Flat Preloader Icon

Trancares promove ação social no Educandário Alzira Bley

por | jun 3, 2019 | Outros

Fonte:
Chapéu:

Você já parou para pensar quantas vezes vê ou lê a palavra empatia escrita por aí? Não há dúvidas de que empatia é uma das palavras da moda. Mas você sabe o que ela, de verdade, significa? Empatia é a capacidade de sentir o que outra pessoa sentiria caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções. Está intimamente ligada ao altruísmo e à capacidade de ajudar. Em resumo, a empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. É no poder da empatia que pensamos cada vez que desenvolvemos uma ação social e foi assim que chegamos ao Educandário Alzira Bley, em Cariacica, na sexta-feira, 31 de maio, para a nossa primeira atividade do ano com as meninas e meninos atendidos pela instituição.

 

Público Copia

Como de costume, não trabalhamos sozinhos. A atividade da semana passada contou com a presença da profissional de Recursos Humanos do Transcares, Drielly Reis, a Assistente Administrativo Layla Andrade e o motorista José Carlos Taveira, e de um grupo do Sest Senat de Cariacica. Estiveram lá a diretora da unidade Aylmer Chieppe, Valéria Gonçalves, o Coordenador de Promoção Social, Guilherme Sitimi, a psicóloga Patrícia Peterli Partichelli e a dentista Sarah Silveira Azoury. Juntas, as equipes proporcionaram às 200 crianças do Alzira uma tarde recheada de conhecimento, com palestras sobre saúde bucal e abuso sexual.

Administradora com especialização de Gestão de Pessoas, a diretora do Sest Senat é uma apaixonada por contar histórias, por relacionamento. Ficou com a nobre missão de abrir a ação social e fez questão de bater um papo bem bacana com as crianças sobre a importância dos dois temas escolhidos para serem abordados.

A primeira palestra, sobre abuso sexual, foi ministrada pela psicóloga Patrícia, que falou sobre a temática de forma leve e com bastante sensibilidade. “Ele fez questão de frisar a importância de cada criança conhecer seu corpo e diferenciar o carinho do abuso”, destacou Drielly, completando em seguida. “Tivemos muita interação com as crianças, o que denota o quanto a escolha foi acertada”.

 

Abuso sexual

A segunda palestra tratou do tema saúde bucal. Neste momento entraram em cena a dentista Sarah e seu assistente, o Tigrão (um urso com dentadura). Em sua conversa com as crianças, a especialista falou sobre a necessidade da higienização bucal, os riscos da má escovação e ensinou a forma correta de manter os dentes sempre saudáveis. E no final desta palestra, foi feita a doação, por parte da equipe do Transcares, de 200 kits odontológicos (escova infantil, creme dental e fio dental) às crianças, e de 36 cestas básicas, oferecimento do Sest Senat.

 

Saúde bucal

“Cada ação social que realizamos é uma lição de vida. Achamos que estamos fazendo tanto bem ao próximo, mas o que recebemos em troca é muito maior e enche nosso coração de amor ao próximo. Ver a alegria das crianças ao receber o kit não tem preço…”, emociona-se a profissional da Recursos Humanos.

Responsabilidade social

Além do Educandário Alzira Bley, instituição de caridade fundada em 1940, que atende crianças e adolescentes de até 13 anos, de famílias empobrecidas da região, o projeto de Responsabilidade Social do Transcares contempla ações e parceria constante com o Lar Semente do Amor. Este acolhe cerca de 200 crianças, entre 3 e 16 anos, em risco social e pessoal, e vulnerabilidade social. Além das crianças que moram lá, a associação tem o grupo de convivência, ou seja, crianças e adolescentes que fazem atividades e se alimentam na instituição.