCESC entrega 1º Prêmio Catarinense Despoluir

por | set 28, 2018 | Outros

Fonte:
Chapéu:

Empresas do Transporte de Cargas de Santa Catarina cuja frota tenha mais de 80% de aprovação no teste do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir poderão receber o 1º Prêmio Catarinense Despoluir – Empresa Amiga do Meio Ambiente. A premiação acontecerá no dia 19 de outubro, durante a Feira de Transporte e Logística (Fetranslog), em Chapecó.

“Serão empresas comprometidas em manter as avaliações veiculares em dia, respeitando o prazo de seis meses do laudo. Elas são mais do que Amigas do Meio Ambiente. São social, econômica e ambientalmente responsáveis”, comentou o coordenador do Despoluir em SC, Rodrigo Oda.
O coordenador do projeto explicou que são diversas as empresas com índices elevados de aprovação. No entanto, “foram selecionadas as doze com maior assiduidade no projeto”, disse. Elas serão formalmente comunicadas da premiação com um convite para participar da solenidade.

“Este é o começo de uma nova era do projeto em SC. Até agora atuamos apenas de forma educativa e preventiva com as aferições, para contribuir com ações ecologicamente corretas dentro das empresas. A partir de então, vamos reconhece-las e expandir nossas ações neste sentido”, acrescentou o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli.

 
O Despoluir em SC – Quatro técnicos atendem ao Despoluir em Santa Catarina. Ao todo, em 2017 eles aferiram 8.671 veículos e, em 2018, até agosto, foram 6.389, com meta de chegar em 10 mil até dezembro.

Estes números representam efetivamente o cuidado que as empresas têm com a emissão de poluentes, tanto que “muitas têm programas específicos que exigem certificações de frotas ecológicas na hora de formalizar algum tipo de relacionamento”, explicou Rodrigo Oda.

O coordenador do Despoluir salientou, ainda, que “com o início desta premiação, queremos estimular ainda mais as empresas a serem parceiras do programa. Aferir a frota é mais do que um simples procedimento. É dar um passo à frente, estar adiante, em constante evolução em todos os sentidos”.

 
O Despoluir no Brasil – Um projeto da Confederação Nacional de Transporte (CNT), com adesão da Fetrancesc em SC, o Despoluir tem o objetivo de contribuir para que empresas do Transporte Rodoviário de Cargas sejam ecologicamente corretas.

A metodologia inicia com a aferição da emissão de poluentes da frota. Com a aprovação os veículos são certificados pelo projeto e ganham o selo do Despoluir. Já em caso de reprovação elas são orientadas para os reparos necessários e, posteriormente, passam por novos testes.