Flat Preloader Icon

Plano de Renovação de Frota pode se tornar realidade em São Paulo

por | out 28, 2019 | Rodoviário

Fonte:
Chapéu:

reunio com a anfavea e fenabrave 48949070181 o 1080x675

Foto: SETCESP

Na última quarta-feira (23), o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou, apresentou ao governador de São Paulo, João Dória, uma proposta para que, enfim, seja iniciado um plano de renovação de frota no Estado.

A reunião foi fruto do compromisso assumido pelo governador durante a abertura da Fenatran – 22º Salão Internacional do Transporte de Cargas na semana passada, na qual o vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, fez um alerta sobre a altíssima idade média da frota brasileira.

Estudos indicam que há cerca de 230 mil caminhões com mais de 30 anos rodando no país. “Considerando que 62% de toda a produção nacional é transportada pelo modal rodoviário, tornam-se exponenciais os riscos à população e ao meio ambiente em razão do grande potencial de acidentes e emissão de gases poluentes destes veículos mais velhos”, afirmou Tayguara Helou ao iniciar sua explanação ao governador e a todos os presentes.

A proposta levada pelo SETCESP baseia-se em um ciclo virtuoso para que esta renovação aconteça de forma eficiente e constante no Estado:

  1. Incentivo para que empresas adquiriam veículos novos
  1. Incentivo para que operadores troquem seus modelos mais antigos por veículos seminovos que possuam tecnologia menos poluente
  1. Incentivo para reciclagem de veículos sem condições de rodagem com cessão de crédito ao proprietário para que ele adquira um veículo novo ou seminovo

“Programas anteriores não tiveram um impacto significativo na frota nacional porque foram regionalizados, aconteceram por tempo determinado e não contemplaram todos os operadores envolvidos na cadeia logística. Já com este modelo é possível abranger tanto os grandes frotistas quanto os operadores e ainda impulsionar o mercado automotivo. Quem sai ganhando com isso é o Brasil”, explicou Tayguara.

“Se São Paulo fizer, os outros estados também farão a renovação gradual da frota”, acredita Dória.

Na reunião também estiveram presentes o Secretário Executivo de Governo, Nelson Baeta; o Secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles; o Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano; o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Américo Sakamoto; o Coordenador da Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, André Favero; o Presidente da DesenvolveSP, Nelson de Souza; e o Presidente da InvestSP, Wilson Mello; além de representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).