Flat Preloader Icon

Treinamento sobre Operador Econômico Autorizado realizado pela COMTRIN supera as expectativas

por | maio 4, 2018 | Internacional

Fonte:
Chapéu:
No último dia 27 de abril, a COMTRIN, da NTC&Logística, promoveu um treinamento sobre OEA – Operador Econômico Autorizado, com a analista tributária da Receita Federal, Elaine Cristina da Costa. 
 
O objetivo do treinamento foi esclarecer e orientar sobre o programa de OEA, com vistas ao transporte . Com a edição da IN n° 1.785/28, trouxe uma simplificação no processo de certificação dos intervenientes da cadeia logística. Assim, as empresas de transporte que operam no segmento de transporte rodoviário internacional de cargas e, também, no trânsito aduaneiro de classe nacional puderam dirimir suas dúvidas e obter as informações necessárias para dar andamento a sua Certificação. 
“A palestra foi muito elucidativa e houve grande participação do público presente. A NTC pretende fazer outras palestras para levar informação diferenciada a atualizada aos associados, criando um ambiente mais seguro para as empresas em relação às normas publicadas”, afirma Ademir Pozzani, coordenador da COMTRIN. 
 
Ademir lembra que nem sempre as empresas têm a oportunidade de discutir esse tipo de assunto com especialistas e garante que o evento foi um sucesso. “Gostaríamos de parabenizar a analista tributária da Receita Federal, Elaine Cristina da Costa, pela excelente exposição e a forma clara como foram abordadas as questões que certamente muito elucidaram as dúvidas dos presentes”, finaliza. 
 
No próximo dia 14/5, acontece, na sede da NTC, o Treinamento: Novo Processo de Exportação CCT/DAT/DUE, das 9h às 17h, com o objetivo de orientar e esclarecer sobre o Programa Portal Único de Comércio Exterior e a obrigatoriedade de utilização dos Módulos da Declaração Única de Exportação( DU-E), de Controle de Carga e trânsito (CCT) e do Documento de Acompanhamento de Trânsito (DTA). Para se inscrever, clique aqui