Flat Preloader Icon

SETCESP realiza Fórum Mobilidade

por | ago 31, 2018 | Eventos

Fonte:
Chapéu:

O SETCESP realizou nessa terça-feira (29) o 32º Fórum Paulista do Transporte – Mobilidade e Abastecimento Urbano, tradicional evento da entidade que apresenta temas estratégicos para a melhoria da mobilidade urbana e do abastecimento de cargas nos grandes centros. Neste ano, o encontro abordou o Planejamento e Distribuição de Cargas na cidade de São Paulo e teve a honra de receber o Secretário de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo, Sr. João Octaviano Machado Neto, para a abertura do encontro.

Forum de Mobilidade

 
“É um prazer estar aqui participando desse evento, a agenda da logística de São Paulo precisa estar presente na questão da mobilidade, pois não há como se discutir um plano de mobilidade para a cidade sem tomar o devido cuidado com a rotina de abastecimento do município. Quando houve a paralisação dos caminhoneiros, no mês de maio, ficou evidenciada a necessidade do transporte e o impacto que ele tem”, destacou o secretário.

 
O primeiro painel do evento abordou o tema “Diretrizes para o Transporte de Cargas no Município de São Paulo” e contou com a palestra do Diretor da Divisão de Cargas do DSV/ CET, Antonio Tadeu Prestes de Oliveira. “O território da cidade de São Paulo é bastante disputado com vários tipos de uso como o trânsito de pessoas, de cargas, de veículos de transporte coletivo e de alguma forma precisamos ordenar esse fluxo para que todos possam circular, por isso essa discussão e integração é muito necessária para encontrarmos as melhores políticas de utilização desse espaço”, falou.

 
Dando continuidade ao Fórum, o Diretor da Especialidade de Abastecimento e Distribuição do SETCESP, Marinaldo Reis, realizou a apresentação do “Panorama dos Recebedores e Distribuidores de Carga em São Paulo”, expondo os resultados da pesquisa IER – Índice de Eficiência no Recebimento na Região Metropolitana.

 
Nesse ano o levantamento contou com 416 estabelecimentos pesquisados e foram avaliadas 21 esferas da infraestrutura e dos processos desses polos, concluindo que o IER médio de 2018 é de 52,99%, contra 59,41% de 2017. Se considerarmos o tempo médio de descarga (TMD), o IER cai para 24,38%, contra 35,79% do ano passado.

 
A cobertura completa sobre os dados da pesquisa e os ganhadores do Prêmio IER 2018 podem ser conferidos aqui.

 
No terceiro e último painel do evento o Diretor Executivo do IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga, Fernando Zingler, apresentou os resultados da pesquisa de “Operações de Recebimento de Carga em Shopping Centers” que mapeou 78 Shoppings da Grande Região Metropolitana de São Paulo.

 
Encerrando o encontro o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, junto ao Fernando, lançou o Guia de Recebimento de Carga em Shopping Centers na GRMSP, material fruto da pesquisa que especifica a entrega de mercadorias em mais de 70 shoppings.

 
Os detalhes desse painel, da pesquisa e de como adquirir o Guia estão disponíveis aqui.

 
“Há 32 anos o SETCESP discute sobre qual é o melhor modelo para a GRMSP em relação ao abastecimento urbano e a mobilidade de cargas na cidade. Esse foi um grande evento recebemos aqui o Secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo que fez uma bela abertura e demonstrou que está de acordo com o espírito do SETCESP de buscar o alinhamento com o poder público para que possamos efetivamente entregar melhores resultados para as bandeiras da área de mobilidade de cargas nas cidades que compõem a GRMSP”, finalizou Tayguara Helou.