Flat Preloader Icon

NTC&Logística participa da 52ª reunião da CONDESUL em Foz do Iguaçu

por | nov 21, 2019 | Internacional

Fonte:
Chapéu:

Entidade se reuniu com representantes dos países para tratar de assuntos importantes
para o transporte de cargas internacional

Na última terça-feira dia 19 de Novembro em Foz do Iguaçu, Paraná aconteceu a  52ª reunião do Conselho Empresarial de Transporte Rodoviário de Cargas do MERCOSUL, Bolívia e Chile – CONDESUL, que neste semestre a NTC&Logística assumiu a presidência pró-tempore, até dezembro e foi presidida pelo Vice-presidente extraordinário das relações internacionais da NTC e coordenador da Comissão de Transporte Internacional – COMTRIN, Ademir Pozzani.

Na pauta houve a ratificação de propostas apresentadas na reunião técnica preparatória com o SGT-5 Transporte Mercosul que ocorreu em Porto Alegre no mês de setembro. Outra tema bastante discutido foram os movimentos sociais que estão ocorrendo nos países signatários do acordo sobre transporte internacional terrestre – ATIT, firmado entre o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

Durante a reunião foi lido e assinado um acordo entre os coordenadores nacionais do subgrupo de trabalho dos países que garante em caso de convulsão social e demais eventos não previsíveis que as autoridades garantam:

que os veículos e seus condutores possam sair em segurança;- que os veículos e seus condutores possam sair em segurança;
locais seguros para os veículos em geral dar prioridade aos veículos carregados com produtos perigosos, cargas vivas e perecíveis;
informações sobre quais autoridades devem ser contatadas em caso de eventos que impeçam a continuação da viagem;
em decorrência desse estado força maior que as transportadoras e seus veículos não sejam penalizados por infrações aduaneiras, de migração e de transporte.

“Em razão desses movimentos sociais as rodovias são bloqueadas e ocorrem o saque aos veículos, colocando em risco a vida do motorista. Situação muito preocupante para a operação de transporte internacional” informou Ademir Pozzani.

Também foi solicitado aos representantes que façam gestão junto aos respectivos governos para que sejam tomadas as providências de segurança por conta do furto e roubo de cargas que tiveram aumento significativo agravando a situação das transportadoras e dos custos decorrentes dessa situação, tais como: seguros, estadias, impostos suspensos, dentro outros.

O encontro também contou com a presença da Diretora Internacional da NTC, Sônia Rotondo, do Sr. Sérgio Nick da ABTLP e representantes da Argentina, Uruguai e Paraguai.