Flat Preloader Icon

Mercosul negocia área de livre comércio com o Canadá, diz governo

por | mar 12, 2018 | Internacional

Fonte:
Chapéu:
Um dia depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, confirmar a sobretaxa para a importação de aço e alumínio, o governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira (9) que o Mercosul deu início à negociação de uma área de livre comércio com o Canadá.
 
A informação foi divulgada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). De acordo com a pasta, representantes do países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), além do Canadá, participam de uma reunião nesta sexta, em Assunção, para discutir o acordo.
 
Pelo lado do Brasil, os ministros Marcos Jorge de Lima (MDIC) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores) participam da cerimônica, que marcará o lançamento das negociações. Ainda de acordo com o MDIC, a primeira rodada de negociações está marcada para meados de março, em Ottawa, no Canadá.
 
Sobretaxa prejudica o Brasil
 
Na noite desta quinta (8), o presidente americano, Donald Trump, anunciou a criação de novas taxas para a importação de aço e alumínio ao país. O país cobrará uma sobretaxa de 25% para o aço importado e de 10% para o alumínio. A medida vale para o aço que entrar nos EUA a partir de 23 de março.
 
A medida atinge diretamente o Brasil, segundo maior exportador de aço para os EUA. As vendas para o país representam um terço das exportações brasileiras do produto.
 
Após o anúncio, o Instituto Aço Brasil, que representa as siderúrgicas nacionais, afirmou que a medida causa “dano significativo” às empresas brasileiras e em que deverá entrar imediatamente com recurso nos EUA.
Autoridades do governo brasileiro também se manifestaram contra a medida de Trump. Os ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e Marcos Jorge, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços disseram, em comunicado conjunto, que a decisão de Trump trará “graves prejuízos” às exportações brasileiras.
 
Abertura comercial
 
Na nota divulgada pelo MDIC nesta sexta, o ministro Marcos Jorge afirma que um acordo de livre comércio com o Canadá demonstra o quanto o Mercosul vem trabalhando para uma maior abertura comercial.
 
“O Canadá é um importante e exigente mercado consumidor. Em 2017, o fluxo comercial entre Brasil e Canadá foi de cerca de US$ 4,5 bilhões, com um superávit para o Brasil de pouco mais de US$ 950 milhões.
 
Esperamos aumento expressivo e a diversificação da nossa pauta exportadora que hoje é bastante concentrada”, disse ele.
 
O ministro ressaltou que Mercosul e o Canadá negociam um “acordo amplo” que envolve temas como o comércio de bens, serviços, compras governamentais, pequenas e médias empresas, barreiras não tarifárias e propriedade intelectual. E que a decisão ressalta a determinação do Brasil para uma maior abertura comercial.
 
“Enquanto alguns atores internacionais se fecham, o Brasil e os sócios do Mercosul têm demonstrado que é fundamental a integração dos nossos mercados às cadeias globais de valor. A negociação de novos acordos, como este com o Canadá, é um importante caminho”, concluiu.
 
O governo brasileiro também vem negociando com a Zona do Euro um acordo de livre comércio, processo que se arrasta há mais de 15 anos. Recentemente, os negociadores informaram que vão continuar a tentar, em 2018, chegar a um acordo de livre-comércio, após as reuniões em Buenos Aires.