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CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.

Confira aqui a íntegra do documento

Começa hoje o Frotas Conectadas 2024

Começa hoje o Frotas Conectadas 2024

Confira a programação do maior evento de transporte, logística e tecnologia da América Latina

O evento Frotas Conectadas 2024 começa hoje, dia 21 de maio, em São Paulo. Serão dois dias de intensas discussões e debates, com a apresentação de muitos cases. Os maiores especialistas e executivos dos setores de logística, transporte e tecnologia se reunirão para discutir temas relevantes e inovadores que moldam o futuro das frotas comerciais.

Um dos destaques do evento é o painel “As Mulheres Líderes na Revolução da Mobilidade e das Frotas Conectadas”, que fornecerá uma plataforma para discutir o papel das mulheres na condução da inovação e no desenvolvimento de soluções para os desafios enfrentados pela indústria de transporte e logística. A piloto Bia Figueiredo trará sua perspectiva sobre como a tecnologia embarcada nos caminhões de corrida pode impulsionar avanços significativos na indústria de logística e transporte.

Rodrigo Pikussa, diretor-executivo da EVolution Mobility participará do painel “Os Desafios da Eletrificação e a sua viabilidade operacional e econômica”. Esta sessão abordará as questões fundamentais em torno da transição para veículos elétricos e destacará os insights valiosos que a empresa disponibiliza, incluindo sua experiência na implementação de projetos de veículos comerciais elétricos.

A LIGA VENTURES se une ao evento como apoiadora da Arena de Startups e apresentará o relatório “Startup Landscape: Logtechs”, uma ferramenta essencial que oferece insights relevantes sobre o panorama das startups no Brasil, identificando tendências emergentes, setores promissores e oportunidades de investimento.

Confira a programação completa: Frotas Conectadas – Programação

O Showcase de produtos e serviços apresentará soluções inovadoras trazidas por renomadas empresas do setor, incluindo Mercedes-Benz, Tegma, Intelbras, MWM, Eaton, Autotrac, entre outras.

Em um gesto de solidariedade, o evento também estará sediando um espaço para recepção de doações para os afetados pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Todas as doações serão transportadas pela ABC Cargas, patrocinadora do Frotas Conectadas.

Mercado de trabalho no transporte é destaque do panorama econômico atual do Brasil

Mercado de trabalho no transporte é destaque do panorama econômico atual do Brasil

Os detalhes estão no novo Boletim de Conjuntura Econômica publicado pela CNT, na sexta-feira (17), com informações importantes para o transportador em relação aos indicadores econômicos e seus impactos no setor

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) publicou, na sexta-feira (17), o Boletim de Conjuntura Econômica – Maio 2024. O informe técnico, já disponível para consulta, atualiza o transportador sobre os principais indicadores econômicos do Brasil e seus impactos para o setor. Entre os destaques dessa edição, está a evolução positiva do mercado de trabalho no setor transportador.

Em todo o Brasil, no mês de março, foram criados 244.315 empregos com carteira assinada. Só no transporte, foram geradas 21.011 ocupações formais, desempenho que segue superando o mesmo mês nos anos anteriores: 2023 (19.974) e 2022 (10.593).

Levando em conta o acumulado de janeiro a março de 2024, esse número no setor salta para 31.847, sendo que 22.561 dessas ocupações foram no transporte de cargas. Em março, o modal teve 17.617 postos de trabalho, volume bem maior que o mês anterior, 4.809.

O rodoviário de passageiros urbano (1.991) e em regime de fretamento (1.736) também se destacaram. A maior perda de postos no transporte, em março, foi observada para o metroferroviário de passageiros (-298).

Todos os saldos de emprego levam em consideração a diferença entre admissões e desligamentos. Os dados elaborados pela CNT levam em consideração a movimentação do emprego atualizada pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Inflação

Em abril, o nível geral de preços medido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) aumentou 0,38%, uma inflação maior do que a observada em março, de 0,16%.

A expectativa de mercado, reportada no Boletim Focus, do Banco Central, de 10/05/2024, é de 3,76% para o IPCA no fechamento de 2024, e de 9,75% para a taxa Selic.

No grupo de transporte, a inflação mensal foi de 0,14% em abril. O acumulado de 12 meses também diminuiu, de 3,70% para 3,27%. Já para o óleo diesel, o índice acumulado em 12 meses apontou aumento de 1,35% nos preços, primeiro registro positivo desde fevereiro de 2023 (12,62%).

Desoneração

A nova edição do Boletim de Conjuntura Econômica também destaca as implicações da suspensão, por parte do STF, da prorrogação da desoneração da folha de pagamentos de municípios e de diversos setores produtivos até 2027.

Em consulta às empresas de transporte rodoviário de cargas e urbano de passageiros, a CNT constatou que a reoneração da folha de pagamentos elevará significativamente o imposto devido pelas empresas de transporte. O impacto sobre a receita varia de 2% a 6%. Ou seja, atualmente, as empresas contribuem com 1,5% sobre a receita e passarão a contribuir com até 6% para fins previdenciários (seguridade social).

Confira o posicionamento da CNT.

CNT ingressa como amigo da corte para defender constitucionalidade da desoneração da folha

CNT ingressa como amigo da corte para defender constitucionalidade da desoneração da folha

Entidade entende que prorrogação do benefício está pacificada no Legislativo e pede revogação da liminar que suspendeu efeitos da Lei nº 14.784/2023

 A CNT (Confederação Nacional do Transporte) ingressou como amicus curiae (amigo da corte) na Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI 7633, de autoria do presidente da República. A ADI questiona a Lei nº 14.784/2023, que trata da desoneração da folha de pagamento para 17 segmentos econômicos, incluindo o setor de transporte. Por decisão do Congresso Nacional, o benefício havia sido prorrogado até 2027. Contudo, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar suspendendo a lei, gerando insegurança jurídica e econômica para as empresas que se valiam da legislação vigente. Como representação máxima do setor de transporte, a CNT é interessada legítima da causa e, na condição de amigo da corte, pede a revogação da medida cautelar concedida pelo ministro Zanin. Alternativamente, caso a revogação seja indeferida, pede que os efeitos da liminar não retroajam, de modo que os tributos somente possam ser exigidos depois de decorridos 90 dias da publicação da decisão que os instituiu. A CNT pede, ainda, que a ADI seja julgada improcedente, confirmando, assim, a constitucionalidade da Lei nº 14.784/2023.

Reunião extraordinária do Grupo de Trabalho do SGT-5 discute flexibilizações no transporte internacional

Reunião extraordinária do Grupo de Trabalho do SGT-5 discute flexibilizações no transporte internacional

As medidas serão adotadas em razão do estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul

Representantes do Grupo de Trabalho nº 5 de Transportes (SGT-5) do Mercosul se reuniram, nesta sexta-feira (17/5), em uma sessão extraordinária, para abordar os impactos e as flexibilizações necessárias no transporte internacional, em decorrência do desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul e já impacta outros estados e países fronteiriços.

O Brasil, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apresentou medidas recentemente adotadas, destacando a publicação da Portaria DG No 116, de 15 de maio de 2024, a qual estende a validade de habilitações e certificados de empresas sediadas no estado por 180 dias, para aqueles com vencimento até 31 de dezembro de 2024. Licenças originárias para transporte internacional de cargas e Certificados de Operador de Transporte Multimodal de Cargas emitidos para empresas no Rio Grande do Sul terão sua validade estendida, dispensando procedimentos adicionais perante a ANTT.

Além disso, requerimentos de Autorização de Viagem Ocasional, contendo doações destinadas ao estado do Rio Grande do Sul, serão processados com prioridade em relação a outras solicitações.

De acordo com o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc), José Aires Amaral, acredita-se que, referente à infraestrutura de transportes terrestres, a fase mais difícil ainda está por vir. “Estamos muito sensíveis à situação do Estado. A água ainda não baixou e só quando isso acontecer é que teremos a dimensão inicial dos prejuízos que teremos. Agora o que podemos fazer é mitigar eventuais dificuldades”, ponderou o superintendente.

O chefe da Assessoria de Relações Internacionais (Asint/ANTT), Daniel Castro, salientou que conta com o apoio dos países do Mercosul e que há outras necessidades que estão sendo levantadas e que deverão ser submetidas ao longo dos meses. Os países demonstraram apoio ao Brasil e se comprometeram em elaborar uma ata da reunião, na próxima semana, visando fornecer segurança jurídica para a adoção das normativas de transporte pelos países envolvidos.

Todas as medidas refletem os esforços conjuntos dos países membros do SGT-5 para mitigar os impactos adversos no transporte internacional, especialmente em situações de crise, como a que foi enfrentada durante a pandemia de COVID-19 e o desastre ambiental no RS.

Contran interrompe por 90 dias os prazos de processos e serviços ligados ao Sistema Nacional de Trânsito no Rio Grande do Sul

Contran interrompe por 90 dias os prazos de processos e serviços ligados ao Sistema Nacional de Trânsito no Rio Grande do Sul

A medida busca minimizar os impactos à população do estado em processos de habilitação, registro de veículos, infrações e penalidades registrados desde 19 de abril de 2024

O ministro dos Transportes, Renan Filho, como presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicará nesta segunda-feira (20) deliberação que interrompe por 90 dias os prazos de processos e serviços ligados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no Rio Grande do Sul. A decisão foi motivada pelo desastre ambiental que assola o estado, que paralisou os sistemas do Departamento de Trânsito (Detran/RS) e provocou diversos bloqueios que impossibilitam a população de circular livremente pelo espaço público.

“Com todos os desafios que os moradores do estado enfrentam por causa das fortes chuvas, consideramos por bem interromper certos prazos para que as pessoas tenham tempo para tratar de assuntos mais urgentes no momento”, argumentou o ministro Renan Filho.

Por tais razões, e de modo a minimizar os impactos aos habitantes do Rio Grande do Sul, a deliberação estabeleceu a ampliação ou interrupção dos seguintes prazos:

expedição de notificação de autuação;

apresentação da defesa prévia;

identificação do condutor infrator;

interposição de recurso de multa;

defesa prévia e interposição de recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação;

renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) e da Permissão para Dirigir (PPD);

prazo de validade das CNH, ACC e PPD;

prazo para registro e licenciamento de veículos novos;

prazo para ser feita a transferência de veículo usado comprado;

prazo para fazer o exame toxicológico.

Todos que estiverem com prazos vencidos desde 19 de abril serão alcançados pela deliberação, de modo que os condutores que não conseguiram regularizar sua situação perante o Detran/RS poderão fazê-lo quando os prazos forem retomados.

Importante destacar que, para fins de fiscalização, os veículos registrados no estado do Rio Grande do Sul serão considerados licenciados e autorizada a sua circulação enquanto durarem os efeitos desta deliberação, e que as medidas adotadas produzem efeito em âmbito nacional, devendo ser observadas por todos os órgãos integrantes do SNT. O restabelecimento dos prazos se dará com o término do prazo de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.  O cronograma com os novos prazos será determinado pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS), que o enviará ao Contran para deixar claro aos condutores

Boletim de Recuperação de Rodovias Federais

Boletim de Recuperação de Rodovias Federais

O Ministério dos Transportes busca restabelecer o fluxo viário e assegurar o abastecimento das regiões atingidas no estado

Confira os dados de monitoramento das rodovias federais consolidados nesta sexta-feira (17/05) entre Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria Nacional de Transporte (SNTR) e concessionária sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

INTERDIÇÃO TOTAL: 40 trechos em 6 rodovias federais

BR-116, nos trechos

• km 108; km 111; km 161; km 162; km 170; km 174; km 175; km 181; km 246; km 256; km 259; km 270 e km 166,8

BR-287, no trecho

• km 312

BR-290, nos trechos

• km 83; km 86; km 92; km 94; km 96; km 97; km 98; km 115 e km 113

BR-386, nos trechos

• km 288; km 296; km 297; km 302; km 308; km 349; km 425 e km 440

BR-448, nos trechos

• km 10 e km 10,1

BR-470, nos trechos

• km 178; km 192; km 188 ao km 190; e km 194 ao km 201

INTERDIÇÃO PARCIAL: 9 trechos em 6 rodovias federais

BR-116, nos trechos

• km 232 e km 128,6

BR-153, no trecho

• km 412

BR-290, no trecho

• km 92

BR-386, nos trechos

• km 350; km 372 e km 361

BR-448, no trecho

• km 22

BR-470, no trecho

• km 262

Já foram liberados 82 trechos em 11 rodovias federais que cortam o Rio Grande do Sul. Neste momento, 20 trechos estão em obras ou com serviços para liberação das pistas. Cinco segmentos estão liberados somente para veículos de emergência.

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Abril/24

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Abril/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Lotação | Abril/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Abril/24

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Líquida | Abril/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Abril/24

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Frigorificada | Abril/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Abril/24

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Contêiner | Abril/24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Abril/24

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Granéis Sólidos Com Equipamento Silo – Abril|24

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Planilhas Referenciais de Custos NTC – Carga Fracionada | Abril/24

Planilhas Referenciais de Custos NTC – Transporte Internacional de Cargas – Abril|24

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Planilha Referencial de Custos do Transporte de Máquinas e Equipamentos – Abril/24

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Planilha de Custos do Transporte Rodoviário de Grãos – Abril|24

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Simulador Combustível – DIESEL | MAio/24

Simulador Combustível – DIESEL | MAio/24

O período indicado representa a semana de referência do dado pesquisado e disponibilizado pela ANP, respeitando o critério histórico de divulgação e a metodologia da pesquisa.

Entre 30/7/2017 e 30/12/2017, os 459 municípios pesquisados foram distribuídos da seguinte forma: as 26 capitais e o Distrito Federal pesquisados semanalmente e outros 432 municípios pesquisados quinzenalmente, alternando-se a cada semana um determinado grupo (Grupo A com as 27 capitais mais 215 municípios e Grupo B com as 27 capitais e outros 217 municípios).

Para mais informações, acesse http://www.anp.gov.br/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/levantamento-de-precos.

Arquivo na íntegra, abaixo:

A segunda edição de 2024 do CONET&Intersindical será realizada em nova localidade

A segunda edição de 2024 do CONET&Intersindical será realizada em nova localidade

A NTC&Logística comunica que, por motivo de força maior, ante a recente catástrofe que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul, a segunda edição de 2024 do Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical), que seria realizada em Bento Gonçalves (RS), nos dias 1 e 2 de agosto de 2024, terá de ser cancelada.

Em breve, será informado o novo local onde o evento será realizado.

Importante registrar que, até a última quinta-feira (16/05), todos os esforços da NTC&Logística se deram no sentido de manter a programação do CONET&Intersindical em Bento Gonçalves, como forma de nos solidarizarmos e contribuirmos com a recuperação econômica do Estado do Rio Grande do Sul.

Entretanto, as condições atuais e os desafios em termos de infraestrutura, que emergiram como consequência da calamidade ocorrida, lamentavelmente, nos forçaram à decisão de cancelar o evento naquela cidade.

Essa decisão foi tomada após cuidadosa deliberação e em comum acordo com as entidades anfitriãs.

Reconhecemos que, neste momento, as prioridades devem ser o auxílio e a reconstrução das áreas afetadas, e ratificamos nosso compromisso de, tão logo possível, voltarmos a realizar o CONET&Intersindical em Terras Gaúchas.

Agradecemos a compreensão e o apoio de nossos associados e parceiros neste difícil momento.

Com fraterno abraço,

Eduardo Rebuzzi

Presidente da NTC&Logística

*Comunicado divulgado originalmente na última sexta-feira (17/05)

A segunda edição de 2024 do CONET&Intersindical será realizada em nova localidade

Congresso pede ao STF suspensão de liminar que derrubou desoneração da folha, e diz que votará tema em até 2 meses

Medida referenda posição da AGU, que já havia pedido suspensão da decisão do ministro Cristiano Zanin sobre a questão. Governo e parlamentares chegaram a acordo para reoneração gradual.

O Congresso Nacional afirmou, em manifestação encaminhada na última sexta-feira (17) ao Supremo Tribunal Federal (STF), que concorda com a suspensão da ação que pede a derrubada da lei que desonera a folha de pagamento de empresas e municípios.

No documento, o Congresso diz aceitar o pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) para suspender, por 60 dias, os efeitos de uma liminar do ministro Cristiano Zanin, que invalidou trechos da lei da desoneração.

A AGU pediu a suspensão da liminar depois de o governo federal e o Legislativo sinalizarem um acordo para uma retomada gradual – já a partir de 2025 – das alíquotas sobre a contribuição previdenciária das empresas.

Na ocasião, a AGU não pediu a suspensão dos efeitos da liminar de Zanin sobre a desoneração de municípios, apenas para as empresas dos 17 setores mais intensivos em mão de obra do país. No entanto, também foi anunciado um acordo quanto à questão para as prefeituras.

Nesta sexta, depois de ser notificado por Zanin para se manifestar sobre o pedido da AGU, o Congresso defendeu que a suspensão por 60 dias também seja válida para o trecho que trata da medida com relação às prefeituras.

Deliberação no Legislativo

Segundo o Congresso, a suspensão da liminar é necessária para que seja “discutido e deliberado” pelas Casas um projeto de lei nos termos do acordo firmado entre o governo e os congressistas.

O texto já foi apresentado pelo senador Efraim Filho (União-PB) e será relatado pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). A proposta poderá ser votada já na próxima semana, contemplando tanto a desoneração dos 17 setores intensivos em mão de obra quanto dos municípios.

“O projeto de lei resulta de um diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo na busca das soluções mais adequadas para a preservação do equilíbrio orçamentário e fiscal, e também para o restabelecimento progressivo da oneração dos 17 setores da economia, alinhado com segurança jurídica e um planejamento tributário e fiscal das empresas afetadas”, diz o Congresso.

“Esse mesmo propósito – equilíbrio orçamentário e fiscal, de um lado, e segurança jurídica e planejamento, de outro – estende-se aos municípios beneficiários da redução da alíquota de contribuição sobre a folha de pagamento, de 20% para 8%, notadamente pela situação de endividamento dos municípios brasileiros”, continua.

No último dia 9, o governo e o Congresso anunciaram um acordo – junto aos 17 setores atingidos pela desoneração – para manter a medida válida em 2024.

A lei da desoneração permite que esses setores intensivos em mão de obra substituam a alíquota previdenciária de 20% sobre os salários por uma alíquota de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.

No acordo firmado pelo governo, as empresas voltarão a pagar a contribuição previdenciária em 2025, com uma alíquota prevista de 5% sobre a folha de pagamento. Até 2028, o percentual aumentará gradualmente até alcançar 20%.

Em reunião nesta quinta (16) com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que a desoneração da folha de salários dos municípios também será mantida neste ano.

A lei atual atinge municípios que têm até 156 mil habitantes, com uma redução da alíquota da contribuição previdenciária, de 20% para 8%.

Segundo Pacheco, até o fim deste ano, as prefeituras seguirão com o pagamento da alíquota atual de 8%. A partir de 2025, começará uma retomada gradual. Os percentuais ainda não foram definidos.

A medida deverá constar do parecer de Jaques Wagner sobre o projeto apresentado por Efraim na última semana.

Confira aqui o documento

CNT debate reflexos da inconstitucionalidade de artigos da Lei do Motorista para o país no InfraJur 2024

CNT debate reflexos da inconstitucionalidade de artigos da Lei do Motorista para o país no InfraJur 2024

O representante da CNT, Frederico Toledo, fez um resgate histórico da trajetória da Lei nº 13.103/2015 e apresentou impactos operacionais, financeiros e sociais da decisão do STF

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou do evento InfraJur 2024 – Encontro de Direito de Logística, Infraestrutura e Transporte, realizado dentro da programação do Centro-Oeste Export, nos dias 16 e 17 de maio em Goiânia/GO. Representada pelo gerente de Relações Trabalhistas, Frederico Toledo, a Confederação teve a oportunidade de esclarecer pontos sobre a ADI 5322, que trata da Lei do Motorista (Lei nº 13.103/2015), e apresentar o posicionamento do setor transportador.

No painel “Entraves para o desenvolvimento dos transportes ferroviário e hidroviário no Centro-Oeste”, o gerente da CNT explicou para os presentes o atual estágio da temática. Após decisão do STF, quatro pautas foram consideradas inconstitucionais: o tempo de espera em serviço; o fracionamento de descanso interjornada de 11 horas; a dupla de motoristas em descanso com o veículo em movimento e a exigência de descanso semanal onde quer que esteja.

“A primeira observação que faço é que, dos quatro pontos julgados inconstitucionais, apenas o fracionamento do intervalo interjornada foi inovação da lei de 2015. Os outros 3 itens já estavam na Lei nº 12.619/2012. A dúvida sem resposta é: se os trabalhadores queriam a lei de 2012 deveria ter sido questionado dispositivos que já estavam nela?”, indagou Frederico Toledo ao público.

O gerente enumerou alguns impactos operacionais, financeiros e sociais relevantes para o país. Do ponto de vista operacional, o tempo nas viagens de longa distância foi ampliado. Já no financeiro, houve o aumento do custo operacional, queda no faturamento e redução da produtividade. No aspecto social, o empregado passou a ser obrigado a descansar longe da família, com prejuízo para convivência junto aos entes queridos.

A CNT atuou para apresentar argumentos que subsidiassem os magistrados do STF sobre a importância da Lei 13.103/2015. Na ADI, por exemplo, a Confederação entrou como amicus curiae para defender o setor transportador, inclusive com a apresentação de embargos de declaração.

“No início do mês que vem, saberemos o resultado definitivo deste processo, visto que, na semana passada, foi marcado o julgamento virtual, previsto para ocorrer entre 25 de maio a 4 de junho”, concluiu.

Outras pautas do InfraJur

Além deste assunto, também foram abordados tópicos sobre o não pagamento de adicional de periculosidade para aqueles que dirigem veículos com tanque com mais de 200 litros. Com atuação da CNT, o Congresso chegou a aprovar o tema e derrubou um veto presidencial que obrigava as empresas a arcarem com custos extras.

Frederico e outros debatedores também responderam a dúvidas sobre a ausência de regulação no setor da infraestrutura ferroviária e aquaviária. Ambos os setores carecem de normas mais claras e de investimentos para expansão das operações.

O InfraJur ocorreu na tarde do dia 16, como parte da programação do Centro-Oeste Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes. Além de Frederico Toledo, o ex-diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, e a assessora jurídica da FENATAC (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas e Logística), Gabriela Lustosa, também foram debatedores.

O evento teve transmissão ao vivo pela TV BE News e pode ser assistido clicando aqui.

SEST SENAT inaugura nova unidade em Araguaína (TO) com serviços de saúde, qualidade de vida e qualificação profissional

SEST SENAT inaugura nova unidade em Araguaína (TO) com serviços de saúde, qualidade de vida e qualificação profissional

O novo espaço oferece cursos e atendimentos em odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia para os trabalhadores do setor de transporte e a população em geral

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) inaugurou, na última quinta-feira (16/5), em Araguaína (TO), a sua mais nova Unidade Operacional, que já está pronta para atender os trabalhadores do transporte que atuam no município e na região, além da população em geral.

Com atendimento gratuito para os profissionais dos modais , ferroviário, aéreo e aquaviário, o novo SEST SENAT de Araguaína oferta serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Além disso, disponibiliza cursos presenciais sobre vários temas, como transporte, logística e gestão. Treinamentos a distância em 11 áreas do conhecimento também estão disponíveis na plataforma EaD da Instituição.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de empresários e diversas autoridades. É o caso do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, que destacou os mais de 30 anos de experiência do SEST SENAT na oferta de soluções integradas de saúde, qualidade de vida e desenvolvimento profissional. “O foco do SEST SENAT é atender os trabalhadores dos transportes, mas estamos de portas abertas, também, para os seus familiares e para a comunidade. Isso porque o nosso objetivo vai além de contribuir para o aumento da produtividade, competitividade e perenidade das transportadores. Queremos qualificar profissionais para atuarem no setor”, disse.

Uma das estratégias para o alcance desse objetivo é o uso de tecnologias de ponta usadas para potencializar o aprendizado. Esse é o caso do simulador de direção, que possibilita reproduzir a experiência de direção em vários tipos de ônibus e de caminhões, e permite ao aluno vivenciar diversas situações típicas do trânsito, como condições meteorológicas adversas, tráfego intenso e perigo na via.

“O treinamento no simulador possibilita aos motoristas profissionais aprenderem a conduzir os veículos com mais segurança e economia de combustível. Isso contribui para a redução do número de acidentes e, também, para a menor emissão de gases poluentes. Ganham, assim, os empresários e a sociedade”, afirmou Vander Costa.

Já o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no Centro-Oeste, Paulo Afonso Rodrigues da Silva Lustosa, enalteceu “a decisão acertada em relação à escolha do município para sediar uma Unidade Operacional. “Araguaína é conhecida como a capital econômica do Tocantins por ter um papel estratégico para o crescimento do estado. Portanto, estamos no caminho certo. O Brasil tem solução, que passa necessariamente pela qualificação de sua mão de obra e pela educação”, afirmou.

O prefeito do município, Wagner Rodrigues Barros, concorda com Paulo Lustosa. “Araguaína só tem a ganhar com a instalação do SEST SENAT. Serão beneficiados, também, os caminhoneiros que percorrem o país inteiro e necessitam de cuidados na parte nutricional e na parte psicológica, porque passar o dia inteiro dentro de um caminhão por mais de 30 dias, 40 dias, o ano inteiro, não é brincadeira”, disse.

“De fato, a Unidade vai trazer muitos avanços para a comunidade de transporte, especialmente na parte de qualificação técnica. Quando a gente olha para o estado de Tocantins, nada melhor do que Araguaína, uma cidade totalmente estratégica, que está às margens de uma das rodovias mais importantes (a BR-153), que corta o Brasil de norte a sul”, avaliou o empresário Paulo Roberto Sobrinho Kothe, diretor de Logística do Grupo Kothe.

Na cerimônia de inauguração, ele representou o tio Paulo Roberto Kothe (falecido em 1994), que deu o seu nome ao SEST SENAT de Araguaína (TO). O homenageado inspirou os irmãos Kothe na fundação do grupo Trans Kothe Transportes Rodoviários, que teve origem no município araguainense. “Esse é um momento muito importante para a nossa família”, finalizou.

Estrutura

A mais nova e moderna estrutura do SEST SENAT em Araguaína (TO) está localizada em um espaço de 345.93 m², localizado na avenida Bernardo Sayão, nº 566, no bairro Setor Oeste. No local, onde foram investidos quase R$ 2,4 milhões, as pessoas vão contar com uma estrutura moderna e eficiente para a oferta de serviços no padrão de excelência do SEST SENAT, que conta com o diferencial do atendimento humanizado.

O espaço conta com uma sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos, e duas salas de aula, com capacidade para 25 alunos cada. Já na área de saúde e qualidade de vida, quatro consultórios estão equipados para fornecer atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia.

SEST SENAT

O estado de Tocantins conta com duas estruturas do SEST SENAT: uma em Araguaína e outra em Palmas. No Brasil, a entidade totaliza 168 Unidades Operacionais localizadas nas cinco regiões do país. Todas elas atuam na formação e qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, com metodologias atraentes e conteúdo que atendem às demandas do mercado. A entidade é reconhecida nacionalmente por preparar profissionais para a execução de atividades com eficiência, reflexão crítica e segurança, além de torná-los aptos a operarem novas tecnologias. As capacitações permitem o enfrentamento de todos os desafios da atividade transportadora em qualquer segmento.

A inauguração da Unidade de Araguaína integra o Plano de Expansão e Melhoria da Rede Física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação da infraestrutura das Unidades permite à entidade oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

Fazenda aumenta para 2,5% estimativa de crescimento do PIB em 2024

Fazenda aumenta para 2,5% estimativa de crescimento do PIB em 2024

Estimativa oficial de inflação subiu de 3,5% para 3,7%

A Secretaria de Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda aumentou, de 2,2% para 2,5%, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas) em 2024. As previsões estão no Boletim Macrofiscal, divulgado nesta quinta-feira (16).

Em relação à inflação, o documento elevou, de 3,5% para 3,7%, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano. O resultado está dentro da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%. Para 2025, a estimativa avançou de 3,1% para 3,2%.

Segundo a SPE, contribuíram para o crescimento das estimativas para o PIB o avanço robusto das vendas no varejo e dos serviços prestados às famílias, o aumento na criação líquida de postos de trabalho e a expansão das concessões de crédito. De acordo com o órgão, os sinais de recuperação do investimento, baseados na expansão da construção civil e no crescimento das importações de bens de capitais (bens usados na produção), também ajudaram a elevar a projeção.

Outro fator que contribuiu para a elevação das estimativas do PIB são as exportações. Segundo a SPE, a recente alta do dólar contribui para melhorar as vendas externas em 2024.

Setores

Em relação aos setores da economia, a SPE considera que a expansão projetada para serviços no ano mais que compensou as revisões para baixo nas estimativas de crescimento da agropecuária e da indústria. Para a agropecuária, a estimativa passou de queda de 1,3% para queda de 1,4%, refletindo principalmente a redução nos prognósticos para a safra de soja e de milho em 2024.

Em contrapartida, a projeção de crescimento para a indústria em 2024 passou de 2,5% para 2,4%. A revisão para baixo decorre de dados mais fracos observados no primeiro trimestre para indústria extrativa e para a produção de bens de capital. Em contrapartida, a projeção de crescimento dos serviços em 2024 subiu de 2,4% para 2,7%.

Rio Grande do Sul

A SPE ressaltou que as estimativas para o PIB não consideram os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul na atividade econômica. Segundo o órgão, a magnitude do impacto depende da ocorrência de novos eventos climáticos, de transbordamentos desses impactos para estados próximos e do efeito de programas de auxílio fiscal e de crédito nas cidades atingidas pelas chuvas.

Com peso de cerca de 6,5% do PIB brasileiro, o Rio Grande do Sul deverá registrar perdas principalmente no segundo trimestre, parcialmente compensadas nos trimestres seguintes. Atividades ligadas à agropecuária e à indústria de transformação deverão ser as mais afetadas a nível nacional, por serem mais representativas no PIB do estado que no PIB brasileiro.

Alimentos

Em relação à inflação, a SPE destacou que a alta na estimativa para o IPCA decorre tanto da alta do dólar sobre os preços livres como dos impactos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul na oferta de alimentos in natura, arroz, carnes e aves. Segundo o boletim, o preço desses alimentos deve subir mais intensamente nos próximos dois meses, mas parte relevante desse aumento deve ser devolvida nos meses seguintes, com a normalização da oferta.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para estabelecer o valor do salário mínimo e corrigir aposentadorias, deverá encerrar este ano com variação de 3,5%, um pouco mais alto que os 3,25% divulgados no boletim anterior, em março. A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que inclui o setor atacadista, o custo da construção civil e o consumidor final, foi mantida em 3,5% este ano.

Os números do Boletim Macrofiscal são usados no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, que será divulgado no próximo dia 22. Publicado a cada dois meses, o relatório traz previsões para a execução do Orçamento com base no desempenho das receitas e da previsão de gastos do governo, com o PIB e a inflação entrando em alguns cálculos. Com base no cumprimento da meta de déficit primário e do limite de gastos do novo arcabouço fiscal, o governo bloqueia alguns gastos não obrigatórios.

A segunda edição de 2024 do CONET&Intersindical será realizada em nova localidade

A segunda edição de 2024 do CONET&Intersindical será realizada em nova localidade

A NTC&Logística comunica que, por motivo de força maior, ante a recente catástrofe que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul, a segunda edição de 2024 do Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical), que seria realizada em Bento Gonçalves (RS), nos dias 1 e 2 de agosto de 2024, terá de ser cancelada.

Em breve, será informado o novo local onde o evento será realizado.

Importante registrar que, até a última quinta-feira (16/05), todos os esforços da NTC&Logística se deram no sentido de manter a programação do CONET&Intersindical em Bento Gonçalves, como forma de nos solidarizarmos e contribuirmos com a recuperação econômica do Estado do Rio Grande do Sul.

Entretanto, as condições atuais e os desafios em termos de infraestrutura, que emergiram como consequência da calamidade ocorrida, lamentavelmente, nos forçaram à decisão de cancelar o evento naquela cidade.

Essa decisão foi tomada após cuidadosa deliberação e em comum acordo com as entidades anfitriãs.

Reconhecemos que, neste momento, as prioridades devem ser o auxílio e a reconstrução das áreas afetadas, e ratificamos nosso compromisso de, tão logo possível, voltarmos a realizar o CONET&Intersindical em Terras Gaúchas.

Agradecemos a compreensão e o apoio de nossos associados e parceiros neste difícil momento.

Com fraterno abraço,

Eduardo Rebuzzi

Presidente da NTC&Logística

Presidente da NTC&Logística visita Sambaíba Transportes Urbanos em Guarulhos

Presidente da NTC&Logística visita Sambaíba Transportes Urbanos em Guarulhos

Na última quarta-feira (15), o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, realizou uma visita à Sambaíba Transportes Urbanos, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. A visita, organizada a convite do diretor da empresa, Marcos Araújo, teve como objetivo o fortalecimento das relações institucionais e a apresentação, em detalhe, das operações da companhia.

Um dos focos principais foi conhecer as iniciativas de sustentabilidade da Sambaíba, especialmente quanto à adição de biodiesel ao diesel em sua frota, tema explanado por Marcos Araújo durante a primeira edição de 2024 do CONET&Intersindical, realizada em fevereiro. E esse tema é pertinente também para o transporte de cargas, dado o impacto negativo daquela mistura na frota de caminhões, quando o contexto é justamente de busca por alternativas mais ecológicas e sustentáveis. A CNT – Confederação Nacional do Transporte e a NTC&Logística, e demais entidades, mantêm o estudo do assunto em pauta permanente.

A Sambaíba, reconhecida por seu porte significativo e constante investimento em infraestrutura, tem compromisso contínuo com a qualidade e inovação. Desde 24 de novembro de 2006, a empresa é certificada na ISO 9001, refletindo seu alto padrão nos serviços prestados e na gestão de seus mais de 6.000 colaboradores. As diversas certificações e reconhecimentos ao longo dos anos apenas reforçam seu papel de liderança no setor.

O presidente Rebuzzi expressou grande satisfação com a visita, comentando: “Ficamos muito felizes com o convite da visita à Sambaíba, que foi da maior importância, pois a empresa é maravilhosa. Tivemos uma experiência incrível com o nível do trabalho realizado, realmente um modelo a ser seguido. Temos buscado dialogar com todos os nossos parceiros institucionais para, juntos, buscarmos soluções e exemplos de boas práticas para o setor”. A visita também contou com a presença de outros membros da equipe da NTC&Logística, como a assessora executiva da Presidência, Elisete Balarini; a gerente Jurídica, Gil Menezes; o assessor técnico, Lauro Valdívia, e o assessor de Comunicação e Imprensa, Rodrigo Bernardino.

SEST SENAT oferece atendimento psicológico a pessoas afetadas pelas enchentes no Sul

SEST SENAT oferece atendimento psicológico a pessoas afetadas pelas enchentes no Sul

O serviço é gratuito e pode ser agendado via central telefônica. Consultas são presenciais ou por videochamada.

O SEST SENAT colocou à disposição das pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul um serviço de atendimento psicológico gratuito. As consultas podem ser agendadas por telefone.

Os profissionais responsáveis pertencem ao quadro nacional da entidade e realizam o atendimento por videochamada ou presencialmente, em uma das Unidades Operacionais do SEST SENAT no país.

Durante a consulta, são avaliados fatores como: alteração no sono, alteração de humor e presença de comportamento de risco. Além de receber suporte emocional, o paciente é orientado a identificar fatores protetivos, como sua rede de apoio.

Setor mobilizado

O Sistema Transporte colocou-se ao lado da população afetada, seja atuando institucionalmente, com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) à frente das articulações, seja por meio do SEST SENAT, que disponibiliza sua rede e seus serviços. As Unidades Operacionais do SEST SENAT, por exemplo, funcionam como abrigo e centro logístico de doações no estado.

SERVIÇO

Central de Atendimento Psicológico do SEST SENAT

Entre em contato pelo número: (54) 3217-3444

Assessoria de Imprensa do SEST SENAT

imprensa@sestsenat.org.br / (61) 99686-1427