Flat Preloader Icon

Governo brasileiro pede ajuda aos EUA para reforma tributária

por | jul 24, 2018 | Cotidiano

Fonte:
Chapéu:

O encontro na manhã de sexta-feira (20) entre o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, o ministro brasileiro da Fazenda, Eduardo Guardia, e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, no hotel Palácio Tangará, em São Paulo, foi rápido, durou pouco menos de uma hora.

A autoridade americana aproveitou a viagem à reunião do G-20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, que acontece no fim de semana em Buenos Aires (Argentina), para fazer uma parada estratégica em São Paulo.

Na pauta, além da conversa com os representantes do governo brasileiro, uma mesa redonda com CEOs de empresas americanas no Brasil, entre elas os bancos Goldman Sachs e J.P.Morgan. O encontro foi fechado à imprensa, mas, segundo o Valor apurou, a conversa com Guardia e Ilan girou em torno de formas para melhorar o clima de negócios no país, como a simplificação de tributos, facilitação do comércio exterior e como manter o câmbio mais estável.

De acordo com uma fonte a par do assunto, um dos temais atuais mais polêmicos, a imposição de tarifas protecionistas sobre produtos importados pelos EUA, não teria sido abordado.
Mnuchin também ouviu um pedido do governo brasileiro por assistência técnica nos esforços do país em busca de uma reforma tributária. Os EUA implementaram no fim do ano passado uma série de ações do gênero para impulsionar a atividade, como corte de tributos para empresas e indivíduos, além de mudanças na tributação de lucros pelas companhias no exterior e incentivos para a repatriação de recursos.

Os representantes brasileiros pediram ainda apoio para ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).Um acordo para evitar dupla tributação também foi mencionado na conversa, mas o tema ainda tem muito a avançar. Um organismo bilateral, o Conselho de Negócios Brasil – Estados Unidos, tem trabalhado em um plano para ajudar a encaminhar o processo.