Flat Preloader Icon

FETRANSPAR completa 25 anos em noite festiva

por | abr 20, 2018 | Eventos

Fonte:
Chapéu:
Um evento realizado na noite da última quinta-feira (19), reuniu diversos representantes do setor de transportes de cargas estadual, nacional, entidades de classe, meio empresarial e autoridades executivas e legislativas na cidade de Curitiba.  O motivo foi a celebração dos 25 anos da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná – FETRANSPAR, a mais jovem instituição do setor produtivo do Estado. Francisco Pelucio, diretor financeiro da NTC&Logística, representou a entidade no evento e deixou sua mensagem.
 
 
Foto de Bruno Tadashi – FECOMERCIO/PR
 
Quem conduziu a cerimônia foi o presidente da instituição, Coronel Sérgio Malucelli. Em seu discurso ele lembrou a trajetória da Federação, suas conquistas, a parceria com diversos órgãos da sociedade ressaltando a importância do setor produtivo do transporte de cargas paranaense. “Não é o trem, o navio ou o avião que vão chegar a farmácia, ao supermercado as lojas e ao comercio como um todo. É o caminhão, que com o trabalho do transportador promove essa ponte com o comércio e com todos os demais setores da sociedade”, destacou.  
 
Foto de Bruno Tadashi – FECOMERCIO/PR
 
Malucelli lembrou ainda que a representatividade da FETRANSPAR engloba hoje mais de 20 mil empresas transportadoras de cargas de todo o Estado em praticamente todos os segmentos da Economia. 
 
Juntas essas empresas empregam mais 320 mil pessoas. O setor de transportes de cargas do Paraná, que hoje conta com uma frota de quase 1 milhão de caminhões, representa uma parte significativa do PIB do estado: 5.7%. 
 
Os sindicatos que fazem parte da Federação, abrangem todo o território estadual, estando presentes nas cidades Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Guarapuava.  
 
Recentemente a instituição também agregou a sua administração o Sistema S no Estado do Paraná. Desta forma todo o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), passam por sua supervisão, comungando inclusive da mesma presidência.
 
Sérgio Malucelli que está em seu segundo mandato na Federação, também criticou a corrupção e a gestão de líderes que buscam fazer da um balcão de negócios, que segundo ele atrasa o desenvolvimento do país.  
 
“Como qualquer outro setor da economia brasileira, o transporte de cargas também enfrentou a crise econômica que assolou o país, fruto dos desmandos, da incompetência de gestores públicos que levaram o país a recessão, levaram a 13 milhões de desempregados, ao abando da infraestrutura rodoviária, resultando em péssimos exemplos. Mas aos poucos a justiça está sendo feita”.
 
 
História
 
Para organizar o setor de transporte de cargas do Paraná, em 1993, foi criada a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná- FETRANSPAR. 
 
Ao longo dos anos, a Federação se tornou referência na discussão e intermediação de questões importantes para os empresários e trabalhadores do setor, como tributação, encargos, temas econômicos e de legislação.
 
Um exemplo foi a implantação do Programa Carga Online, que acabou com as filas de caminhões na rodovia de acesso ao Porto de Paranaguá. 
 
Fortalecer o setor de transporte no estado é missão da Federação e isso se desenhou ao longo dessas mais de duas décadas de histórias, independentemente do cenário político e econômico que se apresentasse.   
 
Hoje a representatividade da FETRANSPAR é forte em todos os órgãos e instituições estatuais e nacionais ligadas ao setor. Essa abertura consolida a atuação e facilita parcerias em benefício dos associados. 
 
Os sindicatos de empresas de transporte também se fortaleceram. Hoje são nove deles ligados a Federação em regiões estratégicas do estado. 
 
Há mais de uma década a instituição também prioriza a sustentabilidade. Por meio do Programa DESPOLUIR – da Confederação Nacional do Transporte –  A Fetranspar realiza aferições de frotas em todas as regiões paranaenses. Unidades móveis vão até os veículos e as empresas que fazem a adesão ao programa, ganham o selo de certificação, comprovando que atendem as normas de controle da poluição. 
 
Em 10 anos, somente no Estado do Paraná, foram feitas mais de 70 mil aferições, evitando a emissão de toneladas de gases no ambiente. 
 
É papel da Federação atender as demandas do setor para garantir expansão e segurança. Foi assim que nasceu a primeira Delegacia de combate ao Roubo de Cargas do Paraná, uma iniciativa que ajuda a reduzir a violência nas estradas. Também foi iniciativa da Fetranspar a criação do Comitê Pró-Carga Paraná, com a clara intenção de unir forças policiais, de todas as esferas, no combate ao crime.
 
A força das transportadoras do Paraná se destaca no cenário nacional, com participação ativa nas discussões fundamentais, como o Marco Regulatório do Setor de Transportes e as diferentes reformas discutidas no Congresso Nacional. O apoio a juventude empresária também é uma das bandeiras levantadas por meio do apoio as atividades da Comissão de Jovens Empresários (Comjovem).
 
Com trabalho consolidado, a Fetranspar assumiu a gestão do Sest- Senat no Paraná em 2017, tornando ainda maior o acesso aos serviços dessas instituições. Os atendimentos focam saúde, qualificação, avaliação do profissional e atividades sociais. Para treinar o motorista, simuladores de alta tecnologia oferecem aos motoristas oportunidade de se preparar em condições reais para os riscos e imprevistos das estradas.