A ferramenta permite realizar vários tipos de busca de dados, em nível sociodemográfico das pessoas vinculadas ao setor, em cada modalidade e segmento, entre outros recortes
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) lançou, nessa quinta-feira (18), uma nova ferramenta dinâmica que caracteriza o perfil dos profissionais que atuam no mercado de trabalho do setor. Trata-se do Painel CNT de Perfil do Trabalhador no Transporte, cujo objetivo é promover uma melhor compreensão do mercado de trabalho do setor.
O instrumento analítico disponibiliza elementos sociodemográficos e de caráter identitário, como idade, etnia, escolaridade e sexo, bem como região e estado do vínculo empregatício, além de informações sobre tempo de atuação na profissão e modo de transporte.
No painel, é possível realizar segmentações detalhadas que podem auxiliar os usuários em diversos níveis de tomada de decisão, como no âmbito da gestão de negócios e de boas práticas no âmbito social.
A busca pode ser feita por computador, celular ou tablet. Os dados são elaborados pela CNT a partir das informações coletadas na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Conheça o perfil dos trabalhadores do transporte*
2.588.304 possuem vínculo ativo no setor;
2.130.167 (82,3%) são homens;
458.136 (17,7%) são mulheres;
1.581.583 têm ensino médio completo;
412.655 estão com um a dois anos de serviço.
*Dados extraídos da Rais 2022, do Ministério do Trabalho e Emprego
A NTC&Logística realizará a segunda edição de 2024 do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado), em Itapema, litoral de Santa Catarina. A organização do CONET&Intersindical conta com a parceria da FETRANCESC – Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina e o apoio dos sindicatos filiados à entidade.
O CONET&Intersindical acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto, no Itapema Beach Hotéis & Resorts (BR-101, Km 144, nº 3146 – Ilhota – Itapema – SC).
Em seu formato tradicional, o evento é dividido em duas etapas: o CONET, voltado à discussão empresarial de custos, em que o Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas – DECOPE, da NTC&Logística, apresenta as pesquisas de mercado e aponta os direcionamentos relacionados ao frete, e a Intersindical, cuja pauta para análise e debate é composta de temas relacionados ao desenvolvimento das atividades do setor.
No CONET, teremos a participação de Lilian Campos, Superintendente de Inteligência de Mercado da INFRA S/A., com uma palestra sobre o Plano Setorial de Transporte RODOVIáRIO – PSTR do Ministério dos Transportes, que tem por objetivo analisar e classificar os empreendimentos federais rodoviários a partir dos benefícios que cada um pode gerar no médio prazo.
Lilian Campos é responsável pela operação do Observatório Nacional de Transporte e Logística (da INFRA S/A) e pela sustentação do Espaço Conecta, centro de inovação voltado ao desenvolvimento da infraestrutura de transportes do Brasil. É Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, especialista em Ciência de Dados e Big Data, Diretora do PMI-DF, Pesquisadora da RBCIP – Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação, e MBA em Gestão de Negócios.
O CONET&Intersindical é reconhecido como referência no mercado, oferecendo um ambiente propício para a construção de parcerias estratégicas, o compartilhamento de boas práticas e a busca por soluções inovadoras. Com discussões abrangentes e pesquisas atualizadas, o evento contribui significativamente para o aprimoramento do setor de Transporte Rodoviário de Cargas, impulsionando seu desenvolvimento e fortalecendo sua posição na economia nacional.
13h Abertura do CONET – Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado
13h45 Plano Setorial de Transporte Rodoviário – PSTR do Ministério dos Transportes
Palestrante: Lilian Campos – Superintendente de Inteligência de Mercado da INFRA S/A
14h45 Instituto Mercadológico da COMJOVEM NACIONAL
Palestrante: Geovani Serafim – Coordenador do Instituto Tecnológico COMJOVEM
15h30 Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transporte e Pesquisa DECOPE de Mercado no Transporte de Cargas 2024
Palestrante: Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística
16h20 O Futuro do Transporte de Cargas: Tendências 2025
Palestrante Convidado: Economista do Banco BTG Pactual
17h20 Reforma Tributária – Atualização
Palestrante: Dr. Marcos Aurélio Ribeiro – Diretor Jurídico da NTC e Dra. Andrea Cavalcanti – Gerente Executiva do Poder Legislativo da CNT
Discussões / Sugestões / Encaminhamentos
18h Encerramento
18h / 20h Coquetel na Área de Exposições
INTERSINDICAL – SEGUNDO DIA – 02/08/2024
08h30 Abertura da Reunião Intersindical
NTC&Logística – Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL)
Presidentes: Eduardo Rebuzzi – NTC&Logística e Vander Costa – Sistema Transporte (CNT/ SEST SENAT/ ITL)
9h30 Painel Mercado Securitário e o TRC
Palestrante: Adailton Dias – Membro da Comissão Estratégica de Seguros Corporativos da FenSeg
Palestrante Convidado: Representante da SUSEP
Mediador: Dagnor Schneider – Presidente da FETRANCESC
10h30 Coffee break
11h Painel Trabalhista
– Pesquisa Negociações Coletivas 2024
– Assuntos Trabalhistas e Sindicais: atualizações
Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística
12h Segurança Pública e Roubo de Carga: A realidade no Rio de Janeiro e o impacto nacional
Palestrante: Dr. Fabrício Oliveira – Delegado de Polícia Civil Coordenador da CORE-RJ / Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do RJ
Mediadores: Eduardo Rebuzzi – Presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA, e Filipe Coelho – Presidente do SINDICARGA
12h40 Ações da COMJOVEM NACIONAL – NTC&Logística
Palestrante: André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM
NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), em parceria com a FETRANCESC (Federação das Empresas de Transporte de Carga no Estado de Santa Catarina) e o apoio dos sindicatos filiados à entidade.
Patrocínio:
Mercedes-Benz e Transpocred.
Apoios institucionais:
Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e ITL – Instituto de Transporte e Logística);
FuMTran (Fundação Memória do Transporte);
Anfir (Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários).
A NTC&Logística e a ANTT estão conduzindo uma pesquisa junto às empresas transportadoras de carga para avaliar a situação econômica do Transporte RODOVIáRIO de Cargas (TRC) no primeiro semestre de 2024. Esta iniciativa visa obter um panorama detalhado das condições atuais do setor, identificando desafios, oportunidades e tendências que possam influenciar o desenvolvimento e a sustentabilidade do TRC no Brasil.
O questionário de múltipla escolha pode ser respondido em poucos minutos, garantindo uma participação rápida e eficiente das empresas.
Os resultados serão utilizados para desenvolver estratégias que promovam a eficiência, competitividade e sustentabilidade do TRC, e serão apresentados na segunda edição do CONET (Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado), que acontecerá no dia 1o de agosto de 2024, em Itapema, Santa Catarina.
Parceria feita por meio do ITL oferece seis cursos
Trabalhadores do transporte, seus filhos e cônjuges contam com desconto de 15% em cursos de graduação online tecnológica da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O valor especial é fruto de uma parceria firmada entre o ITL (Instituto de Transporte e Logística) e a instituição de ensino. Colaboradores do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) também são beneficiários.
As inscrições para o próximo vestibular são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de agosto, na página da parceria com o ITL, no site da FGV. O desconto só será válido para os candidatos que se inscreverem pelo link específico. Clique aqui e faça agora sua inscrição.
Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais são alguns dos cursos oferecidos com o valor especial pela FGV, uma das mais renomadas instituições de ensino do país.
O vínculo com o setor de transporte deve ser comprovado no ato da matrícula.
Convênios do ITL
A ideia é que, por meio de convênios com instituições de referência do país e do mundo, toda a comunidade do transporte possa ter acesso à formação de ponta, de maneira complementar à já ofertada pelo Sistema Transporte, por meio do SEST SENAT e do ITL.
O Instituto tem buscado inovar nos serviços oferecidos, sem perder de vista a qualidade e os benefícios estratégicos do que é entregue às empresas de transporte. Assim, com esse convênio, o Instituto de Transporte e Logística reitera seu propósito de qualificar, desenvolver e inovar o setor de transporte, de forma que ele se torne ainda mais competitivo.
Entre os dados da nova página, está uma seção abrangente sobre o Cadastro Nacional de Transportadores, fornecendo números atualizados do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
Além disso, o Cadastro Internacional de Transportadores oferece uma visão ampla das licenças e cadastros de veículos para o Transporte RODOVIáRIO Internacional de Cargas (TRIC), importante para operações comerciais.
A plataforma inclui, ainda, um robusto painel de Business Intelligence (BI), fornecendo um panorama abrangente de indicadores do transporte rodoviário de cargas no Brasil, sendo eles: Volume de Serviços, Vendas de Combustíveis, Mercado de Trabalho, Venda de Caminhões e Emissões de CO2.
Também estão disponíveis arquivos para download, incluindo dados dos transportadores brasileiros habilitados (RNTRC); empresas habilitadas ao transporte rodoviário internacional de cargas (TRIC); empresas habilitadas para o transporte rodoviário para o Peru; transportadores impedidos de operar no transporte internacional e empresas habilitadas como operador de transporte multimodal.
Na manhã do dia 16, aconteceu a reunião conjunta entre a Comissão do Vez & Voz e a de Sustentabilidade, visando demonstrar o quanto uma rede de apoio é essencial para os colaboradores e, por consequência, para a longevidade dos negócios.
Marcelo Kós Silveira Campos, engenheiro químico e consultor em sustentabilidade, foi convidado para apresentar o tema. Ele explicou o quanto a perenidade de uma empresa está ligada ao cuidado familiar.
“Sustentabilidade é a capacidade de manter algo funcionando. Não há como planejar o futuro de sua empresa sem garantir a qualidade de vida das próximas gerações”, apontou.
O consultor falou ainda do cuidado que as empresas devem ter com as famílias dos colaboradores, não só em se tratando da remuneração, mas do aspecto emocional e psicológico. De acordo com uma pesquisa por ele apresentada, 75% das pessoas consideram a família como aquilo que é mais importante.
“A qualidade de vida das famílias está atrelada no engajamento do funcionário na empresa”, observou Fernanda Veneziani, coordenadora da Comissão de Sustentabilidade, em complemento à exposição de Marcelo.
Depois, Gislaine Zorzin, vice-coordenadora do Vez & Voz e sócia da Zorzin Transportes, compartilhou sua experiência sobre como promover uma melhor qualidade de trabalho na empresa sem altos investimentos.
Ela exemplificou o que já implementou que melhorou o clima organizacional como: uma biblioteca comunitária, um espaço ecumênico para preces, um brechó comunitário para troca de peças de roupas, sempre que precisa realizar compras para as festividades na Zorzin são aceitas indicações de fornecedores que são familiares de colaboradores.
“É uma forma de prestigiar os empreendedores ligados indiretamente à própria empresa para o fortalecimento das famílias. A transportadora não consegue pagar o dobro do salário para os funcionários viverem melhor, mas existem outras situações de melhoria que ela pode proporcionar”, avaliou Gislaine.
Já finalizando, Camila Florencio, coordenadora do Vez & Voz, chamou a atenção que a valorização da família vai ao encontro do que as novas gerações levam em conta na hora de escolher um trabalho.
“Eles consideram muito mais o propósito do que o salário em si, na hora de escolher um cargo. Por isso, é necessário que as empresas reconheçam a importância da rede de apoio do colaborador. Este compartilhamento de ideias que tivemos aqui é essencial para contribuir com o setor”, concluiu.
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; o vice-presidente de Segurança, Roberto Mira; o vice-presidente de Assuntos Políticos, José Hélio Fernandes; o assessor de Segurança, Mauro Ricciarelli, e a assessora Institucional, Edmara Claudino, foram recebidos hoje, em Brasília, pelo Dr. Mário Luiz Sarrubbo, secretário Nacional de Segurança Pública, e por Vanessa Fusco, coordenadora do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP).
Durante a visita de cortesia, a diretoria da NTC&Logística apresentou o trabalho desenvolvido pela entidade no enfrentamento ao roubo de cargas, compartilhando dados relevantes sobre a atuação do setor em todo o Brasil. A apresentação ressaltou o empenho e os esforços da entidade para garantir a segurança no transporte de mercadorias.
Outros assuntos foram discutidos, com foco especial na ação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) no combate ao roubo de cargas, além de outras iniciativas.
De acordo com Eduardo Rebuzzi, “foi valiosa a troca de informações nesse encontro, além de termos sido muito bem recebidos. A NTC&Logística, por meio de sua área de Segurança, mantém diálogo com os órgãos públicos e privados a fim de reforçar a importância de combater o roubo de cargas, em defesa das empresas que transportam as riquezas do Brasil”.
Ontem (17), em São Paulo, o vice-presidente da NTC&Logística, Antonio Luiz Leite, representou o presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, no Jantar em Celebração dos 12 Anos da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL). A comemoração reuniu representantes de diversas entidades do setor de transporte e logística do Brasil.
“A NTC&Logística reconhece o excelente trabalho da ABOL pelo desenvolvimento do setor logístico do Brasil e se sente honrada por fazer parte dessa comemoração tão significativa. Em nome da diretoria da entidade, transmito votos de prolongado sucesso à diretoria da ABOL e outras grandes realizações”, destacou o vice-presidente Antonio Luiz Leite.
O evento também contou com a presença do ex-presidente da NTC&Logística e atual vice-presidente da CNT, Flávio Benatti; do Dr. Valter Luís de Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT; do diretor financeiro da NTC&Logística, José Maria Gomes; do vice-presidente para Assuntos do Transporte de Produtos Farmacêuticos, Gylson Ribeiro; do presidente da FETCESP, Carlos Panzan; do presidente do SETCESP, Adriano Depentor, e da presidente executiva do SETCESP, Ana Carolina Jarrouge, entre outros representantes de entidades.
A quarta edição de 2024 do Seminário Itinerante será recepcionada pela FETRANSLOG-NE – Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste, pelo SETCARCE – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Ceará e pelo Núcleo da COMJOVEM Nordeste, em Fortaleza, no dia 23 de agosto, às 13h30.
O Seminário Itinerante nasceu, há 20 anos, com o objetivo de levar a NTC&Logística para vários pontos do país, promovendo a capacitação técnica e oportunidades de negócios aos empresários e executivos do setor de Transporte de Cargas e Logística.
A programação é composta de temas relevantes e que impactam diretamente as atividades das empresas. A organização do evento conta com o apoio da COMJOVEM.
Cumprindo a missão da NTC&Logística de estar junto ao transportador RODOVIáRIO de cargas, de Norte a Sul do país, o Seminário foi realizado em diversos estados ao longo dos últimos 20 anos.
O evento será realizado presencialmente, na sede do SETCARCE (BR-116 – Km 8 – No 3151 – Messejana – Fortaleza – CE), aberto a todos os empresários da região, que contribuem para um TRC cada vez mais forte.
Programação Preliminar
13h30 às 14h – Credenciamento
14h às 14h20 – Abertura
· José Arlan S. Rodrigues – Presidente da FETRANSLOG-NE e Representante da NTC&Logística
· Marcelo Maranhão – Presidente do SETCARCE
· André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM
· Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM
· Leonardo Barreira Maranhão – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM do Nordeste
14h20 às 14h30 – Momento Parceiros da NTC
· MERCEDES-BENZ
· FENATRAN
· FUMTRAN
14h30 às 14h50 – Apresentação da NTC/COMJOVEM
· Palestrante: André de Simone – Vice-Presidente Extraordinário para Assuntos dos Jovens Empresários da NTC&Logística e Coordenador Nacional da COMJOVEM
14h50 às 15h50 – Palestra Técnica – Tema: Alteração do biodiesel e impactos negativos na manutenção das frotas
· Palestrante: Glauber Brasileiro
15h50 às 16h10 – Momento Parceiros da NTC
· AUTOTRAC
· SISTEMA TRANSPORTE
16h10 às 17h – Palestra: Dificuldades na contratação de mão de obra qualificada
· Palestrante: a definir
17h às 18h – Palestra: Prevenção de acidentes
· Palestrante: a definir
18h – Encerramento
O evento é uma realização da NTC&Logística; das entidades anfitriãs, FETRANSLOG-NE e SETCARCE, e do Núcleo da COMJOVEM Nordeste.
Patrocínio: Autotrac, Fenatran e Mercedes-Benz.
Apoio Institucional: Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL) e FuMTran.
Decisão do ministro Fachin leva em consideração impacto que a retomada imediata causaria a setores produtivos
Em atendimento ao pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Senado Federal, o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), prorrogou até 11 de setembro os efeitos da desoneração da folha de pagamento, conforme o disposto pela Lei n° 14.784/2023.
“A excepcional atuação neste momento justifica-se em razão do iminente fim do prazo anteriormente concedido pelo Ministro relator do presente processo. Igualmente justifica a concessão da presente medida liminar o diálogo institucional em curso e razões de segurança jurídica, pois a retomada abrupta dos efeitos ora suspensos pode gerar relevante impacto sobre diversos setores da economia nacional”, detalhou Fachin em sua argumentação.
A decisão do ministro Fachin se deu no âmbito da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 7.633, de autoria do governo, que questiona dispositivos da Lei n° 14.784/2023. Em abril, o relator da ação, ministro Cristiano Zanin, deferiu cautelar, em que acatava o pedido. Em seguida, o ministro Luiz Fux pediu vista ao processo, que, desde então, aguarda a deliberação definitiva do colegiado.
Em nome do setor de transporte, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) se opõe frontalmente à tentativa de revisitar os dispositivos da Lei n° 14.784/2023, visto que são fruto de amplo debate do parlamento. A entidade sustenta, ainda, que a “reoneração”, tal qual buscada pelo governo, para incrementar a arrecadação, impactará negativamente o ambiente de negócios, com possível redução da produtividade e aumento do desemprego.
O Senado Federal continua nas negociações com o Poder Executivo para estabelecer um acordo com mecanismos de compensação, visando a manutenção da desoneração da folha de pagamento durante o ano de 2024. A desoneração será retirada de forma gradual, permitindo que os 17 setores se adaptem ao novo modelo tributário de maneira progressiva, buscando minimizar o impacto financeiro e no mercado de trabalho.
O informe, publicado nessa terça-feira (16), traz dados conjunturais do Brasil e do estado gaúcho, e detalhes sobre crédito do BNDES às empresas da região
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) publicou, nessa terça-feira (16), oBoletim de Conjuntura Econômica – julho de 2024. O informe traz dados conjunturais do Brasil e, em destaque, variáveis macroeconômicas para o Rio Grande do Sul (RS). O recorte gaúcho leva em consideração o impacto das inundações na economia do estado. Abrange análises da inflação na região metropolitana de Porto Alegre, da movimentação de emprego no estado, em maio, e das linhas de crédito que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou, no mês passado, para as empresas atingidas pelas enchentes.
Em junho, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) cresceu 0,21%. Embora o percentual seja menor do que o registrado em maio (0,46%), no acumulado em 12 meses, o índice aumentou, passando de 3,93% para 4,23%. A inflação para o grupo de transporte e do diesel seguiu a mesma tendência, com redução do índice mensal para, respectivamente, 0,19% e 0,64%; no acumulado em 12 meses, aumentou. O IPCA do transporte fechou em 4,56%, e o do diesel, em 15,33%.
No recorte do IPCA para a região metropolitana de Porto Alegre, chama a atenção o aumento expressivo, no mês de junho, do índice mensal para o pedágio: 358,36%. Esse resultado veio após o estado apresentar, no mês anterior, deflação de 86,18%. Essa diferença demarca os meses impactados pelas enchentes, em abril e maio, quando muitas concessionárias deixaram de cobrar pedágio para o transporte de bens essenciais e emergenciais de atendimento à população. Por outro lado, em junho, o pedágio passou a ser o item com o maior aumento na cesta de bens do índice.
Mercado de trabalho
Já o mercado de trabalho no transporte, no Brasil, teve saldo de 6.497 vagas ocupadas em maio. Apesar de ser positivo, o número é inferior ao resultado registrado no mesmo mês do ano passado (7.252). Foi pior também do que em 2022 (14.240) e em relação ao saldo de abril deste ano (14.424). O desempenho do mercado de trabalho foi mais crítico no Rio Grande do Sul.
Em maio, o estado registrou perda de 22.180 empregos formais. O resultado negativo foi provocado, em grande parte, pelos impactos das enchentes, desempenho semelhante ao de maio de 2020, período mais crítico da pandemia da covid-19. O saldo negativo foi registrado em todos os setores: indústria (-6.586); comércio (-5.520); agropecuária (-4.318) e serviços (-4.226). No transporte, foram fechadas 1.201 vagas, na diferença de admissões e demissões no mês.
Os dados corroboram a Pesquisa de Impacto no Transporte que a CNT realizou em junho com as empresas da região. Segundo o levantamento, 95,3% das empresas tiveram impactos negativos em seus negócios, sendo que 50,0% delas relataram perdas de até 10,0% do valor patrimonial, e 31,6% das respondentes tiveram sua operação paralisada, total ou parcialmente, por mais de 15 dias.
No início de junho, um mês após as enchentes no Rio Grande do Sul, o BNDES anunciou linhas de crédito emergenciais para capital de giro e investimentos, visando apoiar as empresas da região. No entanto, houve demora na liberação do crédito, o que só ocorreu, efetivamente, a partir do dia 10 de julho. Isso aconteceu em decorrência de alterações na norma estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional em relação à área de abrangência da calamidade para fins de acesso aos R$ 15 bilhões disponibilizados pelo banco.
A NTC&Logística realizará a segunda edição de 2024 do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado), em Itapema, litoral de Santa Catarina. A organização do CONET&Intersindical conta com a parceria da FETRANCESC – Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina e o apoio dos sindicatos filiados à entidade.
O CONET&Intersindical acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto, no Itapema Beach Hotéis & Resorts (BR-101, Km 144, nº 3146 – Ilhota – Itapema – SC).
Em seu formato tradicional, o evento é dividido em duas etapas: o CONET, voltado à discussão empresarial de custos, em que o Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas – DECOPE, da NTC&Logística, apresenta as pesquisas de mercado e aponta os direcionamentos relacionados ao frete, e a Intersindical, cuja pauta para análise e debate é composta de temas relacionados ao desenvolvimento das atividades do setor.
Um dos destaques da Intersindical será o painel sobre o Mercado Securitário e o Transporte RODOVIáRIO de Cargas, que contará com a participação de Adailton Dias, membro da Comissão Estratégica de Seguros Corporativos da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).
Adailton Dias conta com mais de 35 anos de experiência nas áreas técnicas de seguros (corporativos e pessoais), resseguro, gestão de riscos, sinistros, planejamento estratégico, inovação e seguro saúde de seguradoras multinacionais. Sob sua gestão, a Sompo Seguros alcançou a liderança no segmento de seguro transporte. Ele é formado em Economia, com pós-graduação em Marketing, pela Universidade Mackenzie, e MBA em Gestão Empresarial, pela FIA/USP.
O CONET&Intersindical é reconhecido como referência no mercado, oferecendo um ambiente propício para a construção de parcerias estratégicas, o compartilhamento de boas práticas e a busca por soluções inovadoras. Com discussões abrangentes e pesquisas atualizadas, o evento contribui significativamente para o aprimoramento do setor de Transporte Rodoviário de Cargas, impulsionando seu desenvolvimento e fortalecendo sua posição na economia nacional.
13h Abertura do CONET – Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado
13h45 Plano Setorial de Transporte Rodoviário – PSTR do Ministério dos Transportes
Palestrante: Lilian Campos – Superintendente de Inteligência de Mercado da INFRA S/A
14h45 Instituto Mercadológico da COMJOVEM NACIONAL
Palestrante: Geovani Serafim – Coordenador do Instituto Tecnológico COMJOVEM
15h30 Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transporte e Pesquisa DECOPE de Mercado no Transporte de Cargas 2024
Palestrante: Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística
16h20 O Futuro do Transporte de Cargas: Tendências 2025
Palestrante Convidado: Economista do Banco BTG Pactual
17h20 Reforma Tributária – Atualização
Palestrante: Dr. Marcos Aurélio Ribeiro – Diretor Jurídico da NTC e Dra. Andrea Cavalcanti – Gerente Executiva do Poder Legislativo da CNT
Discussões / Sugestões / Encaminhamentos
18h Encerramento
18h / 20h Coquetel na Área de Exposições
INTERSINDICAL – SEGUNDO DIA – 02/08/2024
08h30 Abertura da Reunião Intersindical
NTC&Logística – Sistema Transporte (CNT / SEST SENAT / ITL)
Presidentes: Eduardo Rebuzzi – NTC&Logística e Vander Costa – Sistema Transporte (CNT/ SEST SENAT/ ITL)
9h30 Painel Mercado Securitário e o TRC
Palestrante: Adailton Dias – Membro da Comissão Estratégica de Seguros Corporativos da FenSeg
Palestrante Convidado: Representante da SUSEP
Mediador: Dagnor Schneider – Presidente da FETRANCESC
10h30 Coffee break
11h Painel Trabalhista
– Pesquisa Negociações Coletivas 2024
– Assuntos Trabalhistas e Sindicais: atualizações
Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística
12h Segurança pública e roubo de carga: a realidade no Rio de Janeiro e o impacto nacional
Palestrante: Dr. Fabrício Oliveira – Delegado de Polícia Civil Coordenador da CORE-RJ / Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do RJ
Mediadores: Eduardo Rebuzzi – Presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA, e Filipe Coelho – Presidente do SINDICARGA
12h40 Ações da COMJOVEM NACIONAL – NTC&Logística
Palestrante: André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM
NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), em parceria com a FETRANCESC (Federação das Empresas de Transporte de Carga no Estado de Santa Catarina) e o apoio dos sindicatos filiados à entidade.
Patrocínio:
Mercedes-Benz e Transpocred.
Apoios institucionais:
Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e ITL – Instituto de Transporte e Logística);
FuMTran (Fundação Memória do Transporte);
Anfir (Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários).
Reunião reafirmou compromisso entre as instituições em promover ações que beneficiam os usuários
Na tarde dessa segunda-feira (15/7), a sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, foi palco de mais uma importante reunião com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – Melhores Rodovias do Brasil (ABCR). O encontro contou com a presença do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale; do diretor-presidente da ABCR, Marco Barcelos; do secretário Executivo de Parcerias em Investimentos PPI/SP, André Isper, além de representantes de diversas associações e concessionárias do setor regulado.
Reuniões com a ABCR, bem como com outras entidades, são parte da agenda constante da ANTT para a manutenção das atividades ligadas aos transportes terrestres no Brasil. O compartilhamento de informações entre as instituições é fundamental para as relações entre regulador, entes regulados e usuários dos transportes terrestres.
As discussões enfatizaram a necessidade contínua de intercâmbio de informações e colaboração estreita entre as instituições para aprimorar cada vez mais a infraestrutura e a segurança das rodovias brasileiras. Na ocasião, foram atualizados os status dos contratos vigentes, além de suas respectivas otimizações, com revisões e melhorias para eficiência operacional.
A Portaria nº 622, do Ministério dos Transportes, foi outro ponto de destaque, estabelecendo diretrizes para a alocação de recursos em contratos de concessão rodoviária, com foco na infraestrutura resiliente e na transição energética. A iniciativa, além de melhorar as condições das rodovias, contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Também foram itens da pauta o ofício enviado às concessionárias, com vistas ao aprimoramento dos parâmetros operacionais; a edição da Instrução Normativa (IN) 18/2023 e o Protocolo de Crise. Outro ponto de destaque foi a Portaria nº 241/2024, que institui a POLíTICA pública de diversificação dos meios de pagamento nas praças de pedágio das rodovias federais, com discussão baseada na necessidade de adaptar as infraestruturas de pagamento aos avanços tecnológicos, incluindo o PIX por aproximação, previsto para ser lançado até 28 de fevereiro de 2025.
Elas fazem parte de um pacote bilionário de obras em andamento com recursos do Tesouro e que projetam o crescimento do Paraná nos próximos anos. O Estado já terminou 2023 com o maior crescimento da atividade econômica do Brasil
Quatro grandes obras rodoviárias do Governo do Paraná vão ser concluídas até o primeiro semestre de 2025, resolvendo gargalos históricos em regiões estratégicas do Paraná. Elas fazem parte de um pacote bilionário de obras em andamento com recursos do Tesouro e que projetam o crescimento do Paraná nos próximos anos. O Estado já terminou 2023 com o maior crescimento da atividade econômica do Brasil.
Em Londrina, no Norte, o Governo do Estado executa o Viaduto da PUC. Além da construção da estrutura do viaduto, a obra prevê a elevação das pistas da rodovia federal, que é duplicada no trecho, e uma passagem inferior com pistas duplas ligadas a duas rotatórias e às novas marginais, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância. O investimento é de R$ 31 milhões, já estando concluídos 35,40% da obra, de acordo com a medição mais recente, de maio.
Na região Central, a obra mais emblemática é a pavimentação entre Pitanga e Mato Rico. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) já atingiu a marca de 74,75% de execução da pavimentação da PR-239. A obra prevê 43,15 quilômetros de pista com duas faixas de 3,5 metros de largura e acostamentos externos de 2,6 metros, conectando de vez Mato Rico ao asfalto – era um dos três municípios sem conexão por pavimento no Paraná.
Até agora, 30 quilômetros da rodovia já receberam a pavimentação, composta por camadas de base e sub-base de materiais compactados, e a capa asfáltica, que é a camada de acabamento. Estes serviços continuam avançando no restante do trecho. O investimento é de R$ 89 milhões.
Além de Mato Rico, o Governo do Paraná também já começou a resolver a pavimentação de Doutor Ulysses, outro gargalo histórico. O governador Carlos Massa Ratinho Junior já assinou a ordem de serviço da pavimentação na Região Metropolitana de Curitiba. Serão asfaltados 11,95 quilômetros na saída do município em direção a Cerro Azul, dando mais segurança e agilidade aos motoristas que trafegam no trecho.
Também na RMC outra obra emblemática está na reta final. A duplicação da PR-092, conhecida como Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, está com 100% de mobilização das frentes de trabalho e 81,08% concluída. O investimento é de R$ 112 milhões.
A obra começa um pouco antes do viaduto do Contorno Norte de Curitiba (PR-418) e segue por 4,74 quilômetros até o perímetro urbano de Almirante Tamandaré. A pista central é executada em pavimento rígido de concreto, e as vias marginais, em ambos os lados, são de pavimento flexível asfáltico. As pistas contam com sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e sinalização vertical, além de dispositivos de segurança viária.
A obra conta, também, com 10 pontes em cinco localidades e quatro viadutos em dois pontos, ou seja, são estruturas paralelas, não interligadas, cada uma atendendo um sentido de tráfego da rodovia. Estão incluídos no projeto, ainda, a implantação de ciclovia e passeios, uma passarela para pedestres, melhorias ambientais, iluminação viária e serviços complementares.
O Estado também está muito perto de concluir o Contorno Norte de Castro, nos Campos Gerais, numa das principais bacias leiteiras do Paraná. Castro ainda é um dos 33 municípios paranaenses com Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) superior a R$ 1 bilhão.
O investimento é de R$ 113 milhões. Com extensão de 15,60 quilômetros de pista nova de pavimento asfáltico, o Contorno, denominado PR-429, terá duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada e acostamentos externos de 2,5 metros em ambos os lados, além de uma nova ponte e um novo viaduto. A ponte, sobre o Rio Iapó, possui extensão de 320 metros, com largura de 14 metros, distribuídos em duas pistas de rolamento com 3,60 metros cada, além de acostamentos externos e barreiras New Jersey.
A obra se conecta a outra concluída em 2021 na mesma região. Foram pavimentados 2,6 quilômetros e construído um viaduto no entroncamento da PR-090 com a PR-340. A obra também contou com sistema de drenagem e implementação de iluminação com LED.
Brasileiros residentes no país europeu há menos de seis anos podem solicitar habilitação italiana sem necessidade de novos exames; mesmo benefício vai valer para italianos que vivem no Brasil
Motoristas brasileiros que moram na Itália vão ganhar uma facilidade para o dia a dia: a conversão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em uma Patente di Guida, a habilitação italiana. A regra foi renovada entre os governos dos dois países nesta segunda-feira (15) e estabelece que quem possui uma CNH válida e tenha residência há menos de seis anos pode solicitar o documento italiano sem precisar passar pelo processo de ter aulas em autoescola ou realizar exames práticos e teóricos. Hoje, são mais de 100 mil brasileiros vivendo no país peninsular.
A mesma norma atende ainda a mais gente em território brasileiro. São cerca de 800 mil pessoas com nacionalidade italiana que moram aqui, de acordo com a Embaixada da Itália. Após essa etapa de assinatura, o acordo agora precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional para começar a valer. “Uma assinatura importante, coroando cerca de um ano e meio da nossa equipe do Ministério dos Transportes, seguindo a linha da reinserção do Brasil no cenário internacional”, destacou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. “A gente ficou fora na gestão anterior ao governo Lula. Mas agora finalizamos esta etapa, e outros acordos virão”, completou o ministro em exercício, George Santoro.
O acordo foi celebrado durante a visita do presidente da Itália, Sergio Mattarella, recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um almoço no Palácio do Itamaraty. “A maior força propulsora dos vínculos entre Itália e Brasil são nossas sociedades, e é do nosso interesse aproximá-las com medidas simples, que apoiem o intercâmbio. Por isso, estou satisfeito com a assinatura, hoje, de acordo de reconhecimento recíproco de carteira de habilitação”, declarou Lula. “Espero que esse instrumento incentive negócios, facilite a rotina dos brasileiros que vivem na Itália e dos italianos que moram no Brasil”, completou.
É mais um passo de fortalecimento diplomático entre as duas nações, intimamente ligadas: em 2024, completam-se 150 anos da imigração italiana no Brasil, que começou com 386 pessoas que cruzaram o Atlântico e desembarcaram no Espírito Santo para tentar a vida no Brasil. Hoje, há mais de 35 milhões de descendentes de italianos no nosso país, e a Itália é uma das principais origens de investimento direto da União Europeia: mais de mil empresas italianas estão aqui e geram cerca de 150 mil empregos. “Este ano é especialmente significativo nas relações entre Itália e Brasil. Além da gratidão pela forma como italianos foram acolhidos aqui, nossos países são respectivamente líderes do G7 e do G20. Somos força global”, destacou Sergio Matarella.
Regras do acordo
Para os brasileiros na Itália, a conversão da carteira deve ser solicitada à Motorizzazione Civile do seu local de residência. E, pelo que foi estabelecido no novo acordo, a conversão da CNH para nacionalidade italiana ou brasileira só será possível para condutores das categorias A e B. O benefício não se estende para portadores de habilitação das categorias C, D e E, que ainda precisam passar por cursos de especialização nos dois países.
Confira os principais requisitos para conversão da CNH pelo acordo bilateral:
• a carteira deve ser definitiva e estar em vigor, carteira não pode ser provisória;
• residir em um dos países parte do acordo há menos de seis anos, tendo como referência a data em que apresenta o pedido de conversão;
• idade mínima estabelecida pelos respectivos regulamentos internos no que se refere à emissão da categoria de habilitação para a qual solicita a conversão;
• autoridades competentes podem exigir do solicitante atestado médico comprovando a posse de requisitos psicofísicos necessários para as categorias de habilitação solicitadas;
• restrições de condução e sanções previstas com relação à data de emissão da habilitação, pelas regras internas das partes, são aplicadas na nova carteira de habilitação, tendo como referência a data da primeira emissão da CNH;
• o acordo aplica-se exclusivamente às CNHs emitidas antes da obtenção da residência por parte do titular no território da outra parte;
• o acordo não se aplica a CNHs obtidas em substituição a documento expedido por terceiros estados e não conversível no território da parte que deveria fazer a conversão.
Uso da CNH em Portugal
Em 2023, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o embaixador brasileiro Raimundo Carneiro, e o ministro das Infraestruturas português, João Galamba, assinaram um acordo que possibilita o uso de CNH por brasileiros residentes em Portugal. Pelo princípio da reciprocidade, a mesma regra passa a valer a portugueses que morem no Brasil.
Dessa forma, não será mais necessária qualquer troca de documento de habilitação para que brasileiros residentes em Portugal ou portugueses residentes no Brasil possam dirigir no país em que moram: a CNH tirada no país de origem poderá ser usada até a data da validade original. Cabe ressaltar que a validade do acordo ainda depende de ratificação pelo Congresso Nacional.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Cookie settingsACEITAR
Política de Cookies e Privacidade
Privacy Overview
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.