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Variação Mensal

Relatório Mensal do Índice Nacional de Custos do Transporte – (INCTF E INCTL) | Maio/25

por | jun 10, 2025 | Econômico, INCT

Fonte: Decope - NTC
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Chapéu: .

O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.

O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.

INFORME: Com a decisão do Governo Federal de encerrar o programa de desoneração da folha de pagamento, que permitia a substituição da contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de salários, por alíquota sobre a receita bruta da empresa, desse modo o INCT já contempla a primeira etapa do processo de reoneração da folha de pagamento.

Não houve o Fechamento do Acordo de Convenção Coletiva dos trabalhadores em transporte de carga base maio.

INCT-F DECOPE/NTC DE MAIO/24 A MAIO/25

A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do (INCTF[1] DECOPE/NTC) foi de (0,35%) no mês de maio e acumula nos últimos doze meses 3,75% (três virgula setenta e cinco por cento), entre junho de 2024 e maio de 2025 (maio de 2025*/- sobre maio de 2024 ou ainda, nos últimos doze meses).

O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais. Nesses custos não estão contemplados impostos, pedágios e margem de lucro.

INCTL – DECOPE/NTC DE MAIO/24 A MAIO/25

O INCTL[2] reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.

A sua variação média foi de 3,90% (três vírgula noventa por cento) de junho de 2024 a maio de 2025 (maio de 2025 sobre maio de 2024, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês variando (1,25%).

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

O preço por litro do óleo diesel S-10, teve uma retração de (3,19%) no mês de maio/25, quando comparado com o mês anterior, sendo comercializado a R$ 6,060 p/litro. No período de 12 meses (mai-25 contra mai-24), a variação acumulada é de 2,19%, resultado, principalmente ditado pela nova regra da Petrobrás.

O aditivo Arla 32, utilizado para reduzir as emissões de poluentes não registrou variação no mês. Desde março/12 até hoje, o aditivo já acumulou queda de (22,37%).

O óleo diesel comum, ainda consumido pela frota brasileira, teve variação acumulada em 2,39% nos 12 meses. No mês de maio, o óleo foi comercializado a R$ 6,00 p/litro, contra R$ 5,860 p/litro no mesmo período do ano anterior, já o período mensal registrou variação de (3,07%).

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS DEMAIS INSUMOS NA FRACIONADA

No mês, o veículo de transferência registrou uma retração de (1,01%) e o veículo de distribuição urbana uma variação de (1,58%), já os implementos tanto de transferência como o de distribuição não registrou variação.

Considerando o período de 12 meses, os insumos que contribuíram para a variação do INCTF na operação de transferência foram: veículo (2,93%), carroceria baú 3,99%, pneu – 275/80 R 22,5 com variação de 3,73%, recapagem (8,63%), lavagem com 4,75%, salário do motorista 6,00% e seguro do casco (2,50%).

Na operação de coleta e distribuição, os insumos que tiveram variação foram: veículo com variação de 3,02%, carroceria ¾ baú de alumínio com variação de 3,89%, pneu 215/75 – R 17,5 com 0,76%, recapagem com (12,44%), lavagem com 3,40%, seguros do casco e contra terceiros com 3,06%, salário de motorista 6,00% e salário de ajudante 6,00%.

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

As despesas administrativas de uma forma geral registraram em maio variação 0,21% de 2025, quando comparada com as despesas do mês anterior. Já as despesas administrativas, exceto os salários, variaram 0,07%.

Nos 12 meses, as despesas administrativas vêm registrando alta de 3,52%, agravado principalmente, pelo reajuste do IPTU para 2025. A evolução acumulada das despesas administrativas, exceto salários, foi de 3,96%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRINCIPAIS INSUMOS NA LOTAÇÃO

Considerando a variação mensal, as despesas administrativas registraram variação de 0,15%, despesas administrativas (exceto salários) 0,21%, cavalo mecânico (2,05%), pneus (0,48%), semirreboque 0,0%, recapagem 1,46%, lavagem 0,0%, seguros (1,79%).

ANÁLISE DE 12 MESES

Nos 12 meses (mai/25 contra mai/24), o cavalo mecânico teve variação de 5,37%, semirreboque 4,22%, seguros 5,21%, DAT – 3,55%, recapagem com (3,18%), lavagem 3,40%, rodoar 0,0% e 3,20% pneus – 295/80 R22.

INCT-FR, INCT-FOU INCVT e INCT-FRIG

A evolução completa do INCTF, do INCTL e dos demais índices (INCTFR, INCTFOU, INCVT – Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorífico), assim como dos insumos do transporte encontra-se à disposição dos filiados da NTC&LOGÍSTICA na área restrita aos associados do site www.portalntc.org.br. Para acessar esta área, clique no canal Técnico e Econômico. Em seguida, clique “Downloads”.

O Departamento Técnico e Econômico da NTC&LOGÍSTICA (DECOPE) coloca-se à disposição das empresas e entidades associadas para prestar qualquer informação complementar pelo telefone (0xx11) 2632-1526/1536 ou pelo e-mail economia@ntc.org.br.

São Paulo, 31 de maio de 2025.

DECOPE/NTC&LOGÍSTICA


[1] É livre a reprodução total ou parcial desta nota em qualquer meio de comunicação, desde que não sejam omitidos ou alterados aspectos essenciais à compreensão da mesma e desde que seja citada a fonte como segue: DECOPE/NTC&LOGÍSTICA – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas/Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

[2] Este custo inclui custo peso, GRIS, custo valor para mercadorias de baixo valor (R$ 6.192,89 TON.) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro e pedágios. Franquia de 6 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$ 234,30 p/hora útil parada, ou R$ 9,37 por tonelada por hora útil.