Flat Preloader Icon

Mercado sobe previsão de inflação para 1,99% e melhora previsão para o PIB

por | set 22, 2020 | Notícias

Fonte: UOL
Chapéu: PIB
(istock/iStock)

O mercado voltou a elevar a expectativa para a inflação este ano em meio às renovadas preocupações sobre a alta dos preços, ao mesmo tempo em que melhorou mais uma vez a perspectiva para a economia, de acordo com a pesquisa Focus divulgada hoje pelo Banco Central.

O levantamento semanal apontou que a expectativa para a alta do IPCA em 2020 agora é de 1,99%, contra 1,94% na semana anterior e meta de 4%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. Foi a sexta semana seguida em que houve aumento da projeção.

Os Índices Gerais de Preços (IGP) vêm mostrando forte salto dos preços no atacado, o que preocupa o mercado em geral, deixando-o de olho na reação do BC, que divulgará a ata de sua última reunião de monetária amanhã.

Para 2021, a expectativa para a inflação permaneceu em 3,01%. Para o ano que vem o centro da meta oficial é de 3,75%, também com margem de tolerância de 1,5 ponto.

Para o PIB (Produto Interno Bruto), os especialistas consultados passaram a projetar encolhimento de 5,05% este ano, de queda de 5,11% na semana anterior. A perspectiva de crescimento de 3,5% em 2021 permanece inalterada.

Sobre a monetária, continua o cenário de Selic a 2% este ano e a 2,5% em 2021. O Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, continua vendo a taxa básica de juros a 2% ao final de ambos os anos. Na semana passada, o BC manteve a Selic na mínima histórica de 2%, sinalizou manutenção por um período prolongado, mas não fechou completamente a porta para novo afrouxamento monetário.