Após testes, a autarquia confirma que a Obra de Arte Especial deve ser demolida; nova ponte será construída. Tráfego segue bloqueado totalmente.
Após a realização de inspeção e ensaios para avaliar a estrutura da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no Km 661+720 da Rodovia BR-101/BA, em Itapebi (BA), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), condenou a Obra de Arte Especial (OAE).
Diante disso, será construída uma nova Obra de Arte Especial (OAE), que deverá garantir a segurança e a mobilidade de usuários e moradores da região. O tráfego segue interditado para pedestres e todo tipo de veículo.
De acordo com os testes, tornou-se inviável realizar serviços de reabilitação da ponte, conforme foi previsto inicialmente. Nesse sentido, a autarquia irá contratar emergencialmente uma empresa para a elaborar os projetos básico e executivo de engenharia, e posteriormente, fazer a obra.
Segundo o DNIT, essa medida é uma solução estrutural confiável e duradoura, e em conformidade com as diretrizes da autarquia, bem como com as normas técnicas brasileiras vigentes. A previsão para conclusão de uma nova ponte é de 10 meses a um ano.

COMPROMETIDA: Ensaios e testes mostraram que a estrutura da ponte sobre o Rio Jequitinhonha está comprometida. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Travessia por balsa
De acordo com o DNIT, no momento, estão sendo realizados estudos técnicos necessários à viabilidade de oferecer uma balsa na região para o transporte de veículos leves. Até então, o tráfego de pedestres e de veículos de qualquer porte, continua interrompido na ponte.
Sobre o desvio, o DNIT contratou a manutenção, e os serviços já estão sendo realizados. Até que isso seja finalizado, os usuários têm a opção de rotas alternativas, conforme mostra a imagem abaixo:

OPÇÃO DE TRÁFEGO: Ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR-101/BA está condenada, diz DNIT. Foto: Divulgação/DNIT


