Flat Preloader Icon

Sônia Rotondo participa da reunião de mapeamento do processo de exportação terrestre de autopeças para a Argentina promovida pela Procomex

por | mar 21, 2018 | Internacional

Fonte:
Chapéu:
 
O Instituto Procomex foi selecionado para realizar o projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Mapeamento de Processos de Comércio e Propostas de Redução de Custos e Tempos no comércio entre Brasil e Argentina. O projeto foi solicitado pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC e a Secretaria do Comércio do Ministério da Produção da Argentina. 
 
O setor de autopeças foi escolhido pelo MDIC para ser analisado, com o objetivo de identificar gargalos e desafios, e propor soluções concretas que permitam reduzir os custos e o tempo das operações comerciais. Durante a reunião, foi mapeado todo o processo de exportação e de importação de autopeças da Argentina. “O resultado foi muito bom.  Fizemos o mapeamento detalhado de todo o processo e abordamos os problemas que as transportadoras encontram nos pontos de fronteira, como é o caso da necessidade de retirada de senha no recinto alfandegário porque a região não comporta o número de veículo. O processo é lento e demora até dois dias para conseguir a senha”, explica Sônia.  
 
Após a conclusão do projeto, uma nova reunião será realizada para que todos fiquem a par das conclusões.