NTC&Logística participa de reunião no Palácio do Itamaraty para discutir o transporte rodoviário internacional de cargas

por | nov 28, 2023 | Internacional, Notícias

Fonte: NTC&Logística
NTC&Logística
Chapéu: Reunião

Aconteceu ontem (27), em Brasília, uma reunião no Palácio do Itamaraty para discutir assuntos ligados ao transporte rodoviário internacional de cargas que vem preocupando os transportadores do Brasil.

Na ocasião, a área internacional da entidade foi representada pela assessora legislativa, Edmara Claudino que participou do encontro com representantes de entidades internacionais para tratar da Renovação da Ponte São Borja e Sistema de importações da República Argentina e pagamentos de serviços no exterior (SIRASE) – devido a retenção do de pagamento dos fretes para empresas brasileiras, o que já está em torno de 10 Bilhões de dólares.

De acordo com o vice-presidente de transporte internacional da NTC&Logística, Danilo Guedes, “o Banco Central da Argentina (BCRA) implementou uma série de medidas para tentar conter a inflação no país, incluindo a postergação para até 150 dias dos pagamentos de serviços de fretes. Essa medida, que inicialmente previa um prazo de 90 dias, impactou diretamente as transportadoras brasileiras, que passaram a ter que aguardar até três vezes mais para receber o valor de suas operações. Essa situação tem causado sérios prejuízos às transportadoras brasileiras, que estão enfrentando dificuldades para honrar seus compromissos financeiros e manter suas operações. Além disso, a medida também tem impactado negativamente o comércio entre Brasil e Argentina, que já vem enfrentando desafios nos últimos anos”.

O vice-presidente ainda ressalta, “É urgente o apoio de entidades e do governo brasileiro para resolução desse conflito, para que as transportadoras continuem desenvolvendo suas atividades em prol do desenvolvimento econômico do Brasil e da Argentina”.

Estavam presentes no encontro Filipe Sobreira Lopes, chefe da divisão de assuntos comerciais e econômicos do Mercosul no Itamaraty, Carlos Cuenca, chefe da divisão Argentina, Chile, Uruguai no Itamaraty, Eduardo Bonotto prefeito de São Borja e Gladys Vinci – ABTI (Associação Brasileira de Transporte Internacional).