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Relatório executivo da Sinfra detalha obras realizadas em 3 anos

por | abr 18, 2018 | Rodoviário

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Chapéu:
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) divulgou, nesta terça-feira (17.04), relatório executivo das ações realizadas em três anos de gestão. O trabalho minucioso destaca os grandes resultados apresentados à sociedade por meio do programa Pró Estradas, que concluiu 2.400 km de asfalto em rodovias estaduais, considerando as obras de construção (1.000 km) e de reconstrução (1.400 km). 
 
A Sinfra disponibilizou o arquivo do relatório para fazer download. Clique aqui e confira em detalhes. Mapas revelam onde foram feitos cada um dos 2.400 km de rodovias executados no Estado. 
 
Além do programa Pró-Estradas, o relatório também aborda outras ações da Sinfra, como as concessões de rodovias, da rodoviária de Cuiabá, do transporte intermunicipal, a distribuição do Fethab, as obras nos aeroportos, a manutenção de estradas não pavimentadas, parcerias internacionais e as futuras realizações do Pró-Concreto. 
 
“Apesar de reconhecermos que temos muito a fazer ainda, porque um passado de abandono não se muda da noite para o dia, não podemos deixar de destacar os excelentes números que o governo Pedro Taques atingiu até agora. Ao todo, em três anos, o Estado de Mato Grosso avançou com 2.400 km de rodovias. E faremos mais estradas em 2018. Isso sem falar nas não pavimentadas que tiveram enorme aporte a partir das patrulhas em parceira com associações/consórcios e o Fethab para as prefeituras. Todo esse trabalho melhorou nossa em relação a outros estados brasileiros”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.
 
Em três anos a logística de Mato Grosso avançou e os resultados obtidos com o programa Pró-Estradas elevaram a posição do Estado no cenário nacional. Mato Grosso deixou a última posição do ranking da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), ocupada no final de 2014, e subiu para o 3º lugar do país e 1º do Centro-Oeste com o maior índice de rodovias estaduais consideradas ótimas e boas, conforme apontou pesquisa.
 
Uma segunda pesquisa de credibilidade confirma que Mato Grosso tem evoluído significativamente quando o assunto são as rodovias. Na área de infraestrutura rodoviária, Mato Grosso saiu da 23º lugar para o 8º no Ranking de Competitividade dos Estados, um levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CPL).
 
Mato Grosso possui uma malha rodoviária de 28 mil km, destes pouco mais de 6 mil km são pavimentadas. Para garantir a trafegabilidade nas estradas não pavimentadas, a sinfra repassou durante estes 3 anos R$ 667 milhões em recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para as 141 prefeituras, conforme está na publicação do relatório. Estes valores foram utilizados para manutenção e cascalhamento das rodovias, além de reparo ou construção de pontes de até 12 metros.
 
O relatório mostra a distribuição das 23 patrulhas mecanizadas, que são conjuntos de maquinários pesados para manutenção, utilizados em parecerias entre a Sinfra e Associações. Em 2014, apenas 20% das rodovias eram trafegáveis, hoje são mais de 90%. Somente em 2017 a Sinfra realizou a manutenção e a conservação direta de mais de 7 mil km de rodovias não pavimentadas.
 
Outro assunto abordado é o programa Pró-Concreto, que é o maior programa de substituição de pontes de madeira por de concreto. Em 2018 serão construídas mais de 61 pontes, com investimentos de R$ 251 milhões. Entre as pontes estão, a ponte sobre o rio Vermelho, em Rondonópolis, e a ponte que ligará a região do Parque Atalaia, em Cuiabá, à região do Aeroporto, em Várzea Grande.
 
O Pró-Estradas Concessões: Programa de Parcerias com o Setor Privado para Investimentos na Logística de Mato Grosso, também está dentro do relatório. Em fevereiro foram leiloados dois primeiros lotes na Bolsa de Valores de São Paulo, que abrangem a concessão de 300 km de rodovias nas regiões de Alta Floresta e Alto Araguaia.
 
Além do Pró-Estradas Concessões, também foi divulgado a concessão da rodoviária de Cuiabá. Para melhorar a infraestrutura da rodoviária, foi contratada de maneira emergencial uma nova empresa para administrar, onde de imediato foram colocados seguranças armados, melhorias nos banheiros, bebedouros, guichê com informações aos turistas, internet gratuita (WIFI) e acesso a pessoas com deficiências.