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Relatório Mensal do Índice Nacional de Custos do Transporte – (INCTF e INCTL) | Julho/22

por | ago 9, 2022 | Econômico, INCT

Fonte: Decope - NTC
Chapéu: .

O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.

O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.

INCT-F DECOPE/NTC DE JULHO/21 A JULHO/22

A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do (INCTF[1] DECOPE/NTC) foi de 0,20% no mês de junho e acumula nos últimos doze meses 17,17% (dezessete virgula dezessete por cento), entre agosto de 2021 e julho de 2022 (julho de 2022*/- sobre julho de 2021 ou ainda, nos últimos doze meses).

O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais. Nesses custos não estão contemplados impostos, pedágios e margem de lucro.

INCTL – DECOPE/NTC DE JULHO/21 A JULHO/22

O INCTL[1] reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.

A sua variação média foi de 29,19% (vinte e nove vírgula dezenove por cento) de agosto de 2021 a julho de 2022 (julho de 2022 sobre julho de 2021, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês variando 0,04%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBÚSTÍVEIS

O preço por litro do óleo diesel S-10, registrou variação de (2,19%) no mês de julho/22, quando comparado com o mês anterior, sendo comercializado a R$ 7,510 p/litro. No período de 12 meses (jul-21 contra jul-22), a variação acumulada é de 61,33%, resultado, principalmente ditado pela nova regra da Petrobrás, a partir de setembro de 2015.

O aditivo Arla 32, utilizado para reduzir as emissões de poluentes não registrou variação em relação ao mês de junho/22. Desde março/12 até hoje, o aditivo já acumulou queda de (23,76%).

O óleo diesel comum, ainda consumido pela frota brasileira, teve variação acumulada de 61,73% nos 12 meses. No mês de julho o óleo foi comercializado a R$ 7,420 p/litro, contra R$ 4,588 p/litro no mesmo período do ano anterior. A variação mensal foi de (1,96%) no mês de julho/22 em relação a junho/22.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS DEMAIS INSUMOS NA FRACIONADA

No mês, o veículo de transferência registrou variação de 2,03% e o veículo distribuição urbana variação de 0,32%, pneu – 275/80 R22,5 de 1,61%,e o pneu 215/75 – R 17,5 com (1,39%).

Considerando o período de 12 meses, os insumos que contribuíram para a variação do INCTF na operação de transferência foram: veículo 27,52%, carroceria baú 37,07%, pneu – 275/80 R 22,5 com variação de 16,97%, recapagem 15,31%, rodoar 7,38%, lavagem com 21,37%, salário do motorista[1] 9,88% e seguro do casco 28,12%.

Na operação de coleta e distribuição, os insumos que tiveram variação foram: veículo com variação de 31,91%, carroceria ¾ baú de alumínio com variação de 37,08%, pneu 215/75 – R 17,5 com (1,03%),recapagem com 15,31%,lavagem com 12,80%, seguros do casco e contra terceiros com 32,06%, salário de motorista 9,81% e salário de ajudante 9,73%.

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

As despesas administrativas de uma forma geral tiveram variação de 0,41% em julho de 2022, quando comparada com as despesas do mês anterior. Já as despesas administrativas, exceto os salários, variaram 1,13%.

Nos 12 meses, as despesas administrativas vêm registrando alta de 10,17%, agravado principalmente, pelo reajuste do IPTU para 2022. A evolução acumulada das despesas administrativas, exceto salários, foi de 10,59%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRINCIPAIS INSUMOS NA LOTAÇÃO

Considerando o mês de julho/22 contra junho/22, as despesas administrativas registraram variação de 0,21%, despesas administrativas (exceto salários) 0,29%, cavalo mecânico 2,51%, pneus 0,42%, seguros 2,13%.

ANÁLISE DE 12 MESES

Nos 12 meses (jul/22 contra jul/21), o cavalo mecânico teve variação de 25,86%, semirreboque 58,42%, seguros 29,69%, salários do DAT – 9,95%, óleo cárter 20,80%,óleo câmbio 20,01%, recapagem com 15,31%, rodoar 7,38%, lavagem 12,80% e 17,72% pneus – 295/80 R22.

INCT-FR, INCT-FOU INCVT e INCT-FRIG

A evolução completa do INCTF, do INCTL e dos demais índices (INCTFR, INCTFOU, INCVT – Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorífico), assim como dos insumos do transporte encontra-se à disposição dos filiados da NTC&LOGÍSTICA na área restrita aos associados do site www.portalntc.org.br. Para acessar esta área, clique no canal Técnico e Econômico. Em seguida, clique “Downloads”.

O Departamento Técnico e Econômico da NTC&LOGÍSTICA (DECOPE) coloca-se à disposição das empresas e entidades associadas para prestar qualquer informação complementar pelo telefone (0xx11) 2632-1526/1536 ou pelo e-mail economia@ntc.org.br.

São Paulo, 31 de julho de 2022.

DECOPE/NTC&LOGÍSTICA


[1] É livre a reprodução total ou parcial desta nota em qualquer meio de comunicação, desde que não sejam omitidos ou alterados aspectos essenciais à compreensão da mesma e desde que seja citada a fonte como segue: DECOPE/NTC&LOGÍSTICA – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas/Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

[2] Este custo inclui custo peso, GRIS, custo valor para mercadorias de baixo valor (R$ 6.450,93 TON.) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro e pedágios. Franquia de 6 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$ 169,80 p/hora útil parada, ou R$ 6,79 por tonelada por hora útil.

[3] Devido ao fechamento do Acordo de Convenção Coletiva dos trabalhadores em transporte rodoviário de carga – São Paulo, base do SETCESP em maio/22, acordaram o índice de 12,47% para o reajuste dos salários de motoristas e outras categorias profissionais, sendo 10% em maio/22 e 2,47% em outubro/22, ambos aplicados sobre o salário de abril/22.