Relatório Mensal do Índice Nacional de Custos do Transporte – (INCTF e INCTL)|Outubro/22

O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da &Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.

O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.

INCT-F DECOPE/NTC DE OUTUBRO/21 A OUTUBRO/22

A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do(INCTF[1] DECOPE/NTC) foi de 0,33% no mês de outubro e acumula nos últimos doze meses 10,94% (dez virgula noventa e quatro por cento), entre novembro de 2021 e outubro de 2022 (outubro de 2022*/- sobre outubro de 2021 ou ainda, nos últimos doze meses).

O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais. Nesses custos não estão contemplados , pedágios e margem de lucro.

INCTL – DECOPE/NTC DE OUTUBRO/21 A OUTUBRO/22

O INCTL[2] reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla e margem de lucro na sua apuração.

A sua variação média foi de 17,48% (dezessete vírgula quarenta e oito por cento) de novembro de 2021 a outubro de 2022 (outubro de 2022 sobre outubro de 2021, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês variando 0,93%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBÚSTÍVEIS

O preço por litro do óleo diesel S-10, registrou variação de (0,74%) no mês de outubro/22, quando comparado com o mês anterior, sendo comercializado a R$ 6,680 p/litro. No período de 12 meses (out-21 contra out-22), a variação acumulada é de 26,28%, resultado, principalmente ditado pela nova regra da , a partir de setembro de 2015.

O aditivo Arla 32, utilizado para reduzir as emissões de poluentes não registrou variação em relação ao mês de outubro/22. Desde março/12 até hoje, o aditivo já acumulou queda de (23,76%).

O óleo diesel comum, ainda consumido pela frota brasileira, teve variação acumulada de 25,89% nos 12 meses. No mês de outubro o óleo foi comercializado a R$ 6,560 p/litro, contra R$ 5,211 p/litro no mesmo período do ano anterior, no entanto no mês não houve variação quando comparado com setembro/22.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS DEMAIS INSUMOS NA FRACIONADA

No mês, o veículo de transferência registrou variação de 0,16%, veículo de distribuição 5,14%, pneu – 275/80 R22,5 de (1,05%),e o pneu 215/75 – R 17,5 com 0,43%.

Considerando o período de 12 meses, os insumos que contribuíram para a variação do INCTF na operação de transferência foram: veículo 12,88%, carroceria baú 26,54%, pneu – 275/80 R 22,5 com variação de 11,41%, recapagem 7,90%, lavagem com 12,80%, salário do motorista[3] 12,31% e seguro do casco 13,79%.

Na operação de coleta e distribuição, os insumos que tiveram variação foram: veículo com variação de 15,65%, carroceria ¾ baú de alumínio com variação de 25,79%, pneu 215/75 – R 17,5 com 4,33%, recapagem com 7,90%, lavagem com 12,80%, seguros do casco e contra terceiros com 16,21%, salário de motorista 12,24% e salário de ajudante 12,13%.

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

As despesas administrativas de uma forma geral tiveram variação de 1,34% em outubro de 2022, quando comparada com as despesas do mês anterior. Já as despesas administrativas, exceto os salários, variaram (0,21%).

Nos 12 meses, as despesas administrativas vêm registrando alta de 10,78%, agravado principalmente, pelo do IPTU para 2022. A evolução acumulada das despesas administrativas, exceto salários, foi de 8,01%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRINCIPAIS INSUMOS NA LOTAÇÃO

Considerando o mês de outubro/22 contra setembro/22, as despesas administrativas registraram variação de 0,46%, despesas administrativas (exceto salários) (0,22%), cavalo mecânico (0,18%), pneus (2,25%), seguros 2,72%.

ANÁLISE DE 12 MESES

Nos 12 meses (out/22 contra out/21), o cavalo mecânico teve variação de 14,78%, semirreboque 75,44%, seguros 21,80%, salários do DAT – 12,40%, óleo cárter 5,96%,óleo câmbio 5,99%, recapagem com 7,90%, lavagem 12,80% e 8,03% pneus – 295/80 R22.

INCT-FR, INCT-FOU INCVT e INCT-FRIG

A evolução completa do INCTF, do INCTL e dos demais índices (INCTFR, INCTFOU, INCVT – Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorífico), assim como dos insumos do transporte encontra-se à disposição dos filiados da NTC&LOGÍSTICA na área restrita aos associados do site www.portalntc.org.br. Para acessar esta área, clique no canal Técnico e Econômico. Em seguida, clique “Downloads”.

O Departamento Técnico e Econômico da NTC&LOGÍSTICA (DECOPE) coloca-se à disposição das empresas e entidades associadas para prestar qualquer informação complementar pelo telefone (0xx11) 2632-1526/1536 ou pelo e-mail economia@ntc.org.br.

São Paulo, 31 de outubro de 2022.

DECOPE/NTC&LOGÍSTICA


[1] É livre a reprodução total ou parcial desta nota em qualquer meio de comunicação, desde que não sejam omitidos ou alterados aspectos essenciais à compreensão da mesma e desde que seja citada a fonte como segue: DECOPE/NTC&LOGÍSTICA – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas/Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

[2] Este custo inclui custo peso, GRIS, custo valor para mercadorias de baixo valor (R$ 6.282,51 TON.) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro e pedágios. Franquia de 6 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$ 176,95 p/hora útil parada, ou R$ 7,08 por tonelada por hora útil.

[3] Devido ao fechamento do Acordo de Convenção Coletiva dos trabalhadores em transporte rodoviário de carga – São Paulo, base do SETCESP em maio/22, acordaram o índice de 12,47% para o reajuste dos salários de motoristas e outras categorias profissionais, sendo 10% em maio/22 e 2,47% em outubro/22, ambos aplicados sobre o salário de abril/22.

Fonte: Decope - NTC

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