Flat Preloader Icon

Transcares oferece Almoço Executivo com reformas da Previdência e Tributária “no cardápio”

por | maio 17, 2019 | Eventos

Fonte:
Chapéu:

Dois dos assuntos mais comentados e discutidos do momento, as reformas da Previdência e Tributária, fizeram parte do “cardápio” do Almoço Executivo do Transcares deste mês de maio. O encontro dos transportadores foi realizado nesta quarta-feira, 15, no Salão de Eventos do sindicato, e o convidado especial do presidente Marcos Furtunato foi o secretário de Estado de Fazenda, Rogélio Pegoretti.

E Pegoretti acertou em cheio! Pois o tema da palestra – Reformas da Previdência e Tributária: A Visão dos Estados Brasileiros – lotou o salão. Estavam lá, dentre outros convidados, o presidente da Fetransportes, Jerson Picoli, o vice-presidente do Transcares, José Geraldo Valadão, e os diretores Fernando De Marchi,  Marco Zon e Roberto Fabiani, este também coordenador regional da Comjovem (Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC), o subsecretário de Logística, Transportes e Comércio Exterior da secretaria de Estado de Desenvolvimento, Adson Thiago, o secretário-geral do Setpes, Jaime De Angeli, o  contabilista Rider Pontes, diretor da Unicon, empresa parceira do sindicato, e o superintendente do Sincades, César Pinto.

Representantes das empresas mantenedoras também fizeram questão de marcar presença. Celem Garrocho, Fábio Scárdua e João Bosco da Silva, todos os ArcelorMittal, Roni Lino Ribeiro, da Onda Azul, Reinaldo Barreto, da Autotrac, e Victor Pontes, da GW Sistemas, foram ouvir o que Rogélio tinha a falar.

Diante do tema espinhoso, que envolve altas cifras, opiniões divergentes, impactos econômicos, sociais e políticos, e, portanto, bastante complexidade, o secretário apressou-se a deixar claro para o público de empresários e empreendedores: “Sou a favor das reformas, minha preocupação é a forma como elas serão conduzidas porque poderão gerar fortes impactos à realidade de municípios e estados”.

Falando especificamente da Reforma Tributária, Pegoretti destaca que ela está inserida num “ecossistema complexo” e justificou sua afirmação mostrando como os recursos arrecadados compõem os caixas de prefeituras e governos, e que cada um tem sua particularidade.“Uma das propostas da Reforma Tributária fala em unir tributos, mas nem todos os estados e municípios arrecadam de forma igual. Seria necessário, então, discutir primeiro sobre distribuição e impactos que a mudança pode gerar, porque essa reforma tem potencial para causar estrago”, avalia.

Sobre a Previdência, Pegoretti destaca que a reforma será capaz de frear o aumento das despesas previdenciárias e gerar um pouco mais de receita, uma vez que a alíquota vai subir de 11 para 14%. Ele, contudo, avalia que o “rombo” não será solucionado a curto prazo. “Vamos conseguir frear despesa, teremos nova alíquota, mas o problema que temos hoje se manterá por, pelo menos, mais 20 anos”.

Compete

Atendendo a um pedido do presidente Marcos Furtunato e do superintendente do Transcares, Mario Natali, e endossado por César Pinto, do Sincades, Rogélio Pegoretti está comprometido a tentar garantir o Compete para o segmento de transporte de cargas e logística. O prazo de fruição do Contrato de Competitividade para o TRC encerrou-se em dezembro de 2018. Segundo o secretário, a continuidade do Compete está esbarrando na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas ele garantiu estar estudando novas formas de possibilitar seu retorno por mais algum tempo.

Prato da Boa Lembrança

Como de costume, o final do Almoço Executivo é reservado à entrega dos Pratos da Boa Lembrança. Nesta edição, quem o recebeu, junto com o livro de 40 anos do Transcares, foram o próprio Rogélio, o subsecretário de Logística, Transportes e Comércio Exterior da secretaria de Estado de Desenvolvimento, Adson Thiago, e Victor Pontes, representante da GW Sistemas, uma das mais recentes mantenedores do sindicato.

 

Fernando De Marchi Rogélio Pegoritti e Marcos Furtunato 1