Flat Preloader Icon

Sindmat completa 30 anos de lutas e conquistas

por | out 4, 2018 | Eventos

Fonte:
Chapéu:

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat) completa 30 anos. Fundado em 1988, a entidade se estabeleceu no estado como a força do transporte de cargas, setor fundamental para o desenvolvimento do país.

 

Primeiro presidente do Sindmat, Etevaldo Eugênio de Azevedo destaca a importância da entidade para o estado. “Como havia dificuldade para conseguir frete, e eu tinha oficina mecânica e lidava sempre com transportadores, me chamaram para criar primeiro a Associação dos Pequenos Transportadores”.

 

ETEVALDO EUGÊNIO Primeiro presidente

 

A associação, relata Eugênio, foi fundada dentro da sua oficina e um ano depois ela foi transformada em sindicato e logo foi crescendo o número de sindicalizados. “O começo foi um pouco difícil, mas tenho orgulho de dizer que fui fundador e presidente do nosso sindicato por quase 20 anos”. Etevaldo destaca a credibilidade que a entidade conquistou graças ao esforço de todas as diretorias.

 

“Meu desejo é que o Sindmat continue com essa força, que consiga manter as conquistas e que não pare nunca de crescer”, observa.Vinte anos se passaram. Foram dias difíceis, mas que não impediram o Sindmat de seguir em frente. E a persistência começa a trazer novos resultados como lembra o segundo presidente da entidade, Antônio Carlos Deijani, que assumiu o cargo em 2006 com o compromisso de fazer o sindicato ser mais visto na sociedade, ser ouvido, ter voz ativa e trabalhar em cima do desenvolvimento do estado e das empresas.

 

ANTÔNIO CARLOS DEIJANI Segundo presidente

 

“O Sindmat buscou o diálogo com os órgãos públicos, ocupou seu espaço e hoje é, sem dúvida, uma entidade muito importante para Mato Grosso”, afirma Carlos Deijani.

 

Amilton Luiz Mendonça foi o terceiro presidente”. Acho que nós temos que continuar essa união em busca dos nossos anseios e no enfrentamento das dificuldades. Tivemos o prazer e a felicidade de trabalhar muito naquela época e continuamos até hoje atuando no sindicato”.

 

AMILTON LUIZ MENDONÇA Terceiro presidente

 

Várias lutas

 

Nessas três décadas, foram várias as lutas travadas pelo Sindmat. Atual presidente da entidade, Eleus Vieira Amorim, que está no segundo mandato, destaca as constantes reivindicações junto ao Governo do Estado para redução da alíquota do ICMS sobre o diesel.

 

ELEUS VIEIRA AMORIM Presidente

 

“Também travamos uma batalha como estado para investimento na prevenção dos roubos de cargas e ataques às transportadoras, além da criação de uma delegacia de polícia especializada em roubo de cargas para apurar os crimes e colocar os marginais na cadeia”, pontua o presidente.

 

Eleus Amorim ressalta que hoje o Sindmat tem livre entrada em órgãos públicos municipais, estaduais e federais. “Hoje somos recebidos na Secretaria de Estado de Fazenda, de Segurança, estamos em constante contato com a Polícia Rodoviária Federal e fazemos gestões frequentes em Brasília, nos ministérios e entidades ligadas ao nosso setor”.

 

O Sindmat ainda é parceiro do projeto Despoluir, garantindo aferição gratuita de caminhões aos associados, uma iniciativa voltada à promoção da saúde dos motoristas e em contribuição à preservação do meio ambiente e da vida da população mato-grossense.

 

Também no que se refere à responsabilidade social, o Sindmat desenvolve ações ao longo do ano e para isso sempre conta com o apoio dos associados. Eleus Amorim cita como exemplo o projeto de Musicalização, desenvolvido na Escola Municipal Ana Tereza A. Krause, no bairro Jardim Industriário. ComemoraçãoNo dia 15 de setembro o Sindmat comemorou os 30 anos de fundação com uma grande festa no Centro de Eventos do Pantanal e que reuniu todos os ex-presidentes, diretores, parceiros, colaboradores e também autoridades. 

 

O evento contou com a presente do presidente da NTC&Logística, José Hélio Fernandez, e também presidente da Federação Nacional do Transporte de Cargas (FENATAC), de José Maurício Braga, que é vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Distrito Federal (SINDIBRAS) e de José Pereira Filho, presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Mato Grosso (CORE-MT), além de diversos outros parceiros do Sindmat.

 

FESTA DOS 30 ANOS DO SINDMAT

 

Jose Hélio Fernandez reconheceu a importância do Sindmat para o setor e também a forte atuação dos diretores na luta pelos interesses internos e que refletem diretamente na sociedade em geral tamanha a importância do transporte de cargas para o desenvolvimento do país. O presidente Eleus Amorim agradeceu a NTC pelo apoio irrestrito ao sindicato.

 

Eleus Amorim destaca o importante papel de todos os presidentes, diretores e associados no crescimento do Sindmat, e também dos parceiros, fornecedores e patrocinadores. “Que Deus nos abençoe e nos dê força para continuar discutindo os problemas do transporte para o estado de Mato Grosso e o Brasil”.