Flat Preloader Icon

Soluções para fomentar o setor logístico portuário do Nordeste

por | fev 28, 2020 | Aquaviário

Fonte:
Chapéu:

2806.png

O setor logístico portuário do Nordeste, que tem forte presença nacional, estará no foco do debate durante o Fórum Regional Nordeste Export, que acontece nos dias 15 e 16 de junho, no Recife. O lançamento está marcado para o próximo dia 3, no Centro Administrativo do Porto de Suape, com a presença dos integrantes do Comitê Orientador, autoridades e representantes de entidades do setor. O evento está integrado à programação regional do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária Brasil Export, que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro, em Brasília.

A programação do Fórum Regional Nordeste Export é definida pelo Comitê Técnico Orientador, que reúne as principais lideranças e especialistas do setor de logística e infraestrutura portuária, e vai garantir um amplo centro de discussões que tragam contribuição para todo o setor logístico portuário nacional. A pauta também terá no debate a tecnologia e inovação.

“Na primeira rodada de reuniões, no Recife, a receptividade foi total, todos com quem mantivemos contato vislumbram que o Nordeste Export é uma ferramenta fundamental para promover o comércio exterior na região. Nosso trabalho continua na divulgação e busca de maior participação em outros estados do Nordeste”, diz Aluísio de Souza Sobreira, diretor da Merco Shipping Marítima, vice-presidente da Câmara Brasileira de Contêineres e Diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil .

Segundo Sobreira, priorizar o comércio exterior e incentivar nossas exportações é o melhor caminho para sair da crise, gerando desenvolvimento e, consequentemente, aumento no número de empregos e melhor distribuição de renda. “Os maiores desafios são estimular a cultura exportadora na região, reduzir o ‘custo Brasil’ (com menos burocracia) e incentivar a captação de recursos privados, nacionais e estrangeiros, para investimentos de infraestrutura”, afirma.

Ele também acredita que um evento focado no Nordeste pode fomentar o setor na região. “O nordestino tem a percepção de que eventos mais focados na realidade econômica do Nordeste poderão produzir um natural efeito positivo para toda a cadeia de produção, incentivando a comercialização de produtos de exportação e importação. Além disso, pode despertar o interesse de operadores logísticos, assim como aos agentes de comércio exterior como um todo (da indústria, do comércio, armadores, tradings, despachantes, operadores portuários, enfim, de toda a cadeia de valores do comércio exterior). O potencial é enorme, visto o Nordeste dispor de uma razoável oferta de infraestrutura e de ter uma posição geográfica estratégica”, conclui.

Para Leonardo Cerquinho, presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, a expectativa para o evento é positiva. “O principal desafio do setor portuário do Nordeste é conseguir atrair linhas internacionais diretas, em especial da Ásia, de forma a ficar independente da necessidade de transbordo nos portos do Sul e Sudeste do Brasil, tanto para importação, quanto para exportação. Temas como esses serão discutidos e certamente novas soluções serão propostas para a nossa região”.