O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.
O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.
INFORME: Com a decisão do Governo Federal de encerrar o programa de desoneração da folha de pagamento, que permitia a substituição da contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de salários, por alíquota sobre a receita bruta da empresa, desse modo o INCT já contempla a reoneração da folha de pagamento.
Vale ressaltar, que o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) definiu um reajuste do ICMS sobre o diesel em R$0,06, com vigência a partir de 1º de fevereiro, bem como a Petrobrás anunciou um reajuste de 6,29% em 31 de janeiro 2025, portanto o reajuste do diesel não abrange o INCT de janeiro.
INCT-F DECOPE/NTC DE JANEIRO/24 A JANEIRO/25
A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do (INCTF[1] DECOPE/NTC) foi de 1,17% no mês de janeiro e acumula nos últimos doze meses 5,94% (cinco virgula noventa e quatro por cento), entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025 (janeiro de 2025*/- sobre janeiro de 2024 ou ainda, nos últimos doze meses).

O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais. Nesses custos não estão contemplados impostos, pedágios e margem de lucro.
INCTL – DECOPE/NTC DE JANEIRO/24 A JANEIRO/25
O INCTL[2] reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.
A sua variação média foi de 5,48% (cinco vírgula quarenta e oito por cento) de fevereiro de 2024 a janeiro de 2025 (janeiro de 2025 sobre janeiro de 2024, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês variando 0,73%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBÚSTÍVEIS
O preço por litro do óleo diesel S-10, teve uma variação de 0,65% no mês de janeiro/25, quando comparado com o mês anterior, sendo comercializado a R$ 6,170 p/litro. No período de 12 meses (jan-25 contra jan-24), a variação acumulada é de 4,40%, resultado, principalmente ditado pela nova regra política da Petrobrás.
O aditivo Arla 32, utilizado para reduzir as emissões de poluentes registrou variação de 2,11% no mês. Desde março/12 até hoje, o aditivo já acumulou queda de (22,37%).
O óleo diesel comum, ainda consumido pela frota brasileira, teve variação acumulada em 4,46% nos 12 meses. No mês de janeiro o óleo foi comercializado a R$ 6,090 p/litro, contra R$ 5,830 p/litro no mesmo período do ano anterior, já o período mensal registrou variação de 0,50%.
COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS DEMAIS INSUMOS NA FRACIONADA
No mês, o veículo de transferência registrou um acréscimo de 0,20% e o veículo de distribuição urbana uma ligeira queda de (0,04), já os implementos de transferência e de distribuição não registrou variação.
Considerando o período de 12 meses, os insumos que contribuíram para a variação do INCTF na operação de transferência foram: veículo (1,51%), carroceria baú 0,00%, pneu – 275/80 R 22,5 com variação de 0,17%, recapagem 0,57%, lavagem com 6,45%, salário do motorista 6,00% e seguro do casco (1,40%).
Na operação de coleta e distribuição, os insumos que tiveram variação foram: veículo com variação de 1,51%, carroceria ¾ baú de alumínio com variação de 0,00%, pneu 215/75 – R 17,5 com 2,30%, recapagem com 2,33%, lavagem com 6,45%, seguros do casco e contra terceiros com 1,42%, salário de motorista 6,00% e salário de ajudante 6,00%.
DESPESAS ADMINISTRATIVAS
As despesas administrativas de uma forma geral registraram em janeiro variação 2,26% de 2025, quando comparada com as despesas do mês anterior. Já as despesas administrativas, exceto os salários, variaram 0,27%.
Nos 12 meses, as despesas administrativas vêm registrando alta de 7,50%, agravado principalmente, pelo reajuste do IPTU para 2025. A evolução acumulada das despesas administrativas, exceto salários, foi de 3,50%.
COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRINCIPAIS INSUMOS NA LOTAÇÃO
Considerando a variação mensal, as despesas administrativas registraram variação de 1,23%, despesas administrativas (exceto salários) 0,35%, cavalo mecânico 0,40%, pneus 4,79%, recapagem 4,78%, seguros 0,35%.
ANÁLISE DE 12 MESES
Nos 12 meses (jan/25 contra jan/24), o cavalo mecânico teve variação de 7,03%, semirreboque 0,00%, seguros 6,11%, DAT – 5,22%, recapagem com 5,02%, lavagem 6,45%, rodoar 4,32% e 4,61% pneus – 295/80 R22.
INCT-FR, INCT-FOU INCVT e INCT-FRIG
A evolução completa do INCTF, do INCTL e dos demais índices (INCTFR, INCTFOU, INCVT – Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorífico), assim como dos insumos do transporte encontra-se à disposição dos filiados da NTC&LOGÍSTICA na área restrita aos associados do site www.portalntc.org.br. Para acessar esta área, clique no canal Técnico e Econômico. Em seguida, clique “Downloads”.
O Departamento Técnico e Econômico da NTC&LOGÍSTICA (DECOPE) coloca-se à disposição das empresas e entidades associadas para prestar qualquer informação complementar pelo telefone (0xx11) 2632-1526/1536 ou pelo e-mail economia@ntc.org.br.
São Paulo, 31 de janeiro de 2025.
DECOPE/NTC&LOGÍSTICA
[1] É livre a reprodução total ou parcial desta nota em qualquer meio de comunicação, desde que não sejam omitidos ou alterados aspectos essenciais à compreensão da mesma e desde que seja citada a fonte como segue: DECOPE/NTC&LOGÍSTICA – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas/Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.
[2] Este custo inclui custo peso, GRIS, custo valor para mercadorias de baixo valor (R$ 6.169,37 TON.) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro e pedágios. Franquia de 6 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$ 233,55 p/hora útil parada, ou R$ 9,34 por tonelada por hora útil.


