Encontro realizado na sede da CNT em Brasília abordou o avanço do sistema TIR no Brasil, a capacitação de motoristas, a descarbonização dos transportes e o fortalecimento da presença internacional do país no setor logístico
Na quinta-feira (26), o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, recebeu em seu gabinete, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, representantes da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) e da União Internacional do Transporte Rodoviário (IRU), para uma reunião que teve como foco o fortalecimento de parcerias institucionais e a ampliação da presença internacional do setor logístico brasileiro.
Participaram do encontro o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; o vice-presidente extraordinário de Relações Internacionais da NTC&Logística, Danilo Guedes; Vincent Erard, diretor sênior de Estratégia e Desenvolvimento da IRU; Ana Taliberti, assessora jurídica sênior de TIR da IRU; Valter Luís de Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT, e Thiago Luiz Ticchetti, assessor internacional da CNT.
Foi ponto focal, na reunião, o apoio do Sistema Transporte ao avanço e à implementação do sistema TIR no Brasil, considerado um passo essencial para facilitar a integração logística e fortalecer as operações de transporte internacional. Outra abordagem relevante se deu com a retomada das conversas com o SEST SENAT sobre a qualificação de motoristas, com ênfase no projeto IRU Examiner, que busca estabelecer padrões internacionais de formação e certificação.
Outro destaque foi a pauta da sustentabilidade, com a apresentação do desempenho da CNT na liderança da “Coalizão pela Descarbonização dos Transportes”, que reúne mais de 50 entidades, empresas e instituições acadêmicas, propondo 90 ações integradas para reduzir em até 70% as emissões de gases de efeito estufa no setor até 2050. Também foi versada a possibilidade de transformar o Corredor Bioceânico em um corredor verde, com apoio técnico e institucional da IRU.
Os participantes discutiram ainda o envolvimento da IRU nas próximas edições da COP, a construção de soluções para a escassez de motoristas e a definição de uma agenda de trabalho conjunta. Entre os próximos passos, ficou estabelecida a elaboração de um roteiro estratégico, que incluirá a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) abrangente e a definição de pontos de contato para o acompanhamento dos projetos.
O presidente Eduardo Rebuzzi ressaltou ter sido “de suma importância vermos ratificados, nessa reunião, o estreitamento e a convergência de ideias entre o Sistema Transporte, a NTC&Logística e a IRU. Tivemos a oportunidade de apresentar o avanço do TIR e discutir como a sua implementação pode impactar positivamente o transporte brasileiro, especialmente nas operações com os países com os quais o Brasil mantém acordos comerciais. Além disso, reforçamos o compromisso de construir soluções com visão global, fortalecendo as parcerias institucionais e buscando o apoio necessário para que essas iniciativas avancem”.
O encontro reafirma o compromisso das entidades envolvidas em promover o desenvolvimento sustentável da logística nacional, ampliar a representatividade internacional do setor e impulsionar a competitividade das empresas que atuam no transporte de cargas.


