Flat Preloader Icon

Gratificação Por Produtividade Não Pode Ser Incluída Em Aposentadoria

por | abr 12, 2016 | Artigos Técnicos, Jurídico

Fonte:
Chapéu:

 

Gratificação Por Produtividade Não Pode Ser Incluída Em Aposentadoria

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou o pedido de uma servidora aposentada por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que buscava a inclusão de gratificação por produtividade aos seus proventos. A decisão, unânime, foi tomada pela 4ª Turma e confirmou sentença de primeiro grau.

 


A autora aposentou-se em 2008, após ser diagnosticada com uma doença grave. Como deixou de receber parte de seu salário, referente à Gratificação de Desempenho de Atividades do Seguro Social (GDASS), ajuizou ação contra o Órgão.

A 3ª Vara Federal de Florianópolis julgou o pedido improcedente e a servidora recorreu ao tribunal argumentando ter direito à integralidade.

Conforme o INSS, em 2009 entrou em vigor decreto regulamentando a GDASS, no qual ficou estabelecido que apenas os servidores que estão em desempenho de funções poderiam receber a remuneração total.

Segundo o desembargador federal Luís Alberto D’Azevedo Aurvalle, relator do caso, as gratificações de desempenho baseadas em avaliações perdem o caráter de generalidade855/04 constitui parcela variável da remuneração e depende de avaliação individual do servidor no exercício das funções”, concluiu., não podendo ser consideradas a fim de paridade. “A gratificação de que trata a Lei nº 10.