Flat Preloader Icon

Fetransportes promove 2º Seminário de Segurança de Trânsito

por | abr 30, 2019 | Eventos

Fonte:
Chapéu:

No Espírito Santo acontecem quase 40 mil acidentes de trânsito, sendo 14 mil com vítimas, e cerca de mil mortes todos os anos nas rodovias federais, estaduais e vias municipais. O volume e a gravidade dos acidentes afetam o sistema de saúde e a rede assistencial, desde a fase do atendimento pré-hospitalar até à reabilitação/readaptação do acidentado. Os custos com acidentes têm representado algo em torno de R$ 2,8 bilhões e o grande número de vítimas concentram-se nos jovens.

 

Esses números, que causam enorme impacto social e econômico, vão embasar o 2º Seminário de Segurança de Trânsito, dia 14 de maio, das 7h30 às 18 horas, no Centro de Convenções de Vitória. Já considerado o maior evento temático do Espírito Santo, ele será realizado em meio às comemorações do Maio Amarelo, tem como proposta chamar a atenção da sociedade e das lideranças do trânsito quanto a importância de agir com estratégia para diminuir o número de lesões e mortes nas rodovias e nesta edição está se propondo a produzir conhecimento integrando três eixos que norteiam o trânsito: saúde, mobilidade e tecnologia. 

 

Segundo o Consultor de Segurança de Trânsito da Fetransportes, André Cerqueira, o assunto segurança de trânsito não tem sido pauta prioritária e isso demonstra o quando o Brasil está aquém das boas práticas mundiais. “Apesar disso, o momento é favorável para discutir o tema em função da Década da ONU de Redução de Acidentes (2011-2020) e, mais recentemente, com o lançamento do Pnatrans –  Programa Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (2019-2028). Neste cenário, a ampliação do debate e proposição de ideias com profissionais renomados nesse assunto torna-se fundamental para conter a escalada dos acidentes”. 

 

Programação

 

Um dos palestrantes já confirmados é o representante da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Victor Pavarino, que vai apresentar estratégias adotadas em países de referência classe mundial para salvar vidas no trânsito.

 

Na sequência, serão realizados três painéis. No primeiro, Saúde e Impactos à Segurança do Trânsito, os palestrantes vão apresentar a relação do cuidado com a saúde frente aos impactos no aumento das taxas de acidentes. Dentre os debates, um que abordará como o consumo de álcool e o de substâncias psicoativas tem avançado em meio a uma sociedade que cada vez dorme menos e cuida menos da sua saúde.

 

O painel seguinte debaterá o Futuro da Mobilidade. “Nunca se falou tanto em mobilidade urbana, mas pouco tem sido o debate efetivo desse tema para a segurança de trânsito”, ressalta Cerqueira, adiantando o nome do secretário-executivo da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Luiz Alberto Sabóia, que vai falar sobre uma experiência de sucesso mundial que virou realidade na cidade.

 

O último painel vai tratar de Inovação e Tecnologia, e como elas podem suprir as diversas demandas na prevenção de acidentes. Um dos destaques deste momento será a apresentação da Mercedes-Benz, que promete trazer ao Estado um pouco do futuro do transporte em termos de segurança veicular.