Flat Preloader Icon

Projetos de infraestrutura de São Paulo são tema de debate no Ministério

por | jan 11, 2019 | Outros

Fonte:
Chapéu:

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu, nesta quinta-feira (10/01), o governador de São Paulo, João Dória, e sua equipe de governo, para debater a viabilização do Ferroanel de São Paulo, do projeto do Trem Intercidades e a concessão da rodovia Rio-Santos, no litoral norte do estado paulista. “Esses são projetos que vamos conduzir a quatro mãos e tenho certeza que serão muito bem-sucedidos”, anunciou o ministro.

O Ferroanel de São Paulo será feito com recursos privados, a partir da renovação antecipada do contrato da MRS Logística S/A, que hoje se encontra em fase de estudos pelo Governo Federal.

Já as duas linhas do projeto do Trem Intercidades também será feito pelo setor privado, por meio de licitação, e haverá o compartilhamento das linhas já existentes. “Temos total condição para acomodar a operação do trem de passageiros”, pontuou o ministro. O projeto prevê a ligação entre a capital paulista para a região metropolitana de Campinas e a região do Vale do Paraíba.

Eles também alinharam informações sobre outros projetos em andamento para melhoria da logística no estado, como a concessão da BR-101, conhecida como Rio-Santos, localizada no litoral norte de São Paulo. A proposta é incluir o trecho na concessão da rodovia Dutra (BR-116/RJ/SP), que está em fase de elaboração dos estudos para a nova licitação.

Na reunião, também participaram do encontro o secretário estadual da Fazenda, Henrique Meirelles, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Baldy, o chefe do Escritório de Representação de São Paulo em Brasília, Antônio Imbassahy, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, o secretário estadual de Logística e Transportes de São Paulo, João Octaviano, a deputada Joice Hasselmann, o diretor da ANTT, Sérgio Lobo, além do secretário-executivo do ministério, Marcelo Sampaio.