Flat Preloader Icon

Programa de desenvolvimento de líderes do Transcares retoma as atividades

por | fev 15, 2021 | Notícias

Fonte: TRANSCARES
Chapéu: Treinamento

Depois de quase um ano, na quinta-feira, 4 de fevereiro, o Transcares, enfim, retomou sua agenda de cursos e eventos presenciais. E quem puxou este recomeço foi o PDL – Programa de Desenvolvimento de Líderes. Grande aposta do sindicato para o ano passado, ele teve que ser suspenso em função da pandemia. Em 2020, apenas o primeiro módulo foi realizado (O Planejamento Estratégico nas Transformações do Mundo Atual) e como os próprios alunos pediram que o treinamento continuasse no formato presencial, ele recomeçou neste mês.

Realizado em parceria com a Marilac Desenvolvimento Organizacional e tendo à frente Patrícia Marilac, que além de diretora-executiva da empresa, é psicóloga, mastercoach em Inteligência Emocional, Especialista em Análise Comportamental e Practitioner em Programação Neurolinguística, o PDL vai se estender até 29 de abril e foi relançado com duas turmas. Porém, como ano passado os alunos da primeira tiveram apenas o primeiro módulo, para otimizar o tempo o segundo grupo foi incorporado ao anterior e terá uma aula especial – do Módulo 1, O Planejamento Estratégico nas Transformações do Mundo Atual, no último mês de curso.

Com foco em liderança e estratégias, o PDL reúne empresários, gestores, colaboradores e líderes de várias empresas do segmento (associadas e não-associadas). E embora apenas dois módulos tenham sido realizados até agora, já está dando frutos.

“O treinamento já está sendo um divisor de águas para mim. Posso, a partir de agora, observar de forma clara o perfil de cada colaborador que trabalha comigo e, assim, extrair o que cada um tem de melhor a oferecer através da forma de condução e direcionamento personalizado”, argumenta Ricardo de Araújo Holtz, um dos alunos de Patrícia Marilac.

Inovar para garantir qualidade e segurança

O PDL está sendo presencial, porém cercado de cuidados especiais. Com o apoio da Marilac, foi possível eliminar o material físico e transformá-los em 100% digital (lista de presença, pesquisas e avaliações de reações). As dinâmicas também foram readaptadas por jogos 100% online.

“O formato inicial do curso (2020) foi todo preparado para ser realizado com a  gameficação, uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos, sendo que na maioria deles era necessário o contato próximo com os participantes. Como o momento que vivemos não nos permite tal contato, a Marilac conseguiu, de forma fantástica, trazer jogos e dinâmicas totalmente digitais, sem perder a qualidade, a diversão e a interação da equipe”, explicou a Analista de Recursos Humanos do Transcares, Drielly Reis.

Além disso, foi desenvolvida uma cartilha com orientações de higiene e contendo uma máscara de proteção, as aulas estão acontecendo no auditório do sindicato, espaço que acolhe 62 pessoas e que terá apenas 46% de sua capacidade total utilizada – 29 alunos –, dispensers de álcool em gel estão sendo disponibilizados nos ambientes e cada aluno recebe um frasco individual, e a cada dia de aula todos têm sua temperatura aferida. Os participantes assinam, ainda, um Termo de Saúde.

Diretor da Fatran Transportes e coordenador regional da COMJOVEM-ES, Roberto Fabiani gostou do que viu e do que ouviu nesta retomada do PDL.

“O encontro foi muito produtivo e muito interativo, possibilitou bastante network!”, comemorou, continuando em seguida. “Nós, como gestores, nos sentimos bastante desafiados em nosso dia a dia na empresa, pois são maneiras diferentes de agir e de pensar entre o colaborador e o patrão. Inclusive, já começamos a fazer mudanças e melhorias para termos atitudes, comportamentos e resultados satisfatórios, e reter os talentos que temos. Este ano, a Fatran completa faz 10 anos e chegamos num ponto em que precisamos ter um RH para fazer recrutamento, analisar cargos e salários de forma diferente e mais correta. O PDL vai ser essencial nessa mudança e ajudará bastante neste momento de inovação e crescimento da empresa.